Questões de Odontologia - Doenças Ósseas para Concurso

Foram encontradas 83 questões

Q3080964 Odontologia
Na maioria dos casos de osteíte condensante, a polpa do dente envolvido apresenta pulpite ou necrose e ocorre nas regiões de
Alternativas
Q3080657 Odontologia
A histiocitose das células de Langerhans é caracterizada por lesões ósseas tanto solitárias como múltiplas, sendo esta a apresentação clínica mais comum da doença, podendo ser encontradas em qualquer osso, mas o crânio, costelas, vértebras e mandíbula estão entre os locais mais frequentes. Apesar de ser uma doença rara, 50% de todos os casos são vistos em pacientes com menos de 15 anos e as crianças com menos de 10 anos apresentam mais lesões cranianas e femorais; desta forma, o odontopediatra deve ficar atento ao seguinte achado radiográfico: 
Alternativas
Q3080653 Odontologia
O Querubismo é uma doença hereditária autossômica dominante, caracterizada pelo crescimento simétrico dos maxilares, geralmente levando a uma expressão facial típica semelhante à dos anjos bochechudos muito retratados em pinturas renascentistas, os querubins. Geralmente, o diagnóstico é feito precocemente na infância (1 ano e 2 meses a 4 anos) ou na pré-adolescência. Sobre esta condição, é correto afirmar que
Alternativas
Q3006337 Odontologia
Observada em 3% de todas as exodontias de 3º molar, mais raramente observada na maxila, apresenta odor fétido e presença contínua de dor que começa piorar no 3º ou 4º dia. Essa descrição trata-se:  
Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-PA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-PA - Odontólogo |
Q2795623 Odontologia

Assinale a alternativa que corresponde a uma lesão que ocorre nos maxilares associada a Síndrome de Gorlin.

Alternativas
Q2687780 Odontologia

Hipergênese óssea de causa desconhecida, que produz espessamento do osso que radiograficamente apresenta densa imagem radiopaca em geral localizada na região apical caracteriza:

Alternativas
Q2665672 Odontologia

É correto afirmar que o fibroma ossificante periférico pode desenvolver-se

Alternativas
Q2665531 Odontologia

É correto afirmar que a osteíte condensante é o(a)

Alternativas
Q2638109 Odontologia

Assinale a seguir a condição que melhor se encaixa na seguinte descrição: "geralmente localizado em íntima relação com o ápice dos incisivos inferiores, acomete na maioria dos casos mulheres melanodermas a partir da 4ª década de vida, radiograficamente assemelha-se a lesões perriradiculares".

Alternativas
Q2591084 Odontologia

Na obra Tratado de Odontologia Legal e Deontologia, Daruge et al. (2017) explicam as características da equimose. Acerca desse sinal potencialmente detectável durante o exame necroscópico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2480735 Odontologia
As fissuras labiopalatais no Brasil são diagnosticadas na proporção de 1:650 nascimentos. Essas malformações congênitas ocorrem no período embrionário por causas genéticas e ambientais, devido à falta de fusão dos processos maxilar e médio-nasal, no período compreendido
Alternativas
Q2480723 Odontologia
A Síndrorme de Treacher-Collins é uma anomalia genética autossômica dominante no cromossoma 5 de expressividade pouco variável. Essa condição
Alternativas
Q2475941 Odontologia
Quatro tipos de osteomielites dos maxilares são encontrados clinicamente. Em relação à osteomielite crônica primária, um achado clínico frequente é 
Alternativas
Q2454387 Odontologia
Um paciente homem de 42 anos de idade procurou a unidade de saúde relatando dor pulsátil intensa, profunda e localizada, com inchaço e aumento de volume externo em região de mandíbula, alegando, também, dificuldade para abrir a boca e deglutir. À palpação, o dentista constatou os linfonodos regionais aumentados e sensíveis. Qual das seguintes alternativas é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Técnico em Saúde Bucal |
Q2345588 Odontologia
Analise a definição a seguir: “Patologia que acomete a cavidade bucal, tem como sinal clínico característico a inversão da papila; histologicamente há necrose tecidual; clinicamente apresenta aumento da salivação, halitose, além de dor e febre que podem estar presentes. Resultante de associação entre bactérias anaeróbicas fusiformes e espiroquetas, além de outras. Fatores locais para ocorrência: má higiene bucal, trauma físico, hábito de fumar; já em relação aos fatores sistêmicos podemos citar: estresse emocional, deficiências imunológicas dentre outras”. Essa definição se refere à patologia: 
Alternativas
Q2340275 Odontologia
Referente à osteomielite é INCORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2338164 Odontologia
Lesão formada por uma coleção de estruturas calcificadas, semelhantes a dentes de variados tamanhos e formas, associada a uma delgada área radiolúcida. Essa afirmativa corresponde a:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Cirurgião Bucomaxilofacial |
Q2266095 Odontologia
Assinale a opção que indica as características faciais frequentemente associadas à deficiência mandibular.
Alternativas
Q2217899 Odontologia
A hipercementose (hiperplasia cementaria) é uma deposição excessiva de cemento não neoplásico ao longo do cemento radicular normal.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) O trauma oclusal anormal é um fator local associado à hipercementose.
( ) A doença óssea de Paget é um fator sistêmico associado à hipercementose.
( ) A hipercementose necessita ser tratada.
( ) Inflamações adjacentes (exemplo: pulpar e periapical) não têm associação com a hipercementose.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q2185057 Odontologia
As malformações congênitas podem acometer várias regiões na face, comprometendo de diferentes maneiras tanto a estética facial como a função mastigatória, a respiração e a fonação. Malformação é um tipo de anomalia ou defeito congênito que leva a alterações morfológicas de um órgão, parte dele ou de uma região maior do corpo. É um defeito de desenvolvimento que responde a uma interação embrionária e resulta em malformações múltiplas e complexas. A microssomia hemifacial resulta do desenvolvimento anormal do primeiro e do segundo arco faríngeo, levando a um conjunto de alterações em olhos, mandíbula, palato, orelha, cardíacas e/ou renais. Outros termos utilizados para a microssomia hemifacial são, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: C
5: B
6: C
7: A
8: A
9: C
10: D
11: D
12: B
13: D
14: C
15: E
16: B
17: D
18: A
19: A
20: C