Questões de Concurso
Sobre normas e resoluções do conselho federal de odontologia - cfo em odontologia
Foram encontradas 272 questões
Com relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir, acerca dos posicionamentos do Cirurgião-dentista (CD), do Técnico de Saúde Bucal (TSB) e do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A posição do ASB/TSB vai variar de acordo com o tipo de equipo utilizado e a posição de trabalho adotada pelo CD.
( ) Convencionou-se dividir o ambiente de trabalho em duas áreas, utilizando o eixo 12/6 horas, sendo a posição de 12 horas correspondente à cabeça do paciente.
( ) De maneira geral, se o CD adota a posição de nove horas para atendimento, o auxiliar trabalhará em posição de três horas.
As afirmativas são, respectivamente,
Acerca da Consolidação das Normas para procedimentos nos Conselhos de Odontologia, julgue o item seguinte.
Nos casos de enxertos autógenos, cuja região doadora se encontre fora da área buco‑maxilo‑facial, estes deverão ser retirados por médicos.
Acerca da Consolidação das Normas para procedimentos nos Conselhos de Odontologia, julgue o item seguinte.
A especialidade é uma área específica do conhecimento, exercida por profissional qualificado a executar procedimentos de maior complexidade, na busca de eficácia e da eficiência de suas ações.
Acerca da Consolidação das Normas para procedimentos nos Conselhos de Odontologia, julgue o item seguinte.
É vedado, em qualquer hipótese, o trabalho de estudante de odontologia, ainda que para fins de estágio.
Acerca da Consolidação das Normas para procedimentos nos Conselhos de Odontologia, julgue o item seguinte.
O auxiliar em saúde bucal poderá exercer sua atividade, sempre sob a supervisão do cirurgião‑dentista ou do técnico em saúde bucal, em consultórios ou clínicas odontológicas, em estabelecimentos públicos ou privados.
Para se habilitar ao registro e à inscrição, como técnico em saúde bucal, o interessado deverá ser portador de diploma ou certificado de qualquer curso de nível superior.
I. O prontuário do paciente, embora seja fundamental para o registro das informações, não é um documento obrigatório, ficando a critério do cirurgião-dentista o seu uso.
II. A posse do prontuário é do paciente e sua guarda é do profissional, devendo mantê-lo arquivado por, no mínimo, 10 anos após o último atendimento.
III. O prontuário do paciente é composto de toda a documentação produzida em função do tratamento dentário, como fichas clínicas, radiografias, modelos, traçados, cópias de receitas, descrição dos procedimentos, entre outros.
Quais estão corretas?
Por serem os conselhos regionais de odontologia, autarquias ou entidades públicas, o Estado lhes concede dois poderes: autoexecutoriedade, que se refere à autoridade para impor a lei e seu cumprimento, e a coercibilidade, que se refere à autonomia administrativa.
( ) Integrar-se a uma equipe de saúde.
( ) Dirigir ações que visem satisfazer as necessidades de saúde da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais.
( ) Receber ou cobrar remuneração adicional de paciente atendido em instituição pública ou sob convênio ou contrato.
( ) Promover ações que garantam universalidade de acesso aos serviços de saúde, integralidade da assistência à saúde, preservação da autonomia dos indivíduos, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.
( ) Oferecer seus serviços profissionais como prêmio em concurso de qualquer natureza.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação à ética odontológica, julgue o próximo item.
Conforme a Resolução CFO 196/2019, os autorretratos, as imagens dos procedimentos e a fotografia do resultado final, desde que autorizados pelo paciente, poderão ser divulgados nas mídias sociais.
Segundo o Conselho Federal de Odontologia, as fichas clínicas devem ser guardadas por, no mínimo, dez anos após o último atendimento do paciente. Desse modo, esta afirmação:
I. A odontologia é uma profissão que se exerce em benefício da saúde do ser humano, da coletividade e do meio ambiente, sem descriminação de qualquer forma ou pretexto.
II. O cirurgião dentista não pode recusar-se a exercer a profissão em âmbito público ou privado onde as condições de trabalhos não sejam dignas, seguras e salubres.
III. O objetivo de toda atenção odontológica é a melhoria da estética bucal, o paciente busca cada vez mais se sentir bem consigo mesmo, caberá aos profissionais, dirigir ações que visem satisfazer as necessidades estéticas da população.
Está correto o que se afirma em:
No âmbito dos CROs, o suprimento de fundos poderá ser concedido a responsável por dois suprimentos, a chefes ou gerentes de administração financeira, a chefes de serviço de administração e ao próprio ordenador de despesa.
Até trinta dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a proposta orçamentária, o presidente dos Conselhos Regionais de Odontologia estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso.
Segundo a Resolução CFO nº 63/2005, na realização da receita dos Conselhos de Odontologia, será utilizada unicamente a via bancária, sendo vedado expressamente o recebimento de qualquer valor que não seja pela referida via, mesmo que o seja por meio de cheque nominal, cruzado ou visado.
O profissional militar, que não exerça atividade profissional fora do âmbito das Forças Armadas, exceto no caso de atividade docente em universidade pública, estará isento do pagamento da anuidade e das demais taxas, devendo, anualmente, comprovar tal situação até a data‑limite do vencimento da anuidade do exercício.