Questões de Concurso Sobre condicionamento infantil em odontologia

Foram encontradas 65 questões

Q3155964 Odontologia
Situação-Problema:
Uma criança de 8 anos com histórico de múltiplas cáries, ansiedade grave e recusa em colaborar durante procedimentos odontológicos, foi encaminhada para atendimento especializado. Qual abordagem clínica seria mais eficaz e segura para realizar os tratamentos necessários?
Alternativas
Q3143406 Odontologia
Qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre o desenvolvimento infantil e sua relação com a odontopediatria?
Alternativas
Q3143403 Odontologia
A colaboração com profissionais de outras áreas da saúde é importante para o Cirurgião Dentista/Odontopediatra porque:
Alternativas
Q3143401 Odontologia
Qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre o bruxismo em odontopediatria?
Alternativas
Q3143400 Odontologia
São consideradas técnicas de controle de comportamento em Odontopediatria, exceto:
Alternativas
Q3143392 Odontologia
Durante o atendimento odontopediátrico, a comunicação eficaz com a criança e o responsável é fundamental para:
Alternativas
Q3080658 Odontologia

Diferentes autores que estudam o comportamento da criança no consultório têm procurado criar classificações para ordenar o conhecimento de suas atitudes, visando a compreendê-las melhor e facilitar o relacionamento entre paciente e odontopediatra. Assim, as classificações são muito úteis pois, embora partam de padrões, pode-se, conhecendo os tipos básicos, compreender melhor as crianças que se atende na rotina do trabalho. 

Então pode-se dizer que um paciente é definitivamente positivo quando existe

Alternativas
Q3014905 Odontologia
O hábito da escovação dentária para crianças deve ser introduzido de uma maneira fácil e divertida, que permita criar momentos lúdicos e dessa forma permita uma melhor fixação do aprendizado. A técnica mais indicada para este caso seria: 
Alternativas
Q2674255 Odontologia

Analise as afirmativas a seguir:


I. A doença periodontal evolui continuamente com períodos de exacerbação e de remissão, resultando de uma resposta inflamatória e imune do hospedeiro à presença de bactérias e seus produtos.

II. A ingestão constante e a consistência dos carboidratos não estão relacionadas com o desenvolvimento da cárie, pois o açúcar consumido entre as refeições e a sua textura favorecem a retenção desse alimento na cavidade bucal.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2404595 Odontologia

A adequação do meio bucal é definida como

Alternativas
Q2333293 Odontologia

Julgue o item que se segue. 


Dentre as abordagens preventivas e clínicas em odontopediatria mais comuns, encontram-se as seguintes: reduzir a frequência de escovação dos dentes da criança; eliminar o uso de fio dental; estimular a criança a elevar o consumo de doces e carboidratos, especialmente antes de dormir; evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio; e estimular o uso prolongado de chupetas entre recém-nascidos.

Alternativas
Q2246076 Odontologia
As técnicas para a gestão comportamental são empregadas para estabelecer a confiança entre a criança e o odontopediatra para a diminuição do medo e da ansiedade frente ao tratamento odontológico.
Assinale a opção que indica a técnica não aversiva que pode ser aplicada em um paciente de potencialmente colaborador.
Alternativas
Q2246071 Odontologia
De acordo com a Escala Comportamental de Wright, os comportamentos observados nas crianças, durante uma consulta odontológica, podem ser classificados como 
Alternativas
Q2194018 Odontologia

Em relação ao manejo da criança no consultório, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(_) A criança não deve ser abandonada na cadeira. O profissional deve fazer o possível para não se afastar do local de trabalho, mas, se tiver de fazê-lo, deve ter sempre o responsável pela criança ou um auxiliar para substituí-lo.

(_) O tempo de consulta deve ser reduzido. As consultas de crianças devem ser sempre rápidas, e imediatamente antes da consulta, a criança precisa ter se alimentado em grande quantidade. 

Alternativas
Q2194017 Odontologia

Na primeira infância, os menores estão na fase de desenvolvimento da marcha, começando a andar e, em associação a outros fatores fisiológicos e comportamentais, tais como a falta de coordenação motora, a curiosidade e a imprudência, eles sofrem muitas quedas. Nessas situações, o trauma dental pode ocorrer, seja no ambiente domiciliar ou escolar, sendo este último o local mais frequente. Crianças do sexo masculino tendem a sofrer mais traumas na dentição decídua do que crianças do sexo feminino. Sobre os traumatismos dento-alveolares em dentes decíduos, analisar os itens abaixo:


I. Os traumas mais frequentes nos primeiros anos de vida estão relacionados com a luxação dos dentes decíduos.

II. Nessa idade, o osso alveolar é mais esponjoso e maleável, o que leva à absorção do impacto pela deformação do tecido ósseo. Isso não é característico no préadolescente, no qual o osso é mais resistente a esses acidentes ou impactos, sendo mais comuns as fraturas dentais e a avulsão do elemento dentário. 

Alternativas
Q2099174 Odontologia
I. No atendimento odontológico do paciente infantil é importante não mentir, mas, quando for necessário realizar uma exodontia, isso não deve ser dito à criança
PORQUE
II. termos e expressões como “dor”, “picada”, “agulha” e “sangue” devem ser evitados, pois produzem sensações desagradáveis na criança.
É correto afirmar:
Alternativas
Q2099159 Odontologia
Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:

      Paciente com 8 anos de idade, sexo masculino, é trazido pela mãe ao consultório odontológico, após se chocar com outra criança no treino de futebol, há cerca de 30 minutos. A mãe traz o dente 21 avulsionado em um frasco contendo leite. O paciente chora e mostra-se assustado diante do atendimento odontológico.
No acolhimento ao paciente e à sua mãe, o Técnico em Saúde Bucal deve demonstrar
Alternativas
Q2053530 Odontologia
Crianças recém-nascidas e mais velhas apresentam padrões psicológicos e mediadores responsáveis pela dor. Existem circunstâncias individuais para cada criança que afeta sua maneira de resposta e, consequentemente, como essa dor será mensurada. Contudo, há métodos confiáveis para avaliação da dor em crianças. A respeito do assunto, marque a opção INCORRETA. 
Alternativas
Q2039408 Odontologia
Alguns métodos ou técnicas comportamentais podem ser aplicados para diminuir a ansiedade dos pacientes infantis no consultório odontológico. Explicar, em uma linguagem adequada para a criança, demonstrar o procedimento a ser feito, e finalmente realizá-lo na cavidade bucal da criança corresponde à técnica: 
Alternativas
Q1993072 Odontologia
O comportamento do paciente na clínica de odontopediatria pode ser um fator complicador para o tratamento, sendo comum o uso de escalas de comportamento para definir o grau de complexidade envolvido no manejo de cada paciente. Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Segundo a escala comportamental de Frankl, a criança pode apresentar comportamento: definitivamente negativo, negativo, positivo e definitivamente positivo.
II. A classificação clínica de Wright define que o paciente pediátrico em 3 grupos: cooperativo, ausência de habilidade cooperativa e potencialmente cooperativo.
III. A classificação de Mummery define o paciente como: colaborador, não-colaborador e imprevisível.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: C
5: C
6: B
7: A
8: A
9: B
10: D
11: E
12: E
13: B
14: C
15: A
16: B
17: A
18: D
19: E
20: E