Questões de Odontologia - Psicologia Aplicada à Odontologia para Concurso
Foram encontradas 41 questões
Marcio, 9 anos, tem comportamento agitado, bate a mão na cabeça quando se desestabiliza sensorialmente. Tem inquietação motora, anda de um lado para o outro, passando pouco tempo sem a necessidade de se movimentar. Tem uma severa seletividade alimentar, não suporta sentir sabores doces e texturas pastosas.
Tais características do caso citado são referentes a qual transtorno do neurodesenvolvimento?
Considerando-se a psicologia em odontologia e o medo odontológico em odontopediatria, a psicologia comportamental sugere alguns métodos de intervenção como os descritos abaixo. Assim, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Dessensitização sistemática.
(2) Condicionamento.
(3) Modelagem.
( ) Envolve o aprendizado indireto, a partir dos pais ou outras crianças, ao vivo ou por meio de filmes.
( ) Busca reverter uma reação emocional negativa provocada durante o atendimento odontológico (como a dor), por meio de técnicas como o reforço positivo e o negativo.
( ) Semelhante à exposição gradual, mas foca especificamente em um aspecto do tratamento, como a anestesia local. É em geral aplicada em múltiplas sessões, e pode ser combinada com técnicas de relaxamento e respiração.
1- Higiene oral precária, xerostomia, excesso de cáries dentárias e doença periodontal;
2- Discinesia tardia, disfagia e reflexo de mordida prejudicada;
3- Aumento na incidência e severidade da abrasão da cervical dos dentes, bem como da mucosa gengival ocasionando lacerações gengivais devido a escovação excessiva.
Os achados listados correspondem, respectivamente, a
Relacione os riscos envolvidos na rotina odontológica com seus respectivos exemplos.
I. risco biológico II. risco psicossocial III. risco ergonômico IV. risco físico
( ) movimentos repetitivos ( ) exposição à ruídos ( ) exposição à fluidos corporais ( ) estresse
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Do ponto de vista psicológico, as crianças com TDAH (transtorno de déficit de atenção/hiperatividade) não costumam responder muito bem à técnica do reforço positivo (embora recomendada), contudo, apresentam uma excelente resposta à técnica de falar-mostrar-fazer, em que a criança se sente mais estimulada e o profissional consegue obter mais atenção do paciente em termos educativos (1ª parte). As crianças com TDAH apresentam menos comunicação verbal e interagem menos com o profissional durante as consultas. Assim, quando for possível, é importante fazer pausas breves e, em algumas ocasiões, até permitir que a criança levante da cadeira. As pausas durante os procedimentos também tenderão a ser mais frequentes, lembrando que serão mais efetivas se forem breves. O profissional pode determinar em que período da consulta haverá a pausa e pedir para que os cuidadores levem brinquedos e livros do gosto da criança para serem usados nesses intervalos (2ª parte).
A sentença está:
A esse respeito, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) par a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Hábito é o resultado da repetição de um ato com determinado fim, tornando-se com o tempo resistente a mudanças. ( ) Qualquer alteração poderá ocasionar anomalias estruturais das bases ósseas. ( ) O desequilíbrio muscular entre os lábios, a língua e as bochechas é responsável pelo formato das arcadas dentárias e da oclusão.
As afirmativas são, respectivamente,
(__)Angina pectoris - hiperventilação - hipoglicemia.
(__)Crise de tireóide - infarto do miocárdio - epilepsia.
(__)Insuficiência adrenal - urticária - crise de tireóide
(__)Hipertensão grave - eritema - incontinência urinária.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Assinale a opção que apresenta os ansiolíticos mais utilizados na Odontologia e suas principais vantagens.