Questões de Concurso
Sobre carcinogênese em biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 25 questões
I - A calcitonina é um hormônio produzido pelas células C parafoliculares, sendo um marcador de carcinoma medular de tireóide. II - A alfafetoproteína é uma glicoproteína sintetizada pelo fígado, porém ela é um marcador tumoral exclusivamente de células germinativas. III - O CA-125 é um marcador muito utilizado no diagnóstico de neoplasia de pâncreas. IV - O marcador tumoral CA-19.9 pode ser utilizado no diagnóstico de neoplasia de estômago, vias biliares, colorretal. V - O marcador tumoral CA-15.3 é comumente utilizado no diagnóstico de câncer de mama e de bexiga.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Câncer é o crescimento ordenado de células sem invasão de órgãos ou tecidos.
II. À luz da Constituição federal, a saúde não é direito de todos.
Marque a alternativa CORRETA:
1) A lesão intraepitelial escamosa de baixo grau (LSIL) compreende células maduras com núcleos discarióticos. 2) A lesão intraepitelial escamosa de alto grau (HSIL) compreende efeito citopático do HPV. 3) A HSIL envolve as células com menor maturidade citoplasmática que na LSIL. 4) A coilocitose define o efeito citopático do HPV e compreende LSIL.
Estão corretas, apenas:
1) aumento acentuado do tamanho da célula. 2) formas bizarras das células. 3) binucleação ou multinucleação é comum. 4) hipercromasia acentuada é um achado clássico.
Estão corretas, apenas:
Essa figura mostra uma microscopia de luz de um exame
histopatológico de pulmão, em que se identifica(m)
A) Neste estágio as células geneticamente alteradas sofrem o efeito lento e gradual dos agentes cancerígenos sendo transformadas em células malignas. B) Caracteriza-se pela multiplicação descontrolada e irreversível das células alteradas. C) As células sofrem o efeito dos carcinógenos que provocam modificações em alguns de seus genes. Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:
Na colheita de um esfregaço da cavidade oral, deve-se inicialmente fazer a retirada do material necrótico e do pus, com posterior raspagem com pressão sobre a lesão.
O exame citológico do sedimento urinário deve ser feito em duas amostras colhidas pela manhã e pela tarde, porque a amostra matinal é menos celularizada, apresenta numerosas células degeneradas.
Os lavados brônquicos e os escarros com muito pus devem ser mantidos no refrigerador por uma noite, para que haja degeneração do pus deixando as células neoplásicas íntegras.
Todo esfregaço citológico deve ser imediatamente fixado para evitar dessecamento, a fim de que as células guardem as características tintoriais.