Questões de Odontologia - Patologias Endodônticas: Diagnóstico e Tratamento para Concurso

Foram encontradas 711 questões

Q2545453 Odontologia

“Juntamente com o diagnóstico e o plano de tratamento, o conhecimento da morfologia do canal radicular convencional e suas frequentes variações é um requisito básico para o sucesso endodôntico”.


De acordo com o texto acima, avalie as afirmações abaixo:


I. O clínico deve estar familiarizado com os vários caminhos que os canais seguem até o ápice. O sistema de canais pulpar é complexo, os canais podem se ramificar, se dividir e se fusionar novamente.


II. Os acessos cavitários nos dentes anteriores são geralmente preparados através da superfície oclusal dos dentes e os dos dentes posteriores são preparados através de acesso na superfície lingual.


III. Toda dentina cariada deve ser removida durante o preparo do acesso. Essa remoção previne que soluções de irrigação ultrapassem o isolamento absoluto e que restos de cárie e bactérias penetrem no sistema de canais radiculares.


IV. Depois de completado o preparo, o clínico deve remover toda a estrutura dental sem suporte para permitir a restaurabilidade e prevenir a fratura dentária. A remoção desnecessária de estrutura dentária deve ser evitada.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Q2545452 Odontologia

Paciente J.S.X., 19 anos, sexo feminino, procurou atendimento de urgência na Unidade Básica de Saúde, com relato de dor à mastigação na região superior direita. De acordo com as informações do paciente, o dente doía espontaneamente, mas atualmente a restauração soltou e o dente está aberto. Depois desse episódio, a paciente relata que o dente só dói quando entra alimento. (SIC).

Ao exame clínico, observou-se que o dente 36 apresentava cavidade cariosa extensa, em contato com a câmara pulpar, e presença de um tecido avermelhado.

Ao exame clínico realizado, observaram-se:

Dente 36: lesão cariosa extensa

Dente 37: restauração em amálgama oclusal satisfatória

Dente 46 e 47: restaurações plásticas oclusais satisfatórias.

Os demais dentes apresentaram-se hígidos ou com restaurações satisfatórias. Respostas aos testes de sensibilidade pulpar: 


Imagem associada para resolução da questão


Diante da descrição acima, assinale o diagnóstico e o tratamento de urgência mais indicado para a solução da queixa da paciente.

Alternativas
Q2533830 Odontologia
Paciente T.Y.U, 22 anos, masculino, procurou o serviço de odontologia da unidade do programa de saúde da família, queixando-se de quadro doloroso contínuo, com repercussão no momento da mastigação no dente 36. Paciente nega envolvimento sistêmico pessoal. Ao exame clínico, observa-se que o dente apresenta mancha marrom, sem brilho, e, com cavitação em esmalte e dentina, em faces oclusal e distal, sugestiva de cárie profunda, associada à quebra dentária de toda a face vestibular. Realizada anestesia troncular, seguida do início da limpeza coronária, com evidenciação de dentina desmineralizada de forma abundante e com comprometimento em profundidade em dentina. Diante da curetagem dentinária executada não houve a exposição de abertura dos condutos coronários pulpares. Foi realizado teste de vitalidade pulpar, o qual denotou ser positivo, com ausência de pulpite irreversível. A radiografia periapical evidencia a presença de uma discreta ponte dentinária sobre o corno pulpar coronário e ausência de patologias apicais. Levando-se em consideração a história clínica do presente caso, qual a conduta essencial que deverá ser adotada, com a finalidade de se promover a produção de dentina terciária e/ou reparadora, para a recuperação do dente, mantendo a vitalidade pulpar: 
Alternativas
Q2527953 Odontologia
Inflamação, acompanhada ou não de infecção, em um elemento dental que está, parcialmente, coberto pela gengiva, resultando em dor, inchaço local e halitose. Essa situação acontece, pricipalmente, pelo acúmulo de restos de alimentos na região e, muitas vezes, por difícil acesso, a escovação dos dentes não é suficiente para removê-los. O uso de anti-inflamatórios e analgésicos são indicados para diminuir o inchaço e aliviar a dor. Quando há sinais de infecção, o dentista deve recomendar o uso de antibióticos além de fisioterapia necessária. Essa afecção bucal é denominada de 
Alternativas
Q2501549 Odontologia
No que consiste a Amelogênese Imperfeita:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: A
5: B