Questões de Concurso
Sobre traumatismos dentários em odontologia
Foram encontradas 547 questões
I. A avulsão dentária requer reimplante imediato ou armazenamento do dente em meio adequado.
II. O traumatismo dentário deve ser tratado em um prazo de até 48 horas para evitar complicações.
III. Em casos de abscesso dentário, a drenagem e o uso de antimicrobianos podem ser indicados.
Das assertivas, está correto o que se afirma em:
I- Clinicamente, o dente encontra-se imóvel e usualmente deslocado para a direção palatina/lingual ou vestibular. O teste de percussão normalmente produz um som metálico característico. Ao teste de sensibilidade pulpar, o resultado é negativo.
II- Em dentes permanentes com rizogênese incompleta, recomenda-se aguardar a reerupção espontânea por 4 semanas do dente envolvido, independentemente do grau de intrusão. Caso esta não ocorra, procede-se ao tracionamento ortodôntico.
III- Em dentes permanentes com rizogênese completa, após uma luxação intrusiva, a polpa quase sempre se torna necrótica. Portanto, o tratamento endodôntico deve ser iniciado em 14 dias após o acidente, ou conforme a posição do dente permitir.
É CORRETO o que se afirma em:
I- O reposicionamento dentário (reimplante) deve ser imediatamente realizado. Quando não for possível o reimplante imediato, é importante que o paciente ou o responsável conheçam os métodos adequados de manipulação e armazenamento do dente, pois estes interferem diretamente no prognóstico.
II- Dentes permanentes avulsionados sempre requerem estabilização com esplintagem semi-rígida (fisiológica), por 14 dias, para manter o reimplantado dente em sua posição correta, proporcionando conforto ao paciente e melhora da função. Quando a avulsão ocorre em conjunção com uma fratura alveolar, o tempo de esplintagem deve ser de 4 semanas.
III- Em casos em que o dente permanente avulsionado não foi reimplantado imediatamente após o acidente, a história médica e a do acidente devem ser registradas, e o exame clínico realizado. Para o reimplante em ambiente profissional, a preparação da raiz depende da maturidade do dente (ápice aberto versus ápice fechado) e do tempo de ressecamento do dente antes de ser colocado em um meio de armazenamento. Em dentes permanentes com ápice fechado, um período inferior a 90 minutos de ressecamento é considerado o ponto em que a superfície radicular provavelmente ainda contém células com potencial para se regenerar, havendo, portanto, possibilidade de um reparo favorável.
É CORRETO o que se afirma em:
A opção pelo capeamento pulpar direto, nessa situação, é indicada em até
A conduta clínica mais indicada para esse caso clínico é:
Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta em relação ao processo de rizólise.
Analise as afirmativas abaixo sobre esse tipo de trauma.
I - Quando não tratada, a fratura coronorradicular resulta em dor à mastigação devido ao movimento do fragmento coronário.
II - Ionômero de vidro sem condicionamento ácido pode ser usado para conter o fragmento coronário.
III - Na consulta inicial, está indicada a realização da terapia pulpar para evitar infecção.
IV - Na consulta inicial, o principal objetivo é eliminar a dor, quando presente.
Em relação às alternativas, é CORRETO o que se afirma em: