Questões de Concurso Sobre hipersensibilidade dentinária em odontologia

Foram encontradas 41 questões

Q3161626 Odontologia

Julgue o item que se segue, relativo a aspectos relacionados a procedimentos na odontologia. 


Segundo a teoria hidrodinâmica proposta por Brännström, o fenômeno da hiperestesia é resultado do seguinte processo: a movimentação de um material semifluido existente no interior dos túbulos dentinários sensibiliza as terminações nervosas do trigêmeo, que possuem fibras A (do tipo delta), as quais envolvem os odontoblastos, especialmente em regiões que apresentam exposição dentinária; o estímulo essencialmente nervoso chega ao cérebro, onde estão os neurônios de segunda ordem (núcleo espinal do trigêmeo), e é modulado e projetado em áreas especializadas (tálamo-córtex cerebral); assim, ocorre a manifestação da dor. 

Alternativas
Q3200625 Odontologia
O tecido duro que reveste a Dentina Radicular é denominado de:
Alternativas
Q3200624 Odontologia
Estruturalmente, nota-se que a Dentina não é um tecido uniforme e difere de região em região. A Dentina tem uma série de microtúbulos, os túbulos Dentinários. Assinale a alternativa que preenche a sequência corretamente: “A dentina que cria a parede dos túbulos Dentinários é chamada de dentina ____________________, sendo altamente mineralizada. A dentina encontrada entre os túbulos Dentinários é chamada de dentina _______________________, sendo um pouco menos mineralizada que a primeira.”
Alternativas
Q3200622 Odontologia
Sobre a Dentina, analise as afirmativas abaixo:
I. A Dentina é formada por um tecido conjuntivo mineralizado, que constitui a parte mais volumosa da estrutura do dente. Ela forma a estrutura dentária interna, compondo de modo contínuo a coroa, o colo e a raiz do dente. Na região da coroa, ela é revestida externamente pelo esmalte e, na região da raiz, pelo cemento.
II. A Dentina é composta, aproximadamente, de 74% de matéria orgânica (sobretudo hidroxiapatita), 25% de matéria inorgânica (principalmente fibras colágenas tipo I) e 1% de água.
III. Devido à sua composição, a Dentina é mais macia que o esmalte, porém mais dura que o osso. Ela é flexível e tem um módulo de elasticidade relativamente baixo, apresentando maior resiliência (elasticidade) quando comparada com o esmalte.
IV. No interior da Dentina, localiza-se uma cavidade, a cavidade pulpar, que aloja a polpa. A cavidade pulpar copia a morfologia externa do dente, sendo dividida em uma câmara pulpar e em um ou mais canais radiculares. A câmara pulpar localiza-se na raiz e o(s) canal(is) radicular(es), na coroa.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3065463 Odontologia
A hipersensibilidade dentinária é uma ocorrência comum na Odontologia decorrente da exposição dos túbulos dentinários na cavidade bucal. Sendo assim, a hipersensibilidade dentinária pode estar diretamente ligada ao processo de lesões não cariosas? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2586932 Odontologia

Um paciente se queixa de sensibilidade dentária após a ingestão de alimentos frios. Qual é a abordagem clínica indicada para o tratamento desse problema?

Alternativas
Q2527948 Odontologia
Trata-se de uma alteração qualitativa do esmalte de origem sistêmica que envolve de 1 até 4 primeiros molares permanentes e surge, frequentemente, também associada a incisivos permanentes. Constitui-se num problema de saúde pública. Clinicamente, caracteriza-se por opacidades demarcadas de coloração branca, creme, amarela ou castanha, bem demarcadas e assimétricas. Nos casos mais severos, o esmalte hipomineralizado torna-se poroso e se rompe com facilidade, após erupcionarem. Além de apresentarem elevada sensibilidade ao frio e ao quente. Essa descrição refere-se à 
Alternativas
Q2519402 Odontologia
Apresenta-se como uma resposta exagerada ou uma dor passageira relacionada à exposição da dentina a estímulos químicos, táteis, térmicos ou osmóticos provenientes do meio bucal, os quais, normalmente, não causariam resposta em dente sem perda tecidual. A exposição dentinária pode ser resultante de perda de esmalte por processos de abfração, erosão ou abrasão e, também, por exposição radicular. A dor é consequência da exposição dentinária, e sua intensidade varia nos diferentes dentes e entre as pessoas, estando, ainda, diretamente relacionada ao grau de tolerância à dor de cada paciente acometido por
Alternativas
Q2452484 Odontologia
Qual dos tecidos a seguir tem a papila dental como sua origem embriológica? 
Alternativas
Q2440906 Odontologia
Uma paciente de 30 anos, sexo feminino, comparece à clínica odontológica com queixa de sensibilidade dentária ao consumir alimentos frios. Durante a anamnese, ela relata que a sensibilidade começou há cerca de duas semanas. No exame físico, observa-se a presença de recessão gengival nos dentes anteriores superiores e inferiores. Com base nessas informações, qual é o diagnóstico mais provável e qual é o plano de tratamento mais adequado para esse caso?
Alternativas
Q2373630 Odontologia
As lesões cervicais não cariosas (LCNCs) são problemas frequentes nos consultórios odontológicos. Possuem etiologia multifatorial e se caracterizam pela perda de esmalte na região cervical dos dentes (colo dos dentes), causando deficiência tanto funcional quanto estética. Como consequência dessas lesões, pode surgir
Alternativas
Q2338168 Odontologia
As resinas compostas podem ser classificadas quanto à técnica de inserção na cavidade. Marque a alternativa CORRETA, que represente a vantagem das resinas do tipo Bulk Fill em relação as resinas de inserção incremental:
Alternativas
Q2310843 Odontologia

A sensibilidade dentinária é um problema altamente prevalente na população. A teoria, proposta por Brännström, que tenta explicar os mecanismos relacionados com a sensibilidade dentinária é chamada de teoria

Alternativas
Q2310390 Odontologia
Paciente com 38 anos vem à consulta com queixa de sensibilidade nos dentes superiores anteriores e dor intensa no dente 46 há dois dias. Nega problemas de saúde e uso de medicamentos e relata estar no 3º mês de gestação. Ao exame físico, o cirurgião dentista observa infiltração e cavidade de cárie na restauração de resina composta do 46 e perda mineral na face palatina dos incisivos superiores. Como trata-se de uma gestante, é necessária a observação em relação à:

I. Prevenção à erosão: os vômitos ou refluxos gástricos durante os primeiros meses de gestação podem causar erosão do esmalte dental.
II. Suplementação de cálcio e ingesta de flúor diário: este íon auxiliará no fortalecimento dos dentes da gestante para que ela possa disponibilizar o cálcio dos seus dentes para correta mineralização dos ossos e dentes do feto.
III. Realização de procedimento cirúrgico-restaurador sob anestesia local: a gestante pode ser submetida à anestesia local no primeiro trimestre da gestação, pois a maioria dos anestésicos locais é considerada segura e não teratogênica durante toda a gravidez.
IV. Prescrição de anti-inflamatórios: não está contraindicado durante a gestação, pois não atravessa a barreira placentária e está respaldada pela sua classificação B (FDA).

Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2244877 Odontologia
Com relação ao teste de sensibilidade pulpar de resposta ao frio, analise as afirmativas a seguir.
I. É um recurso auxiliar de diagnóstico que deve ser empregado após a anamnese e exame físico criterioso. II. Em dentes com restaurações extensas e em pacientes idosos, é um teste conclusivo para fechar o diagnóstico. III. Em dentes anteriores com braquetes ortodônticos, o teste deve ser aplicado na face palatina.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IDECAN Órgão: TJ-PI Prova: IDECAN - 2022 - TJ-PI - Odontólogo |
Q2680523 Odontologia

A hipersensibilidade dentinária é uma ocorrência comum na Odontologia decorrente da exposição dos túbulos dentinários na cavidade bucal.


Sendo assim, a ipersensibilidade dentlnária pode estar diretamente ligada ao processo de lesões não cariosas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1985812 Odontologia
      Paciente com 31 anos de idade, sexo masculino, relata “dor em alguns dentes” durante a escovação e quando “bebe uma cerveja” ou “toma café”. O exame clínico mostra recessão gengival na região dos dentes 23, 24, 25, 33 e 34. A aplicação de jatos de ar na face vestibular desses dentes confirma o diagnóstico de hipersensibilidade dentinária sem perda evidente de estrutura dentária
Uma possibilidade terapêutica para tratamento da hipersensibilidade dentinária consiste em 
Alternativas
Q1985785 Odontologia
Paciente com 25 anos de idade, sexo masculino, refere utilizar escova dental com cerdas duras por serem “mais eficientes” na escovação. O exame clínico mostra desgaste com aspecto polido, em forma de chanfradura, na região cervical da face vestibular dos dentes 13 e 14. Observa-se também recessão gengival na região vestibular dos dentes 13 e 14. O quadro clínico é compatível com o diagnóstico de abrasão, que consiste em
Alternativas
Q1970115 Odontologia

Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:


Paciente com 49 anos de idade, sexo masculino, refere ter azia após “tirar uma soneca depois do almoço”, além de arrotos frequentes e “gosto amargo na boca”. A queixa principal consiste em “leve desconforto” ao escovar os dentes, em especial na região palatina anterior. O exame clínico mostra as superfícies palatinas dos dentes 11, 12, 13, 21, 22 e 23 com o esmalte uniformemente mais delgado e aparência brilhante.

O quadro clínico é compatível com o diagnóstico de erosão dental, que consiste em
Alternativas
Q1970114 Odontologia

Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir:


Paciente com 49 anos de idade, sexo masculino, refere ter azia após “tirar uma soneca depois do almoço”, além de arrotos frequentes e “gosto amargo na boca”. A queixa principal consiste em “leve desconforto” ao escovar os dentes, em especial na região palatina anterior. O exame clínico mostra as superfícies palatinas dos dentes 11, 12, 13, 21, 22 e 23 com o esmalte uniformemente mais delgado e aparência brilhante.

O cirurgião-dentista deve
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: C
6: A
7: D
8: C
9: A
10: B
11: A
12: D
13: D
14: B
15: D
16: C
17: A
18: B
19: C
20: D