Questões de Concurso Sobre doenças ósseas em odontologia

Foram encontradas 90 questões

Q3175714 Odontologia
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Pacientes submetidos a tratamento com bisfosfonatos intravenosos apresentam risco aumentado de osteonecrose dos maxilares.
PORQUE
II. Esse risco está relacionado ao efeito inibitório dos bisfosfonatos sobre a remodelação óssea.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3175679 Odontologia
No exame clínico odontológico, o uso de espelhos e sondas é indispensável para avaliar a presença de __________, enquanto os exames complementares laboratoriais podem ser necessários para investigar ______________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q3170358 Odontologia
As lesões orais podem ser indicativas de condições sistêmicas subjacentes. Sobre o tema, analise as perguntas abaixo:

 Qual condição sistêmica está frequentemente associada a lesões ósseas por hiperparatireoidismo secundário, podendo acometer os ossos maxilares?
 Quais exames devem ser solicitados para o diagnóstico diferencial?

Assinale a alternativa que contém, correta e respectivamente, as respostas para as perguntas acima.
Alternativas
Q3144226 Odontologia
A osteonecrose associada ao uso de fármacos antirreabsortivos é uma complicação que se caracteriza por necrose óssea dos maxilares. Tais compostos são utilizados no tratamento de doenças que afetam o metabolismo ósseo em combinação com excessiva reabsorção. Sobre as osteonecroses associadas ao uso de antirreabsortivos, analise as afirmativas a seguir.

I. O risco de um paciente que não tem câncer desenvolver osteonecrose de mandíbula utilizando tais medicamentos é semelhante ao observado em pacientes oncológicos.
II. Tocoferol e teriparida são alternativas medicamentosasindicadas para tratamento.
III. O estágio 2 do estadiamento se caracteriza pela exposição óssea localizada, sinais de infecção, presença de dor e ausência de reparo.
IV.A suspensão do bifosfonato por seis meses, antes da realização de uma exodontia, reduz o risco de osteonecrose.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3129587 Odontologia
Dura, em geral, de 3 a 5 dias, a vasoconstrição é a resposta tecidual espontânea para estancar a hemorragia. O trauma tecidual e hemorragia local ativam o fator XII (fator de Hageman), que inicia vários efeitos da cascata do processo de cicatrização, como o complemento, o plasminogênio, as cininas e os sistemas coagulantes. Essas são algumas características de qual fase da cicatrização das feridas?
Alternativas
Q3129586 Odontologia
Segundo Miloro et al (2016), a hemorragia maxilar tardia depois de uma osteotomia Le Fort I está presente na lesão dos seguintes vasos:
Alternativas
Q3129573 Odontologia
As fraturas isoladas do palato são raras, mas 8% a 13% das fraturas Le Fort tornam-se complicadas pela presença de fraturas palatais concomitantes. Segundo Fonseca (2015), vários sistemas de classificação têm sido sugeridos para as fraturas palatais, e a de Hendrickson descreve seis padrões com base na localização anatômica da fratura. Com base nisso, afirma-se que
Alternativas
Q3080964 Odontologia
Na maioria dos casos de osteíte condensante, a polpa do dente envolvido apresenta pulpite ou necrose e ocorre nas regiões de
Alternativas
Q3080657 Odontologia
A histiocitose das células de Langerhans é caracterizada por lesões ósseas tanto solitárias como múltiplas, sendo esta a apresentação clínica mais comum da doença, podendo ser encontradas em qualquer osso, mas o crânio, costelas, vértebras e mandíbula estão entre os locais mais frequentes. Apesar de ser uma doença rara, 50% de todos os casos são vistos em pacientes com menos de 15 anos e as crianças com menos de 10 anos apresentam mais lesões cranianas e femorais; desta forma, o odontopediatra deve ficar atento ao seguinte achado radiográfico: 
Alternativas
Q3080653 Odontologia
O Querubismo é uma doença hereditária autossômica dominante, caracterizada pelo crescimento simétrico dos maxilares, geralmente levando a uma expressão facial típica semelhante à dos anjos bochechudos muito retratados em pinturas renascentistas, os querubins. Geralmente, o diagnóstico é feito precocemente na infância (1 ano e 2 meses a 4 anos) ou na pré-adolescência. Sobre esta condição, é correto afirmar que
Alternativas
Q3006337 Odontologia
Observada em 3% de todas as exodontias de 3º molar, mais raramente observada na maxila, apresenta odor fétido e presença contínua de dor que começa piorar no 3º ou 4º dia. Essa descrição trata-se:  
Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNRIO Órgão: IF-PA Prova: FUNRIO - 2016 - IF-PA - Odontólogo |
Q2795623 Odontologia

Assinale a alternativa que corresponde a uma lesão que ocorre nos maxilares associada a Síndrome de Gorlin.

Alternativas
Q2687780 Odontologia

Hipergênese óssea de causa desconhecida, que produz espessamento do osso que radiograficamente apresenta densa imagem radiopaca em geral localizada na região apical caracteriza:

Alternativas
Q2665672 Odontologia

É correto afirmar que o fibroma ossificante periférico pode desenvolver-se

Alternativas
Q2665531 Odontologia

É correto afirmar que a osteíte condensante é o(a)

Alternativas
Q2638109 Odontologia

Assinale a seguir a condição que melhor se encaixa na seguinte descrição: "geralmente localizado em íntima relação com o ápice dos incisivos inferiores, acomete na maioria dos casos mulheres melanodermas a partir da 4ª década de vida, radiograficamente assemelha-se a lesões perriradiculares".

Alternativas
Q2591084 Odontologia

Na obra Tratado de Odontologia Legal e Deontologia, Daruge et al. (2017) explicam as características da equimose. Acerca desse sinal potencialmente detectável durante o exame necroscópico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2480735 Odontologia
As fissuras labiopalatais no Brasil são diagnosticadas na proporção de 1:650 nascimentos. Essas malformações congênitas ocorrem no período embrionário por causas genéticas e ambientais, devido à falta de fusão dos processos maxilar e médio-nasal, no período compreendido
Alternativas
Q2480723 Odontologia
A Síndrorme de Treacher-Collins é uma anomalia genética autossômica dominante no cromossoma 5 de expressividade pouco variável. Essa condição
Alternativas
Q2475941 Odontologia
Quatro tipos de osteomielites dos maxilares são encontrados clinicamente. Em relação à osteomielite crônica primária, um achado clínico frequente é 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D
4: C
5: A
6: D
7: B
8: D
9: E
10: A
11: C
12: B
13: C
14: A
15: A
16: C
17: D
18: D
19: B
20: D