Questões de Concurso
Sobre traumatismos dentários em odontologia
Foram encontradas 520 questões
Com referência aos traumatismos dentoalveolares, diagnóstico e tratamento, julgue o item que se segue.
Em casos de luxação dentária extrusiva sem fratura, o tratamento ideal consiste no reposicionamento imediato do dente seguido de contenção com resina comporta por um período, em geral, de 6 a 8 semanas.
Com referência aos traumatismos dentoalveolares, diagnóstico e tratamento, julgue o item que se segue.
A solução salina balanceada de Hanks (HBSS) é recomendada pela Associação Internacional de Traumatologia Dentária como meio de armazenamento para dentes avulsionados.
Com referência aos traumatismos dentoalveolares, diagnóstico e tratamento, julgue o item que se segue.
Em casos de avulsão dentária, a radiografia é desnecessária, uma vez que a ausência do dente na cavidade alveolar é suficiente para confirmar o diagnóstico e o devido manejo clínico.
I. É importante observar presença de lesão na região do mento, principalmente em crianças, pois é sugestiva de fratura da cabeça da mandíbula.
II. Os dentes devem ser acompanhados quanto à futura necessidade de tratamento endodôntico, permanecendo sob os cuidados do cirurgião bucomaxilofacial, exclusivamente.
III. Dentes avulsionados podem ser mantidos em leite ou soro fisiológico e ser reimplantados em até algumas horas após o trauma, porém o maior percentual de sucesso será em reimplantes realizados precocemente após a avulsão.
IV. Antes de reposicionar o dente no alvéolo, deve-se limpar a superfície dentária com gaze e álcool 70% e realizar a raspagem radicular vigorosa.
Quais estão corretas?
( ) A luxação lateral consiste no deslocamento do dente em qualquer direção lateral, geralmente associada a uma compressão da parede alveolar.
( ) Nas luxações extrusivas, o dente deve ser imediatamente reposicionado no alvéolo, e uma contenção flexível deve ser realizada por duas semanas quando não há fratura óssea associada.
( ) No tratamento da luxação intrusiva em dentes com ápice fechado, quando a escolha for pelo reposicionamento cirúrgico, a contenção deverá permanecer por 4 semanas, e possivelmente o tratamento endodôntico deverá ser iniciado após duas semanas.
( ) Nas avulsões dentárias, a antibioticoterapia está indicada, e a medicação de escolha para os pacientes adultos com formação dentária concluída pode ser a tetraciclina.
( ) O leite e o soro fisiológico podem prolongar a viabilidade do ligamento periodontal por até 10 horas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1 1. Fratura coronorradicular. 2. Concussão. 3. Subluxação. 4. Luxação extrusiva. 5. Luxação lateral.
Coluna 2 ( ) Deslocamento do dente para fora do alvéolo em uma direção incisal/ axial.
( ) Lesão aos tecidos de suporte, sem mobilidade anormal ou deslocamento do dente, não é necessário nenhum tratamento.
( ) Lesão com perda de estrutura envolvendo esmalte, dentina e o cemento com ou sem exposição pulpar.
( ) Deslocamento traumático em qualquer direção, associada à fratura ou compressão de cortical óssea, geralmente causada por um impacto frontal.
( ) Lesão aos tecidos de suporte, com mobilidade, pode ser observado sangramento no sulco gengival, porém não é necessário realizar tratamento.
I.Traumas físicos, como mordidas e queimaduras por alimentos, são causas comuns de lesões na mucosa bucal.
II.Infecções virais, bacterianas ou fúngicas não estão associadas a lesões na mucosa bucal, pois acometem normalmente as células da língua.
III.A identificação da causa específica de uma lesão pode exigir exames complementares, como biópsias.
Assinale a alternativa correta:
I- Ausência dentária, fratura das paredes do alvéolo, lesões envolvendo os lábios e fratura coronária não complicada são elementos que podem ser observados durante o exame clínico de um paciente com avulsão dentária.
II- Diante da impossibilidade de reimplante, os meios mais adequados para armazenamento e transporte de um dente avulsionado são leite, solução salina balanceada de Hank (HBSS), saliva ou soro.
III- Dentes com rizogênese incompleta avulsionados e reimplantados antes da chegada ao consultório odontológico, com ou sem fratura alveolar/óssea associada, devem ser estabilizados em média por 21 dias com o auxílio de uma contenção rígida, com fios de aço ou de 0,050 nylon ” ou 1,0 mm.
IV- Obliteração do canal radicular, necrose pulpar, anquilose e reabsorção radicular são as complicações após reimplante dentário mais observadas.
V- A realização dos testes de percussão, mobilidade e vitalidade pulpar são os principais testes indicados durante a avaliação de um paciente com avulsão dentária.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
A subluxação refere-se a um traumatismo em que o dente afetado apresenta mobilidade aumentada, mas sem deslocamento dentário.
A fratura radicular vertical ocorre quando a linha de fratura segue longitudinalmente ao longo do eixo do dente; esse tipo de fratura apresenta um prognóstico mais favorável e tratamento mais simples.
Para minimizar os danos ao dente avulsionado, algumas recomendações podem ser úteis para aumentar as chances de reimplante bem-sucedido e evitar danos adicionais, como, por exemplo, solicitar imediatamente ao paciente para enxaguar o dente, segurando-o pela raiz dentária.
1.(_)A luxação dentária deve ser tratada com contenção semirrígida por até 10 dias.
2.(_)A avulsão dentária requer reimplante imediato e contenção semirrígida por 7 a 10 dias.
3.(_)A fratura radicular no terço médio não necessita de contenção.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta: