Questões de Concurso
Sobre lesões não-cariosas em odontologia
Foram encontradas 137 questões
O dente 44 apresenta lesão cervical não cariosa com 1,5 mm de profundidade e ausência de hipersensibilidade dentinária.
O tratamento mais indicado para esse caso consiste em
Paciente do sexo masculino, 46 anos, com HIV, foi encaminhado pelo médico para avaliação da mucosa bucal por um cirurgião-dentista. Durante a anamnese, o paciente relatou sentir dificuldade para deglutir, ardor na mucosa bucal e perda do paladar. Ao exame intrabucal, foi observada grande área eritematosa e placas brancas que se desprendiam ao serem raspadas, localizadas na mucosa do fundo de sulco vestibular, bordas laterais da língua, mucosa labial superior e inferior, palato duro e palato mole. O paciente referiu que esse quadro clínico já havia ocorrido anteriormente.
Elaborado pelo(a) autor(a).
Qual o diagnóstico clínico provável para o quadro descrito?
Como fator de sucesso na restauração da lesão não cariosa classe V, deve-se considerar ser profunda microbiologicamente e rasa do ponto de vista mecânico.
Apesar de o iogurte com grande concentração de cálcio e fosfato ser supersaturado de apatita, o seu pH baixo, em torno de 4, o faz ter alta capacidade erosiva.
(Dantas & da Silva, 2016.)
É correto afirmar que:
Considerando a situação descrita e o tipo de pesquisa a ser realizada, analise as assertivas I e II a seguir.
I. Para responder ao questionamento da pesquisa, o dentista deve realizar um estudo analítico transversal, com jovens que têm LCNC divididos em dois grupos: um que pratica atividade física regularmente e outro que não pratica atividade regularmente.
PORQUE
II. Estudos transversais são conhecidos como de incidência, visto que irão coletar dados desde a exposição do fator causal, como a atividade física, até o surgimento do problema a ser investigado, como os primeiros sinais de LCNC.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.
I- Adere firmemente às superfícies dentárias, contendo grandes quantidades de microrganismos, decorrente da higiene oral inadequada, os quais contribuem para a formação do biofilme bacteriano patogênico.
II- A doença periodontal é uma patologia inflamatória multifatorial, que tem como principal razão a presença do biofilme patogênico, associado aos fatores ligados ao hospedeiro.
III- A escovação dentária e utilização do fio dental realizadas esporadicamente e de maneira correta são ações que proporcionam um eficaz controle da placa bacteriana subgengival.
É CORRETO o que se afirma em:
As lesões cervicais não-cariosas (LCNCs) são problemas frequentes nos consultórios odontológicos. Possuem etiologia multifatorial e se caracterizam pela perda de esmalte na região cervical dos dentes, causando deficiência tanto funcional quanto estética. Como consequência dessas lesões, ocorre a presença de fluidos no interior dos túbulos dentinários que atingem as terminações nervosas, o que leva à dor aguda, de curta duração e que causa desconforto ao paciente. Esse fenômeno é chamado de
I. As mucoceles geralmente se apresentam como aumentos de volume mucosos em forma de cúpula, que podem ter seus tamanhos variando de 1 a 2 mm a alguns centímetros;
II. São mais comuns em adultos mais velhos;
III. A mucina extravasada abaixo da superfície mucosa geralmente confere uma coloração azulada à lesão, embora mucoceles profundas possam ser normocrômicas;
IV. O lábio superior é o sítio mais comum de envolvimento;
V. As lesões geralmente se rompem, deixando úlceras rasas dolorosas que cicatrizam em poucos dias;
VI. Rânula é um termo usado para mucoceles que ocorrem no soalho de boca;
Está CORRETO o que se afirma em:
A definição apresentada acima corresponde à seguinte lesão cervical não cariosa: