A Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) tem como causa o acúmul...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q3182104 Não definido
A Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) tem como causa o acúmulo de mutações somáticas em células precursoras da linhagem linfoide B ou T (linfoblastos), levando a um descontrole da proliferação celular, interrupção na diferenciação e resistência à indução apoptótica. Analise as assertivas abaixo sobre essa leucemia, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na maioria dos casos, estão envolvidos linfócitos de linhagem B, sendo que a causa citogenética mais comum é a translocação entre os cromossomos 12 e 21, t(12;21) (p13;q22) (TEL-AML1).
( ) Células leucêmicas podem infiltrar o tecido linfoide periférico, o sistema nervoso central, bem como os testículos.
( ) Os achados laboratoriais no hemograma geralmente são anemia, neutropenia e trombocitopenia. A intensidade dessas citopenias é diretamente proporcional ao grau de comprometimento da medula óssea pelas células blásticas leucêmicas e, na maioria dos casos, também ao número de blastos circulantes. A leucometria é variável, podendo ser baixa, normal ou alta, ou seja, desde uma leucopenia (1.000 leucócitos/μL) até uma leucocitose extrema, acima de 150.000 leucócitos/μL.
( ) A medula óssea é hipocelular, com contagem de blastos superior a 20% entre as células nucleadas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas