Questões de Concurso
Sobre patologias endodônticas: diagnóstico e tratamento em odontologia
Foram encontradas 825 questões
A periodontite apical é essencialmente uma doença inflamatória de etiologia microbiana, causada devido à infecção do sistema de canais radiculares. Sobre a microbiologia das infecções endodônticas, analise as afirmativas a seguir.
I. O tecido pulpar necrótico presente dentro do canal radicular por si só, ou seja, na ausência de infecção, é capaz de induzir ou perpetuar lesões de periodontite apical.
II. Bactérias do biofilme subgengival associadas à doença periodontal podem alcançar a polpa através dos canais laterais e promover necrose pulpar significante, levando a um dano pulpar irreversível.
III. O tamanho da lesão de periodontite apical é proporcional ao número de espécies de bactérias encontradas no canal radicular.
IV. Canais radiculares associados à fístula são associados a um número maior de espécies bacterianas contaminantes.
Está correto o que se afirma apenas em
( ) Em casos de inflamação pulpar aguda, em estágio avançado, a dor relatada pelo paciente pode ser pulsátil, excruciante, lancinante, contínua e espontânea.
( ) A pulpite reversível geralmente é sintomática, o paciente apresenta dor leve a moderada e que não alivia com uso de analgésicos.
( ) Em dentes de pacientes jovens, a inflamação crônica da polpa pode resultar na formação de um pólipo, condição conhecida como pulpite hiperplásica.
( ) A existência de exposição pulpar, por si só, é sinônimo de pulpite irreversível, sendo indicado o tratamento endodôntico convencional.
( ) A necrose pulpar geralmente é assintomática, no entanto, o paciente pode relatar episódios prévios de dor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Com relação aos procedimentos clínicos integrados em periodontia, endodontia, prótese e dentística, julgue o próximo item.
Lesões endoperiodontais são condições patológicas complexas que envolvem uma interação entre os tecidos pulpares e periodontais; seu surgimento ocorre devido à comunicação anatômica e funcional entre a polpa dentária e o periodonto em, por exemplo, canais acessórios e forame apical.
Situação-Problema:
Durante um tratamento endodôntico de um primeiro molar inferior com lesão periapical extensa, ocorreu extrusão de hipoclorito de sódio para os tecidos adjacentes. Qual conduta inicial deve ser adotada para minimizar complicações?
I. Dentes localizados em uma área de tumor maligno não devem ser extraídos.
II. Pacientes com pericoronarite grave ao redor do terceiro molar mandibular devem ter o dente extraído durante a fase aguda, se a abertura de boca do paciente permitir, para possibilitarresolução mais rápida do quadro.
III. Paciente comumdente comabscesso dentoalveolar apresenta contraindicação para exodontia durante a fase aguda.
IV.Extraçõesfeitas em áreas de radiação podem ser realizadas.
Está correto o que se afirma apenas em
I.A concrescência pode ocorrer antes ou depois da erupção dos dentes.
II.A concrescência é sempre causada por fatores genéticos e nunca por traumas locais.
III.A concrescência pode dificultar o tratamento restaurador devido às características anatômicas dos dentes envolvidos.
Assinale a alternativa correta:
(__)A necrose pulpar é frequentemente dolorosa antes de acometer o ligamento periodontal.
(__)A necrose pulpar não tratada pode causar periodontite apical aguda.
(__)A endodontia é o tratamento indicado para dentes com necrose pulpar e ápice fechado.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: