Questões de Concurso Sobre traumatismos dentários em odontologia

Foram encontradas 547 questões

Q3235505 Odontologia
No contexto das urgências e emergências odontológicas, analise as assertivas abaixo:

I. A avulsão dentária requer reimplante imediato ou armazenamento do dente em meio adequado.
II. O traumatismo dentário deve ser tratado em um prazo de até 48 horas para evitar complicações.
III. Em casos de abscesso dentário, a drenagem e o uso de antimicrobianos podem ser indicados.

Das assertivas, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3221661 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta um dos principais fatores de risco anatômico ao Trauma Dentário:
Alternativas
Q3220062 Odontologia
As diferentes formas de luxação representam cerca de 40% de todos os traumatismos dentários, lesando, sobretudo, os tecidos de sustentação dos dentes envolvidos, e sua gravidade relaciona-se diretamente com o tipo. As luxações intrusivas são as mais graves e, em razão da grande possibilidade de comprometimento pulpar, há necessidade de intervenção endodôntica.
I- Clinicamente, o dente encontra-se imóvel e usualmente deslocado para a direção palatina/lingual ou vestibular. O teste de percussão normalmente produz um som metálico característico. Ao teste de sensibilidade pulpar, o resultado é negativo.
II- Em dentes permanentes com rizogênese incompleta, recomenda-se aguardar a reerupção espontânea por 4 semanas do dente envolvido, independentemente do grau de intrusão. Caso esta não ocorra, procede-se ao tracionamento ortodôntico.
III- Em dentes permanentes com rizogênese completa, após uma luxação intrusiva, a polpa quase sempre se torna necrótica. Portanto, o tratamento endodôntico deve ser iniciado em 14 dias após o acidente, ou conforme a posição do dente permitir.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3220061 Odontologia
A avulsão dentária caracteriza-se pelo completo deslocamento do dente para fora de seu alvéolo, com inevitável ruptura do feixe vasculonervoso e incidência de significativos danos às fibras periodontais. As principais complicações são necrose pulpar, reabsorção radicular e anquilose dentoalveolar. Considere as seguintes proposições a respeito do tratamento de urgência em casos de avulsão dentária.
I- O reposicionamento dentário (reimplante) deve ser imediatamente realizado. Quando não for possível o reimplante imediato, é importante que o paciente ou o responsável conheçam os métodos adequados de manipulação e armazenamento do dente, pois estes interferem diretamente no prognóstico.
II- Dentes permanentes avulsionados sempre requerem estabilização com esplintagem semi-rígida (fisiológica), por 14 dias, para manter o reimplantado dente em sua posição correta, proporcionando conforto ao paciente e melhora da função. Quando a avulsão ocorre em conjunção com uma fratura alveolar, o tempo de esplintagem deve ser de 4 semanas.
III- Em casos em que o dente permanente avulsionado não foi reimplantado imediatamente após o acidente, a história médica e a do acidente devem ser registradas, e o exame clínico realizado. Para o reimplante em ambiente profissional, a preparação da raiz depende da maturidade do dente (ápice aberto versus ápice fechado) e do tempo de ressecamento do dente antes de ser colocado em um meio de armazenamento. Em dentes permanentes com ápice fechado, um período inferior a 90 minutos de ressecamento é considerado o ponto em que a superfície radicular provavelmente ainda contém células com potencial para se regenerar, havendo, portanto, possibilidade de um reparo favorável.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3220053 Odontologia
Paciente infantil, 2 anos, sexo feminino, compareceu ao serviço de urgência odontológica acompanhada de responsável. Durante a anamnese, foi relatado que a criança acabara de cair em casa, com impacto em região anterior do lábio superior. Durante a inspeção visual, foi identificado que os dentes 51, 52, 61 e 62, apresentavam leve sensibilidade à percussão e palpação, porém com mobilidade normal, sem deslocamento dos elementos dentários e ausência de sangramento tanto em mucosa labial quanto em sulco gengival. Assinale a alternativa CORRETA correspondente à hipótese diagnóstica do traumatismo dentário descrito. 
Alternativas
Q3215576 Odontologia
A escolha pelo melhor tipo de tratamento em um trauma dental requer conhecimento das estruturas afetadas e um diagnóstico aprimorado. Nos dentes decíduos, as fraturas radiculares mais frequentemente encontradas nos traumas dentais são as
Alternativas
Q3215526 Odontologia
As luxações dentárias são lesões que acometem simultaneamente o periodonto e o tecido pulpar em diferentes graus. A lesão traumática das estruturas de suporte dos dentes, sem perda de substrato, em que o traumatismo não teve intensidade suficiente para provocar a ruptura do ligamento periodontal, não causando o deslocamento ou mobilidade do dente, mas promovendo sensibilidade à percussão, é denominada
Alternativas
Q3215507 Odontologia
Paciente do sexo masculino de 15 anos sofreu trauma dental no incisivo central superior direito, com fratura coronária em bizel incisal e pequena exposição pulpar, sem lesão periodontal.
A opção pelo capeamento pulpar direto, nessa situação, é indicada em até
Alternativas
Q3212908 Odontologia
O traumatismo dentário é uma ocorrência comum na prática odontológica. Em relação à avulsão dentária, qual a conduta mais indicada?
Alternativas
Q3212648 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta a informação correta em relação às lesões dos tecidos de suporte dos dentes decíduos.
Alternativas
Q3212647 Odontologia
Paciente de 9 anos, sexo feminino, sofreu fratura coronária com exposição pulpar de 3 mm no dente 12. Compareceu para atendimento odontológico 18 horas após o trauma. No exame clínico se observa sangue abundante com uma coloração vermelho-rutilante. Durante intervenção, constata-se remanescente pulpar com consistência firme e coloração róseo-avermelhada.

A conduta clínica mais indicada para esse caso clínico é:
Alternativas
Q3212632 Odontologia
A reabsorção radicular na dentição decídua (rizólise) é um processo fisiológico que precede a troca dos dentes.

Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta em relação ao processo de rizólise.
Alternativas
Q3212514 Odontologia
É importante reconhecer os diferentes tipos de traumatismo dentário, já que as condutas terapêuticas recomendadas são específicas para cada caso. Quando, como resultado de um trauma, o dente é empurrado para o interior de seu alvéolo e apresenta-se firmemente preso, com um som metálico ao teste de percussão e em infraoclusão, a nomenclatura dessa injúria traumática é
Alternativas
Q3205159 Odontologia
Uma das principais preocupações que o cirurgião-dentista deve ter em relação ao traumatismo dentário na dentição decídua é o impacto do trauma nos dentes permanentes em formação. São possíveis consequências do traumatismo aos dentes permanentes em desenvolvimento:
Alternativas
Q3205158 Odontologia
Os traumatismos dentários podem ocorrer tanto na dentição decídua quanto na permanente e têm etiologia diversa. O profissional deve ser capaz de realizar um bom diagnóstico e sempre que possível manter o elemento dentário em boca. Um dos tratamentos mais utilizados, sobretudo em casos de traumas que afetam as estruturas de suporte dentário, são as contenções. Considerando a dentição permanente, assinale a alternativa que apresenta a relação CORRETA entre tipo de traumatismo com o tipo de contenção utilizada.
Alternativas
Q3197956 Odontologia
O traumatismo dentário pode afetar diversas partes do dente, causando danos e impactos estéticos e sociais. Quando se tem uma fratura radicular abaixo da crista óssea e sem comunicação da fratura com o sulco gengival (dente permanente), é mais adequado realizar:
Alternativas
Q3195965 Odontologia
O índice de dentes permanentes cariados, obturados e perdidos (CPO-D) aos 12 anos de idade é utilizado mundialmente como uma importante referência para avaliação das condições de saúde bucal de uma população. Conforme os resultados do SB Brasil 2023, o CPO-D aos 12 anos de idade dos brasileiros é: 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Odontólogo |
Q3188649 Odontologia
O trauma dento alveolar é um evento relativamente comum em crianças. A fratura coronorradicular ocorre como resultado de um impacto horizontal, gerando, frequentemente, uma linha de fratura única.
Analise as afirmativas abaixo sobre esse tipo de trauma.

I - Quando não tratada, a fratura coronorradicular resulta em dor à mastigação devido ao movimento do fragmento coronário.
II - Ionômero de vidro sem condicionamento ácido pode ser usado para conter o fragmento coronário.
III - Na consulta inicial, está indicada a realização da terapia pulpar para evitar infecção.
IV - Na consulta inicial, o principal objetivo é eliminar a dor, quando presente.

Em relação às alternativas, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Odontólogo |
Q3188627 Odontologia
O traumatismo dentário é um evento relativamente comum na infância, especialmente entre 1 e 2 anos de idade. Assinale a alternativa que estabelece a relação correta entre tipo de traumatismo e a sua respectiva conduta.
Alternativas
Q3183244 Odontologia
Conforme as diretrizes para a prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde, nos casos de traumatismo dentoalveolar em que haja luxação lateral de dente permanente, o manejo clínico envolve:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: B
5: E
6: E
7: D
8: D
9: D
10: A
11: D
12: C
13: C
14: D
15: C
16: D
17: E
18: A
19: B
20: C