Questões de Odontologia - Odontologia para Bebês para Concurso

Foram encontradas 28 questões

Q2690143 Odontologia

Patologias bucais podem ocorrer em crianças recém-nascidas. As Pérolas de Epstein são comuns nessa fase. Em relação a essa patologia, é correto afirmar:

Alternativas
Q2602597 Odontologia
Ao realizar uma atividade de educação em saúde em uma escola, um profissional de saúde bucal foi questionado sobre os malefícios do uso persistente das chupetas e do hábito de chupar dedo. Em sua resposta, o profissional deverá apontar que a nocividade desses hábitos está relacionada mais intimamente ao 
Alternativas
Q2546720 Odontologia

Julgue o item que se segue.


A dentição decídua surge aos seis meses de idade e se completa aos 36 meses de idade, aproximadamente. É composta por um total de 20 dentes.

Alternativas
Q2388882 Odontologia
A síndrome de Down (T21), síndrome com maior incidência dentro de todas as síndromes registradas, se caracteriza por um fenótipo bastante comum, sendo fácil sua identificação. De acordo com as características fenotípicas e características orais e bucais das pessoas com síndrome de Down, características da maioria das pessoas com síndrome de Down: 
Alternativas
Q2388834 Odontologia
Uma criança com 4 anos de idade sem histórico de dor, tem alta atividade de cárie e abcesso crônico no dente 65. Radiograficamente, apresenta área radiolúcida na região de furca. Nessa situação, o tratamento mais indicado é
Alternativas
Q2388685 Odontologia
Um grande número de alterações pode ocorrer na cavidade bucal de bebês e crianças. Pequenos nódulos de coloração esbranquiçada, localizados na rafe palatina do recém-nascido com regressão espontânea são características de
Alternativas
Q2299436 Odontologia
A atenção à saúde bucal deve ser parte integrante do cuidado pré-natal, dado o reconhecido impacto dela na saúde geral. Melhorar a condição de saúde bucal durante a gravidez pode otimizar não somente a saúde geral da mulher, mas também contribuir na saúde do bebê. A respeito das considerações e cuidados clínicos odontológicos recomendados pelo Ministério da Saúde (2018), o primeiro trimestre de gestação é o período da embriogênese, no qual o feto é mais susceptível à influência teratogênica e ao aborto, sendo recomendado ao cirurgião-dentista, em relação aos exames da gestante:
Alternativas
Q1739371 Odontologia
Estão entre os distúrbios miofuncionais da face mais comuns como consequência do aleitamento artificial, EXCETO:
Alternativas
Q1697420 Odontologia
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e com o Ministério da Saúde, a higiene oral de um lactente de sete meses de idade que já possua dois dentes incisivos inferiores deve ser realizada
Alternativas
Q1277774 Odontologia
A condição que acomete exclusivamente recém-nascidos, de ocorrência rara, com maior prevalência na maxila do que na mandíbula, mais frequente no sexo feminino e que pode ser descrita como uma massa rósea, lisa ou lobulada, pedunculada, podendo variar de tamanho desde poucos milímetros até alguns centímetros de diâmetro, é denominada
Alternativas
Q1259083 Odontologia
Na abordagem a uma família com um bebê de três meses, sexo feminino, as ações educativas em saúde bucal devem ressaltar a importância de
Alternativas
Q1183150 Odontologia
Ao nascer, o bebê tem o queixo pouco desenvolvido, o chamado retrognatismo fisiológico. Esta posição seria fisiologicamente compensada por meio da:
Alternativas
Q1146829 Odontologia

Uma criança de dois meses de idade foi encaminhada pelo pediatra do centro de saúde com os seguintes sinais e sintomas:


• Lesão esbranquiçada em toda a mucosa oral com aspecto de leite coalhado.

• Quadro de imunodepressão branda, revelado em exame.

• Hálito fétido.

• Boca ressecada, com aspecto seco.

• Relato de estado febril.

• Desnutrição.

• Relato de utilização de antibióticos em todo o primeiro mês de vida.


O quadro apresentado sugere

Alternativas
Q1115759 Odontologia
A deglutição inicia-se no útero, aproximadamente, na 12ª e 13ª semana gestacional. Ao nascimento, evidencia-se a necessidade de coordenar as funções de sucção, deglutição e respiração. Assim, a deglutição na infância depende de uma rede complexa de atividades motoras e sensoriais que estão intrinsecamente relacionadas à maturação neurológica. Em qual fase da deglutição as almofadas de gordura proporcionam firmeza à face e promovem a estabilidade na sucção, visto que o recém-nascido não tem a estabilidade mandibular necessária para uma sucção madura?
Alternativas
Q1064068 Odontologia

Leia o texto para responder a questão.

Um paciente do gênero masculino, melanoderma, recém-nascido com 10 dias de vida, apresentou lesão ulcerada de coloração esbranquiçada no ventre da língua provocada por dois incisivos centrais decíduos inferiores, presentes desde o nascimento. A mãe, preocupada, procurou atendimento odontológico, porque o bebê apresentava dificuldade na alimentação, choro, irritabilidade, dificuldade para dormir e perda de peso. Concomitantemente, a mãe apresentava lesões na mama devido ao trauma durante a amamentação.

Baseado no texto, pode-se concluir que a principal hipótese diagnóstica é:

Alternativas
Q901256 Odontologia

No que se refere à anatomia bucal e a noções de oclusão, julgue o item que se segue.


Os diastemas são considerados normais na primeira dentição, porque os dentes decíduos e o crescimento do esqueleto facial preparam espaço para que haja a erupção dos elementos permanentes na segunda dentição.

Alternativas
Q898518 Odontologia
De acordo com Morethson (2015) durante o período da amamentação há uma tendência de se evitar todo e qualquer método terapêutico, farmacológico ou não, que dificulte ou impeça o ato do aleitamento, em função principalmente das repercussões orgânicas e emocionais à mãe e ao lactente. Caso a prescrição de fármacos à nutriz seja imprescindível, o cirurgião-dentista há que se preocupar principalmente quanto à passagem dos fármacos para o leite materno e, subsequentemente, quanto à absorção pela criança. É correto afirmar que devem ser
Alternativas
Q884042 Odontologia
De acordo com a teoria ecológica da cárie, essa doença desenvolve-se em decorrência do consumo excessivo de açúcar, o que causa um desequilíbrio na microbiota do biofilme e a consequente perda mineral pela manutenção do pH baixo. As informações sobre hábitos alimentares da criança são indispensáveis para a avaliação da cariogenicidade da dieta, servindo como base para o plano de tratamento e a orientação de pacientes com atividade de cárie.

Tendo as informações apresentadas no texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, referente à cariogenicidade dos alimentos.


Por ter composição química mais complexa e ser rapidamente metabolizado, o amido apresenta alta cariogenicidade quando comparado aos açúcares.

Alternativas
Q813673 Odontologia

Com relação à prática odontológica, julgue o próximo item.

As mães devem ser orientadas a limpar, desde as primeiras semanas de vida, a cavidade oral da criança, com o auxílio de escovas específicas para recém-nascidos.

Alternativas
Q799656 Odontologia
Com relação à orientação para promoção de saúde bucal e prevenção das doenças bucais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: C
5: B
6: D
7: A
8: B
9: B
10: D
11: E
12: C
13: A
14: A
15: C
16: C
17: C
18: E
19: E
20: D