Questões de Concurso Sobre patologias endodônticas: diagnóstico e tratamento em odontologia

Foram encontradas 825 questões

Q3185870 Odontologia

A periodontite apical é essencialmente uma doença inflamatória de etiologia microbiana, causada devido à infecção do sistema de canais radiculares. Sobre a microbiologia das infecções endodônticas, analise as afirmativas a seguir.


I. O tecido pulpar necrótico presente dentro do canal radicular por si só, ou seja, na ausência de infecção, é capaz de induzir ou perpetuar lesões de periodontite apical.


II. Bactérias do biofilme subgengival associadas à doença periodontal podem alcançar a polpa através dos canais laterais e promover necrose pulpar significante, levando a um dano pulpar irreversível.


III. O tamanho da lesão de periodontite apical é proporcional ao número de espécies de bactérias encontradas no canal radicular.


IV. Canais radiculares associados à fístula são associados a um número maior de espécies bacterianas contaminantes.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q3185869 Odontologia
Os espaços fasciais são áreas anatômicas potenciais que existem entre as fáscias e os órgãos subjacentes e outros tecidos. Durante a infecção endodôntica, tais espaços são potenciais áreas de disseminação de exsudato purulento. O espaço fascial com maior chance do exsudato purulento proveniente de uma infecção endodôntica se disseminar para o seio cavernoso é:
Alternativas
Q3183249 Odontologia
O diagnóstico e tratamento das patologias pulpares e perirradiculares são comuns na prática clínica odontológica. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo e assinale V se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Em casos de inflamação pulpar aguda, em estágio avançado, a dor relatada pelo paciente pode ser pulsátil, excruciante, lancinante, contínua e espontânea.
( ) A pulpite reversível geralmente é sintomática, o paciente apresenta dor leve a moderada e que não alivia com uso de analgésicos.
( ) Em dentes de pacientes jovens, a inflamação crônica da polpa pode resultar na formação de um pólipo, condição conhecida como pulpite hiperplásica.
( ) A existência de exposição pulpar, por si só, é sinônimo de pulpite irreversível, sendo indicado o tratamento endodôntico convencional.
( ) A necrose pulpar geralmente é assintomática, no entanto, o paciente pode relatar episódios prévios de dor.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3175695 Odontologia
As dores pulpares e periapicais são duas das razões pelas quais os pacientes procuram atendimento odontológico. A experiência de dor antes, durante ou após a terapia endodôntica é uma preocupação séria para pacientes e endodontistas. Em relação aos seus sinais, sintomas e diagnósticos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3175200 Odontologia
O conjunto de procedimentos e tratamentos realizados por profissionais da odontologia com o objetivo de restaurar a saúde bucal e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, é denominado de:
Alternativas
Q3175188 Odontologia
O nome do exame utilizado para registrar a condição bucal de um paciente, incluindo a disposição anatômica dos dentes, intervenções realizadas e condições patológicas é
Alternativas
Q3174387 Odontologia
Um paciente de 42 anos necessita de exodontia do terceiro molar inferior incluso. Durante a avaliação pré-operatória, o exame radiográfico revelou proximidade do dente com o canal mandibular. Qual seria a abordagem inicial mais adequada para minimizar o risco de parestesia? 
Alternativas
Q3174386 Odontologia
Na interpretação radiográfica, um radiolúcido periapical arredondado associado ao ápice de um dente com necrose pulpar é mais comumente diagnosticado como: 
Alternativas
Q3166719 Odontologia

Com relação aos procedimentos clínicos integrados em periodontia, endodontia, prótese e dentística, julgue o próximo item.


Lesões endoperiodontais são condições patológicas complexas que envolvem uma interação entre os tecidos pulpares e periodontais; seu surgimento ocorre devido à comunicação anatômica e funcional entre a polpa dentária e o periodonto em, por exemplo, canais acessórios e forame apical.

Alternativas
Q3157145 Odontologia
O material odontológico para endodontia que prepara o acesso para o canal é o(a):
Alternativas
Q3155967 Odontologia

Situação-Problema: 

Durante um tratamento endodôntico de um primeiro molar inferior com lesão periapical extensa, ocorreu extrusão de hipoclorito de sódio para os tecidos adjacentes. Qual conduta inicial deve ser adotada para minimizar complicações?

Alternativas
Q3155960 Odontologia
Situação-Problema: Durante um tratamento endodôntico de um molar superior com canal palatino calcificado, o clínico enfrenta dificuldade na instrumentação apical. Qual abordagem técnica é mais indicada?
Alternativas
Q3150475 Odontologia
Durante uma consulta odontológica, um paciente relata dor na região posterior da mandíbula, associada a um inchaço local. A radiografia revela uma lesão radiolúcida unilocular com limites bem definidos. Qual das seguintes alternativas descreve corretamente essa condição?
Alternativas
Q3144852 Odontologia
De acordo com o protocolo de atendimento endodôntico, a fratura coronária com exposição pulpar requer um tratamento específico dependendo do tempo transcorrido entre o trauma e a consulta. Qual é o procedimento indicado para uma fratura coronária com exposição pulpar ocorrida há menos de 24 horas? 
Alternativas
Q3144229 Odontologia
Durante exodontias de rotina é imperiosa a avaliação pré-operatória da saúde do paciente, para que a cirurgia seja realizada de maneira segura. Sobre a exodontia, analise as afirmativas a seguir.


I. Dentes localizados em uma área de tumor maligno não devem ser extraídos.
II. Pacientes com pericoronarite grave ao redor do terceiro molar mandibular devem ter o dente extraído durante a fase aguda, se a abertura de boca do paciente permitir, para possibilitarresolução mais rápida do quadro.
III. Paciente comumdente comabscesso dentoalveolar apresenta contraindicação para exodontia durante a fase aguda.
IV.Extraçõesfeitas em áreas de radiação podem ser realizadas.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3143399 Odontologia
Termo utilizado para descrever o desenvolvimento fisiológico contínuo e de formação do ápice radicular:
Alternativas
Q3141340 Odontologia
A concrescência é uma anomalia dentária caracterizada pela união de dois dentes na porção radicular. Assim, avalie as proposições:

I.A concrescência pode ocorrer antes ou depois da erupção dos dentes.
II.A concrescência é sempre causada por fatores genéticos e nunca por traumas locais.
III.A concrescência pode dificultar o tratamento restaurador devido às características anatômicas dos dentes envolvidos.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3141329 Odontologia
Um paciente de 25 anos apresenta uma lesão radiolúcida unilocular associada à coroa de um dente incluso. A lesão é assintomática e foi descoberta em um exame de rotina. Qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Q3141328 Odontologia
A necrose pulpar é uma condição em que a polpa dentária perde sua vitalidade. Sobre a necrose pulpar, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A necrose pulpar é frequentemente dolorosa antes de acometer o ligamento periodontal.
(__)A necrose pulpar não tratada pode causar periodontite apical aguda.
(__)A endodontia é o tratamento indicado para dentes com necrose pulpar e ápice fechado.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta: 
Alternativas
Q3135002 Odontologia
Durante uma consulta, um paciente relata dor e sensibilidade ao toque e a mudanças de temperatura em um dente específico. Qual é o diagnóstico mais provável e o tratamento recomendado?
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: D
5: A
6: B
7: C
8: D
9: C
10: B
11: A
12: D
13: D
14: A
15: B
16: D
17: C
18: B
19: A
20: D