Questões de Concurso
Sobre carcinogênese em biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 26 questões
( ) Na maioria dos casos, estão envolvidos linfócitos de linhagem B, sendo que a causa citogenética mais comum é a translocação entre os cromossomos 12 e 21, t(12;21) (p13;q22) (TEL-AML1).
( ) Células leucêmicas podem infiltrar o tecido linfoide periférico, o sistema nervoso central, bem como os testículos.
( ) Os achados laboratoriais no hemograma geralmente são anemia, neutropenia e trombocitopenia. A intensidade dessas citopenias é diretamente proporcional ao grau de comprometimento da medula óssea pelas células blásticas leucêmicas e, na maioria dos casos, também ao número de blastos circulantes. A leucometria é variável, podendo ser baixa, normal ou alta, ou seja, desde uma leucopenia (1.000 leucócitos/μL) até uma leucocitose extrema, acima de 150.000 leucócitos/μL.
( ) A medula óssea é hipocelular, com contagem de blastos superior a 20% entre as células nucleadas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I - A calcitonina é um hormônio produzido pelas células C parafoliculares, sendo um marcador de carcinoma medular de tireóide. II - A alfafetoproteína é uma glicoproteína sintetizada pelo fígado, porém ela é um marcador tumoral exclusivamente de células germinativas. III - O CA-125 é um marcador muito utilizado no diagnóstico de neoplasia de pâncreas. IV - O marcador tumoral CA-19.9 pode ser utilizado no diagnóstico de neoplasia de estômago, vias biliares, colorretal. V - O marcador tumoral CA-15.3 é comumente utilizado no diagnóstico de câncer de mama e de bexiga.

Leia as afirmativas a seguir:
I. Câncer é o crescimento ordenado de células sem invasão de órgãos ou tecidos.
II. À luz da Constituição federal, a saúde não é direito de todos.
Marque a alternativa CORRETA:
1) A lesão intraepitelial escamosa de baixo grau (LSIL) compreende células maduras com núcleos discarióticos. 2) A lesão intraepitelial escamosa de alto grau (HSIL) compreende efeito citopático do HPV. 3) A HSIL envolve as células com menor maturidade citoplasmática que na LSIL. 4) A coilocitose define o efeito citopático do HPV e compreende LSIL.
Estão corretas, apenas:
1) aumento acentuado do tamanho da célula. 2) formas bizarras das células. 3) binucleação ou multinucleação é comum. 4) hipercromasia acentuada é um achado clássico.
Estão corretas, apenas:
Essa figura mostra uma microscopia de luz de um exame
histopatológico de pulmão, em que se identifica(m)
A) Neste estágio as células geneticamente alteradas sofrem o efeito lento e gradual dos agentes cancerígenos sendo transformadas em células malignas. B) Caracteriza-se pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. C) As células sofrem o efeito dos carcinógenos que provocam modificações em alguns de seus genes. Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
Na colheita de um esfregaço da cavidade oral, deve-se inicialmente fazer a retirada do material necrótico e do pus, com posterior raspagem com pressão sobre a lesão.
O exame citológico do sedimento urinário deve ser feito em duas amostras colhidas pela manhã e pela tarde, porque a amostra matinal é menos celularizada, apresenta numerosas células degeneradas.
Os lavados brônquicos e os escarros com muito pus devem ser mantidos no refrigerador por uma noite, para que haja degeneração do pus deixando as células neoplásicas íntegras.