Questões de Odontologia - Selante de Cicatrículas e Fissuras para Concurso
Foram encontradas 54 questões
Um dos traumatismos mais frequentes na dentição permanente é a fratura coronária. Para se manter a vitalidade pulpar, uma restauração bem sucedida de fratura coronária envolvendo apenas esmalte e dentina, sem que ocorra a exposição pulpar, requer um selamento hermético dos túbulos expostos. Pensando-se em um selamento por resina composta, é recomendado para este selamento o:
O uso de selantes pode ser dispensado em qual dos casos a seguir:
O exame clínico de paciente com 12 anos de idade, sexo masculino, mostra restauração Classe I em amálgama nos dentes 36 e 46, com presença de biofilme bacteriano dental visível nos dentes posteriores. Há lesão ativa de cárie na face vestibular dos dentes 35 e 45. A aplicação de selante oclusal nos segundos molares permanentes
O selante dentário é uma cobertura tipo plástica que aplicada na oclusal do dente protege os sulcos e fissuras. Esta região do dente é de difícil escovação, logo o selante protege o dente evitando a lesão de cárie. De acordo com as recomendações para a utilização de selantes, assinale a alternativa INCORRETA:
Selantes são usados principalmente em crianças, mas em certas circunstâncias, adultos podem receber os benefícios de sua utilização. São indicações para a aplicação de selantes, EXCETO:
Os programas de selamento de fissuras são uma estratégia eficaz na prevenção de cáries em crianças, no entanto, enfrentam desafios relacionados à acessibilidade, custo e adesão. A otimização desses programas envolve a identificação de crianças em maior risco, educação dos pais e cuidadores sobre a importância do selamento de fissuras, acesso facilitado a serviços odontológicos e monitoramento a longo prazo para garantir a eficácia contínua do selamento.
Devido à dificuldade das crianças em realizar uma higiene bucal eficaz nas áreas oclusais dos dentes, os selantes podem ser particularmente úteis nessa faixa etária. Eles proporcionam uma barreira protetora adicional, reduzindo a incidência de cáries.
I- O uso dos selantes de cicatrículas e fissuras constitui uma das formas preventivas para a cárie dentária, por promover a formação de barreira física entre o dente e o meio externo, através do preenchimento, em profundidade, das cicatrículas e fissuras das faces oclusais dos dentes, e consequentemente, diminuindo a retenção do biofilme dentário e o controle do crescimento da bactéria S. Mutans.
II- Dependendo do tipo de selante utilizado além da obstrução mecânica dos acidentes anatômicos, também é observada liberação periódica de flúor sobre o elemento dentário, favorecendo a diminuição da instalação e da progressão da doença cárie sobre o elemento dentário.
III- O selante, por ser biocompatível, forma uma barreira física (obstrução mecânica) entre a superfície dentária exposta e o meio bucal aumentando a resistência à cárie dentária devido às pequenas porções do material permanecerem no interior das cicatrículas e fissuras evitando, assim, o início do processo carioso.
Está CORRETO o que se afirma apena em:
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
A aplicação de ____________ é utilizada para a prevenção de cárie oclusal.
Sobre os critérios de seleção para a aplicação de selantes, analise as afirmativas.
I- Os primeiros e segundos molares permanentes, assim como os segundos molares decíduos são os candidatos mais importantes para receberem o selamento, visto que a indicação deste está diretamente relacionada à macromorfologia oclusal.
II- A maior susceptibilidade à cárie oclusal ocorre entre o período de início da erupção do dente e a oclusão funcional. Desta forma, a demora em providenciar proteção através da aplicação de selante tenderá a reduzir a sua eficácia, bem como a sua eficiência.
III- O selamento de todas as fossas e fissuras, apenas como medida preventiva deve ser definida em bases econômicas (custo-benefício), não sendo considerado um sobre tratamento.
IV- Os selantes estão indicados em pacientes com experiência anterior de lesões oclusais, ou, ainda, cuja atividade de cárie é favorável ao desenvolvimento de lesões nessas superfícies.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas: