Questões de Concurso
Sobre lesões não-cariosas em odontologia
Foram encontradas 135 questões
Como fator de sucesso na restauração da lesão não cariosa classe V, deve-se considerar ser profunda microbiologicamente e rasa do ponto de vista mecânico.
Apesar de o iogurte com grande concentração de cálcio e fosfato ser supersaturado de apatita, o seu pH baixo, em torno de 4, o faz ter alta capacidade erosiva.
(Dantas & da Silva, 2016.)
É correto afirmar que:
Considerando a situação descrita e o tipo de pesquisa a ser realizada, analise as assertivas I e II a seguir.
I. Para responder ao questionamento da pesquisa, o dentista deve realizar um estudo analítico transversal, com jovens que têm LCNC divididos em dois grupos: um que pratica atividade física regularmente e outro que não pratica atividade regularmente.
PORQUE
II. Estudos transversais são conhecidos como de incidência, visto que irão coletar dados desde a exposição do fator causal, como a atividade física, até o surgimento do problema a ser investigado, como os primeiros sinais de LCNC.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.
Quanto às lesões não cariosas, é correto afirmar que:
A _____________________________ representa perda parcial do epitélio sem exposição do tecido conjuntivo subjacente. Surgem em decorrência de variados processos patológicos, predominantemente de origem sistêmica, que produzem atrofia da mucosa bucal, que se torna fina, plana e de aparência frágil.
Completa corretamente a lacuna do texto a alternativa:
A seguinte descrição:perda progressiva e irreversível de estrutura dental provocada por processos químicos que não envolvam ação bacteriana, se refere ao processo de:
Lesões Cervicais Não Cariosas (LCNC) são caracterizadas pela perda irreversível e gradual de tecido duro dental próximo à junção amelo-cementária, sem envolvimento bacteriano e na ausência de cárie. É definido como ABRASÃO:
A prevalência de anomalias dentárias de desenvolvimento em diferentes populações e grupos étnicos é tema de estudos, que apresentam diferenças atribuídas a padrões raciais, amostragem técnicas e diferentes critérios de diagnóstico. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Estas alterações são usualmente diagnosticadas em exames radiográficos nos exames que precedem tratamento ortodôntico.
PORQUE
II. A ocorrência destas anomalias é relatada na literatura podendo também ocorrer como parte de síndromes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As lesões não cariosas são um desgaste de tecido dentário não relacionado à cárie.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. A erosão é um tipo de lesão não cariosa que se caracteriza como um desgaste crônico e químico provocado por ácidos de origem bacteriana.
2. A abrasão é um tipo de lesão não cariosa que se caracteriza pelo desgaste mecânico da estrutura dental que ocorre por causa do contato repetido de um corpo estranho na superfície dental, como por exemplo, escovação inadequada, uso abusivo de palito ou de escova interdental, e do consumo de drogas.
3. A abfração é um tipo de lesão não cariosa em que se observa perda de estrutura dental decorrente da flexão da coroa durante a função oclusal, geralmente associada a esforço excessivo em virtude de interferências oclusais, problemas ortodônticos, ausências dentárias ou parafunções.
4. As lesões por abrasão apresentam-se em forma de cunha ou “V”, com contornos bem delimitados e bordas afiadas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
I- Adere firmemente às superfícies dentárias, contendo grandes quantidades de microrganismos, decorrente da higiene oral inadequada, os quais contribuem para a formação do biofilme bacteriano patogênico.
II- A doença periodontal é uma patologia inflamatória multifatorial, que tem como principal razão a presença do biofilme patogênico, associado aos fatores ligados ao hospedeiro.
III- A escovação dentária e utilização do fio dental realizadas esporadicamente e de maneira correta são ações que proporcionam um eficaz controle da placa bacteriana subgengival.
É CORRETO o que se afirma em:
As lesões cervicais não-cariosas (LCNCs) são problemas frequentes nos consultórios odontológicos. Possuem etiologia multifatorial e se caracterizam pela perda de esmalte na região cervical dos dentes, causando deficiência tanto funcional quanto estética. Como consequência dessas lesões, ocorre a presença de fluidos no interior dos túbulos dentinários que atingem as terminações nervosas, o que leva à dor aguda, de curta duração e que causa desconforto ao paciente. Esse fenômeno é chamado de
I. As mucoceles geralmente se apresentam como aumentos de volume mucosos em forma de cúpula, que podem ter seus tamanhos variando de 1 a 2 mm a alguns centímetros;
II. São mais comuns em adultos mais velhos;
III. A mucina extravasada abaixo da superfície mucosa geralmente confere uma coloração azulada à lesão, embora mucoceles profundas possam ser normocrômicas;
IV. O lábio superior é o sítio mais comum de envolvimento;
V. As lesões geralmente se rompem, deixando úlceras rasas dolorosas que cicatrizam em poucos dias;
VI. Rânula é um termo usado para mucoceles que ocorrem no soalho de boca;
Está CORRETO o que se afirma em:
A definição apresentada acima corresponde à seguinte lesão cervical não cariosa:
Durante o exame clínico, o _____________ pode apresentar finas estrias brancas assintomáticas (estrias de Wickham), bilaterais e simétricas na superfície da mucosa.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.