Questões de Concurso
Sobre dentes permanentes em odontologia
Foram encontradas 163 questões
A subluxação refere-se a um traumatismo em que o dente afetado apresenta mobilidade aumentada, mas sem deslocamento dentário.
A fratura radicular vertical ocorre quando a linha de fratura segue longitudinalmente ao longo do eixo do dente; esse tipo de fratura apresenta um prognóstico mais favorável e tratamento mais simples.
Para minimizar os danos ao dente avulsionado, algumas recomendações podem ser úteis para aumentar as chances de reimplante bem-sucedido e evitar danos adicionais, como, por exemplo, solicitar imediatamente ao paciente para enxaguar o dente, segurando-o pela raiz dentária.
Em relação aos traumatismos dentoalveolares, analise as proposições a seguir:
I- A avulsão total do dente de seu alvéolo apesar de grave não configura a situação de trauma de pior prognóstico, pois mantém em condições aceitáveis a saúde pulpar e periodontal caso não ocorra fratura alveolar e obedeça a condições como reposicionamento imediato após o trauma sem que haja manipulação desnecessária como lavagem prévia e contato com a raiz, seguido de atendimento odontológico em até 48 horas.
II- A intrusão traumática de dentes indica que o alvéolo dentário sofreu fratura compressiva para promover a nova posição do dente, podendo ser de tal modo que o dente pareça ausente ao exame clínico. Tal condição é menos frequente quando comparado às luxações laterais e apresentam pior prognóstico.
III- A condução terapêutica para a mobilidade dentária vai depender do seu grau de severidade, em condições de mobilidade leve, a retirada do contato oclusal é um tratamento eficaz, já em casos de mobilidade severa é recomendada esplintagem associada aos dentes adjacentes. Em ambas as situações uma observação periódica é necessária.
É CORRETO o que se afirma em:
Essa última ocorre com mais frequência em elementos permanentes:
Os traumatismos dentários na dentição decídua podem acarretar diversos problemas
futuros, que podem prejudicar a qualidade de vida do paciente, quando um dente decíduo
sofre luxação intrusiva, podemos observar:
I. A utilização de um ou mais pinos em Dentística Restauradora representa um prolongamento adicional da restauração dentro de um orifício feito em dentina, com o propósito de melhor reter, ancorar e aperfeiçoar a estabilidade da restauração ao dente.
II. A forma, o número e a localização dos pinos dependem exclusivamente a disponibilidade do material no consultório no momento do trauma, não havendo fator determinante sobre o tipo de lesão e destruição tecidual.
III. O uso de pinos metálicos na dentina podem promover riscos como: perfuração da câmara pulpar e/ou periodonto, resposta inflamatória da polpa, trincas ou rachaduras no esmalte e dentina.
É correto o que se afirma em:
I. Nas fraturas radiculares médias e apicais, inicialmente, é provável que, em muitos casos, a polpa no segmento coronário apresente necrose depois da lesão, mas a revascularização ainda é possível, devido a uma abertura apical muito grande no segmento coronário, se os segmentos forem bem reaproximados.
II. Caso não seja possível a reaproximação dos segmentos fraturados quando há fratura radicular cervical, a extração do segmento coronário é indicada.
III. Nas fraturas radiculares médias e apicais, o tratamento endodôntico é indicado no terço radicular coronário, a não ser que seja vista uma patologia periapical na região perirradicular ou apical, inviabilizando sua permanência.
Assinale a alternativa que corresponde a trauma direto, como causa de fratura de raízes, principalmente, em dentes anteriores.
I. Fratura coronorradicular complicada II. Concussão III. Subluxação IV. Exarticulação
( ) Lesão às estruturas de suporte do dente, sem aumento de mobilidade ou deslocamento do dente, mas com marcante sensibilidade à percussão.
( ) Fratura envolvendo esmalte, dentina e cemento, e com exposição do tecido pulpar.
( ) Lesão às estruturas de suporte do dente com aumento de mobilidade, sem deslocamento do dente.
( ) Deslocamento completo do dente para fora de seu alvéolo.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
I. O intervalo de tempo entre o acidente e o primeiro atendimento é um fator com influência no sucesso do tratamento das lesões.
II. São mais prevalentes em crianças e adolescentes, principalmente do sexo feminino.
III. O tratamento em dentes com rizogênese incompleta tende a ser mais conservador, devido à possibilidade de regeneração e angiogênese do tecido pulpar.
Está correto o que se afirma em
I- As coroas dos dentes decíduos são mais largas no sentido mésio-distal, em comparação com os comprimentos das coroas, do que as dos permanentes.
II- As raízes dos molares decíduos são relativamente mais longas e afiladas do que as dos molares permanentes.
III- Geralmente, os decíduos têm cor mais clara que os permanentes.
Julgadas as assertivas, assinale a alternativa CORRETA:
( )Por apresentar uma osmolaridade, de aproximadamente, 320 mOsmKg, o HBSS tem a capacidade de preservar e reconstituir as células do ligamento periodontal de dentes mantidos fora do alvéolo, durante um longo período de tempo.
( )Pode ser classificado como um composto não tóxico, que possui um pH em torno de 7,2.
( )Apesar de possuir excelentes propriedades, mostra-se menos eficiente na conservação dental do que o leite.
(Lopes & Siqueira, 2020)
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna da sentença acima.