Questões de Concurso
Sobre condicionamento infantil em odontologia
Foram encontradas 59 questões
Diferentes autores que estudam o comportamento da criança no consultório têm procurado criar classificações para ordenar o conhecimento de suas atitudes, visando a compreendê-las melhor e facilitar o relacionamento entre paciente e odontopediatra. Assim, as classificações são muito úteis pois, embora partam de padrões, pode-se, conhecendo os tipos básicos, compreender melhor as crianças que se atende na rotina do trabalho.
Então pode-se dizer que um paciente é definitivamente positivo quando existe
Analise as afirmativas a seguir:
I. A doença periodontal evolui continuamente com períodos de exacerbação e de remissão, resultando de uma resposta inflamatória e imune do hospedeiro à presença de bactérias e seus produtos.
II. A ingestão constante e a consistência dos carboidratos não estão relacionadas com o desenvolvimento da cárie, pois o açúcar consumido entre as refeições e a sua textura favorecem a retenção desse alimento na cavidade bucal.
Marque a alternativa CORRETA:
A adequação do meio bucal é definida como
Julgue o item que se segue.
Dentre as abordagens preventivas e clínicas em
odontopediatria mais comuns, encontram-se as
seguintes: reduzir a frequência de escovação dos dentes
da criança; eliminar o uso de fio dental; estimular a
criança a elevar o consumo de doces e carboidratos,
especialmente antes de dormir; evitar o consumo de
alimentos ricos em cálcio; e estimular o uso prolongado
de chupetas entre recém-nascidos.
Assinale a opção que indica a técnica não aversiva que pode ser aplicada em um paciente de potencialmente colaborador.
Em relação ao manejo da criança no consultório, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) A criança não deve ser abandonada na cadeira. O profissional deve fazer o possível para não se afastar do local de trabalho, mas, se tiver de fazê-lo, deve ter sempre o responsável pela criança ou um auxiliar para substituí-lo.
(_) O tempo de consulta deve ser reduzido. As consultas de crianças devem ser sempre rápidas, e imediatamente antes da consulta, a criança precisa ter se alimentado em grande quantidade.
Na primeira infância, os menores estão na fase de desenvolvimento da marcha, começando a andar e, em associação a outros fatores fisiológicos e comportamentais, tais como a falta de coordenação motora, a curiosidade e a imprudência, eles sofrem muitas quedas. Nessas situações, o trauma dental pode ocorrer, seja no ambiente domiciliar ou escolar, sendo este último o local mais frequente. Crianças do sexo masculino tendem a sofrer mais traumas na dentição decídua do que crianças do sexo feminino. Sobre os traumatismos dento-alveolares em dentes decíduos, analisar os itens abaixo:
I. Os traumas mais frequentes nos primeiros anos de vida estão relacionados com a luxação dos dentes decíduos.
II. Nessa idade, o osso alveolar é mais esponjoso e maleável, o que leva à absorção do impacto pela deformação do tecido ósseo. Isso não é característico no préadolescente, no qual o osso é mais resistente a esses acidentes ou impactos, sendo mais comuns as fraturas dentais e a avulsão do elemento dentário.
PORQUE
II. termos e expressões como “dor”, “picada”, “agulha” e “sangue” devem ser evitados, pois produzem sensações desagradáveis na criança.
É correto afirmar:
I. Segundo a escala comportamental de Frankl, a criança pode apresentar comportamento: definitivamente negativo, negativo, positivo e definitivamente positivo.
II. A classificação clínica de Wright define que o paciente pediátrico em 3 grupos: cooperativo, ausência de habilidade cooperativa e potencialmente cooperativo.
III. A classificação de Mummery define o paciente como: colaborador, não-colaborador e imprevisível.
Está correto o que se afirma em