Questões de Concurso
Sobre psicologia aplicada à odontologia em odontologia
Foram encontradas 72 questões
Texto I - caso clínico
Paciente do sexo masculino de 65 anos, proveniente da zona rural, procura atendimento odontológico com a seguinte queixa principal: “estou querendo recuperar meus dentes e sorriso como eram antes. Perdi todos os dentes e hoje vejo meus lábios finos e murchos. Quando mais jovem, eu descascava a cana com os dentes e as pessoas falavam que era como um leão, pois tinha os dentes fortes, bons, bonitos e um sorriso atraente. Fazia sucesso!” Além disso, o paciente também falou que a falta dos dentes atrapalha na hora de alimentar e falar. Acrescentou ainda que sente a boca mais seca e não sente o gosto dos alimentos como antes. No exame físico, o cirurgião-dentista observou que o paciente possuía apenas os dentes anteriores inferiores, tendo extraído todos os outros.
Texto II
As transformações que ocorrem nas propriedades da bucalidade durante o envelhecimento devem ser compreendidas pelo cirurgião-dentista. Ao falarmos de bucalidade, estamos também nos referindo à produção de subjetividades. E ao nos referirmos ao envelhecimento, urge perguntarmo-nos que subjetividades estão sendo produzidas neste envelhecer. (Envelhecimento e saúde bucal: aspectos da bucalidade nas transformações do corpo do idoso – Almeida e Souza, 2006)
Considerando os textos, a queixa principal do paciente está associada a qual propriedade da bucalidade?
Marcio, 9 anos, tem comportamento agitado, bate a mão na cabeça quando se desestabiliza sensorialmente. Tem inquietação motora, anda de um lado para o outro, passando pouco tempo sem a necessidade de se movimentar. Tem uma severa seletividade alimentar, não suporta sentir sabores doces e texturas pastosas.
Tais características do caso citado são referentes a qual transtorno do neurodesenvolvimento?
A Psicossociologia constitui-se numa das bases teóricas que norteiam as práticas dos psicólogos em comunidades. A escolha dessa abordagem teórica justifica-se na medida em que:
1. Realça a interdependência entre o psicológico e o social.
2. Enfatiza que, na análise do comportamento humano, não se pode reduzir o social às projeções imaginárias individuais, nem colocar o psicológico totalmente à mercê dos determinantes sociais.
3. Favorece o determinismo quer sociológico, quer psicológico.
4. Propõe vários níveis de análise dos comportamentos sociais: o do comportamento social individual, o das relações interpessoais, o dos comportamentos de grupo e dos processos coletivos.
Estão corretas apenas:
Considerando-se a psicologia em odontologia e o medo odontológico em odontopediatria, a psicologia comportamental sugere alguns métodos de intervenção como os descritos abaixo. Assim, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Dessensitização sistemática.
(2) Condicionamento.
(3) Modelagem.
( ) Envolve o aprendizado indireto, a partir dos pais ou outras crianças, ao vivo ou por meio de filmes.
( ) Busca reverter uma reação emocional negativa provocada durante o atendimento odontológico (como a dor), por meio de técnicas como o reforço positivo e o negativo.
( ) Semelhante à exposição gradual, mas foca especificamente em um aspecto do tratamento, como a anestesia local. É em geral aplicada em múltiplas sessões, e pode ser combinada com técnicas de relaxamento e respiração.
São considerados pacientes com necessidades especiais e classificados por Santos e Haddad como portadores de patologias de distúrbios comportamentais, EXCETO:
1- Higiene oral precária, xerostomia, excesso de cáries dentárias e doença periodontal;
2- Discinesia tardia, disfagia e reflexo de mordida prejudicada;
3- Aumento na incidência e severidade da abrasão da cervical dos dentes, bem como da mucosa gengival ocasionando lacerações gengivais devido a escovação excessiva.
Os achados listados correspondem, respectivamente, a
Relacione os riscos envolvidos na rotina odontológica com seus respectivos exemplos.
I. risco biológico II. risco psicossocial III. risco ergonômico IV. risco físico
( ) movimentos repetitivos ( ) exposição à ruídos ( ) exposição à fluidos corporais ( ) estresse
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Do ponto de vista psicológico, as crianças com TDAH (transtorno de déficit de atenção/hiperatividade) não costumam responder muito bem à técnica do reforço positivo (embora recomendada), contudo, apresentam uma excelente resposta à técnica de falar-mostrar-fazer, em que a criança se sente mais estimulada e o profissional consegue obter mais atenção do paciente em termos educativos (1ª parte). As crianças com TDAH apresentam menos comunicação verbal e interagem menos com o profissional durante as consultas. Assim, quando for possível, é importante fazer pausas breves e, em algumas ocasiões, até permitir que a criança levante da cadeira. As pausas durante os procedimentos também tenderão a ser mais frequentes, lembrando que serão mais efetivas se forem breves. O profissional pode determinar em que período da consulta haverá a pausa e pedir para que os cuidadores levem brinquedos e livros do gosto da criança para serem usados nesses intervalos (2ª parte).
A sentença está:
Sonis Stephent. Segredos em odontologia. Porto Alegre: Artomed, 2002, p. 22 (com adaptações).
O fato de as pessoas não gostarem de ir ao dentista geralmente está associado a experiências anteriores malsucedidas, sensações desconfortáveis já sentidas, casos de insucesso em tratamentos anteriores, medos, traumas etc. Em relação ao esquema da figura acima, que resume as relações entre dor, ansiedade, estresse e suas causas e reações, julgue os itens subseqüentes.
I As fobias podem ser tão intensas que as reações fisiológicas graves podem interferir com o funcionamento cotidiano do organismo, podendo ocorrer um desmaio no consultório dentário. II A ansiedade pode ser uma sensação desagradável de apreensão ou de perigo iminente na presença de um estímulo de dor, real ou imaginário, que o indivíduo associa à ameaça do seu bem-estar. III O estímulo provocado pela dor em um tratamento odontológico pode desencadear uma reação psicológica expressa pelo estresse. IV O estado de ansiedade pode levar a comportamentos de não encarar ou evitar ligar com o perigo, não aceitando uma intervenção odontológica. V O paciente com problemas médicos necessita apenas de auto-controle durante o tratamento odontológico, pois não corre risco de situações potencialmente danosas à sua integridade física.
A quantidade de itens certos é igual a
A esse respeito, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) par a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Hábito é o resultado da repetição de um ato com determinado fim, tornando-se com o tempo resistente a mudanças. ( ) Qualquer alteração poderá ocasionar anomalias estruturais das bases ósseas. ( ) O desequilíbrio muscular entre os lábios, a língua e as bochechas é responsável pelo formato das arcadas dentárias e da oclusão.
As afirmativas são, respectivamente,
(__)Angina pectoris - hiperventilação - hipoglicemia.
(__)Crise de tireóide - infarto do miocárdio - epilepsia.
(__)Insuficiência adrenal - urticária - crise de tireóide
(__)Hipertensão grave - eritema - incontinência urinária.
Assinale a alternativa com a sequência correta: