Questões de Concurso
Sobre patologias endodônticas: diagnóstico e tratamento em odontologia
Foram encontradas 804 questões
(__)Radiografias periapicais ajudam na localização precisa dos canais, especialmente com variação de ângulo.
(__)Nos molares superiores, a busca pelo canal mésio-palatino exige atenção especial devido a sua localização anatômica próxima ao mésio-vestibular.
(__)A remoção do teto da câmara pulpar é desnecessária para melhorar a visualização dos canais.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
I- Em fraturas de esmalte e dentina sem exposição pulpar, não é necessária qualquer terapia pulpar, mas é recomendado avaliar possível futura inflamação pulpar.
II- Capeamento pulpar direto, pulpectomia e pulpotomia são as condutas indicadas, respectivamente, para pulpites reversíveis, pulpites irreversíveis ou para dentes com necessidade de reabilitação protética e para dentes com rizogênese incompleta, em caso de fratura de esmalte e dentina com exposição pulpar.
III- Em caso de fratura radicular, nenhum procedimento endodôntico deve ser realizado na consulta de urgência, sendo recomendado o monitoramento clínico e radiográfico para observação clínica (casos sem mobilidade) e observar possíveis alterações radiculares que sugiram fratura radicular, respectivamente.
É CORRETO o que se afirma em:
As principais características clínicas de um pulpite reversível são dor de curta duração provocada, bem localizada e sensibilidade a estímulo térmico.
O cisto radicular é uma lesão cística não odontogênica de origem inflamatória.
A hipercementose consiste em uma proliferação neoplásica com deposição excessiva de cemento ao longo do cemento radicular.
Indique a opção que descreve suas características radiológicas.
Em relação aos cimentos endodônticos, pode-se afirmar:
A conduta mais indicada na consulta de urgência para alívio da dor do paciente é: