Questões de Concurso Sobre coleta, esfregaço e coloração em hematologia em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 345 questões

Q3247317 Biomedicina - Análises Clínicas
Em processos de eletroforese de hemoglobina, a adequada preparação da amostra e a escolha do gel são fundamentais. Qual fator explica a importância desse cuidado pré-analítico?
Alternativas
Q3213746 Biomedicina - Análises Clínicas
Um paciente realiza coleta de sangue para análise laboratorial. Durante o transporte da amostra, observa-se que a mesma foi submetida a uma temperatura elevada. Nesse caso, o impacto mais provável é: 
Alternativas
Q3208934 Biomedicina - Análises Clínicas
Identifique a técnica adequada para a realização de um esfregaço sanguíneo manual que permita uma avaliação microscópica clara da morfologia celular:
Alternativas
Q3201801 Biomedicina - Análises Clínicas
A confecção de esfregaços sanguíneos durante o procedimento de hematologia clínica tem como principal objetivo:
Alternativas
Q3201800 Biomedicina - Análises Clínicas
Em tubos de coleta de sangue qual o principal tipo de anticoagulante presente?
Alternativas
Q3196812 Biomedicina - Análises Clínicas
A microscopia de esfregaços sanguíneos, quando adequadamente preparados e corados, é essencial para a visualização de elementos anormais. Os pequenos corpúsculos ovais conhecidos como corpos de inclusões de Döhle, que são corados em tons de azul com a coloração de Wright, podem ser encontrados no citoplasma dos:
Alternativas
Q3196804 Biomedicina - Análises Clínicas
A leishmaniose, em suas diferentes formas clínicas, é um grande problema de saúde pública no Brasil e em diversos países do mundo. Nos esfregaços ou biopsias de tecidos humanos infectados pelo gênero Leishmania, esses parasitas podem ser visualizados sob a forma:
Alternativas
Q3191546 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico de diabetes mellitus (DM) deve ser estabelecido pela identificação de hiperglicemia. Para isto, podem ser usados a glicemia plasmática de jejum (GJ), o teste de tolerância à glicose por via oral (TTGO) e a hemoglobina glicada (HbA1c). Análise as alternativas abaixo, e assinale a opção correta.
Alternativas
Q3188848 Biomedicina - Análises Clínicas
A coloração de Gram é uma coloração composta que utiliza mais de um corante, além de um fixador e um descolorante. Quais das substâncias abaixo se constitui no agente descolorante na coloração de Gram:
Alternativas
Q3188700 Biomedicina - Análises Clínicas
A câmara de Neubauer, também conhecida como hemocitômetro, é uma lâmina grossa de uso microscópico, com formato retangular e normalmente de vidro, com uma depressão no centro, utilizada para fazer contagem de células por unidade de volume de uma suspensão. Podem ser contadas as células sanguíneas, tais como eritrócitos e leucócitos, assim como células oriundas de outros procedimentos invasivos para investigação de determinadas patologias. Em relação à contagem de eritrócitos e leucócitos em câmara de Neubauer, analise as alternativas e marque a correta:
Alternativas
Q3182106 Biomedicina - Análises Clínicas
É uma proteína ligadora de cobre que migra com as α2-globulinas. Sintetizada no fígado, é constituída de uma única cadeia polipeptídica. Embora os seus níveis séricos sejam baixos ao nascimento, chegam entre 20 a 40 mg/dL em adultos normais, apresentando aumentos de até duas vezes a concentração normal diante de terapia contraceptiva e na gravidez, ou como reagente de fase aguda. Cada molécula dessa proteína pode ligar até seis átomos de cobre, os quais lhe conferem uma cor azulada. A combinação da cor azul à cor amarela de outros cromógenos plasmáticos resulta em plasma de cor verde rico com essa proteína. Essa aparência esverdeada é observada com frequência em bolsas de plasma doado para transfusão. O trecho refere-se à:
Alternativas
Q3177434 Biomedicina - Análises Clínicas
Em um hemograma completo, são analisados os seguintes componentes do sangue:

 Eritrócitos.
 Leucócitos.
 Plaquetas.
 Hemoglobina.
Hematócrito.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre o componente e sua característica.
Alternativas
Q3177421 Biomedicina - Análises Clínicas
Durante a coleta de sangue venoso, algumas práticas são essenciais para garantir a qualidade da amostra e a segurança do paciente. Qual das alternativas abaixo apresenta a prática correta? 
Alternativas
Q3177004 Biomedicina - Análises Clínicas
O ciclo do sangue é realizado com o objetivo de verificar se o candidato à doação possui níveis de hemoglobina dentro das possibilidades. Caso o resultado seja acima ou abaixo dos valores indicados, o indivíduo é orientado a procurar serviços médicos. O ciclo do sangue possui os seguintes setores:

I. Captação e conscientização de doadores.
II. Triagem clínica e hematológica.
III. Coleta de sangue.
IV. Fracionamento.
V. Distribuição.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q3176998 Biomedicina - Análises Clínicas
Infecções virais e bacterianas no sangue são causadas por microrganismos que entram na corrente sanguínea. Os sintomas são semelhantes, como febre, dor no corpo, cansaço, indisposição e inapetência. São tipos de exame realizados para detectar infecções bacterianas e infecções virais, respectivamente:
Alternativas
Q3176985 Biomedicina - Análises Clínicas
O exame de tipagem sanguínea serve para avaliar qual tipo sanguíneo o indivíduo possui. Nesse sentido, assinale a alternativa que define corretamente a forma como esse exame é realizado. 
Alternativas
Q3155695 Biomedicina - Análises Clínicas
“A hematopoiese é regulada por fatores de crescimento específicos que controlam a formação dos elementos do sangue” (Hoffbrand & Moss, 2019). Qual fator é diretamente responsável pela produção de eritrócitos na medula óssea?
Alternativas
Q3144760 Biomedicina - Análises Clínicas
Uma paciente do sexo feminino, 70 anos, foi internada, no inverno (temperatura ambiente de 9°C), em um hospital privado no Rio Grande do Sul devido a processo infeccioso. Seu eritrograma apresentou o seguinte resultado: eritrócitos de 2,85x106 /mm3 (baixo), hemoglobina de 12,9 g/dL, hematócrito de 31,9%, Volume Corpuscular Médio (VCM) de 112 fL (alto), concentração de hemoglobina corpuscular média de 40,3 g/dL (resultado muito alto) e RDW (Red Cell Distribution Width) de 11,6%. Apresentou leucocitose (18.500/mm3 ). Na microscopia, foram observados conglomerados de eritrócitos. A amostra foi aquecida em banho maria a 37°C e processada novamente no equipamento hematológico, onde observou-se aumento no número de eritrócitos (4,01x106 /mm3 ) e redução significativa no VCM (95 fL) e no CHCM (32,8 g/dL). Diante do exposto, provavelmente se trata de um caso de:
Alternativas
Q3122938 Biomedicina - Análises Clínicas
O diabetes mellitus (DM) continua sendo objeto de pesquisa, dadas as constantes informações que os estudos clínicos e os novos recursos laboratoriais incorporam à prática médica a cada dia e com maiores rapidez e eficiência. Para o acompanhamento do portador de DM, a hemoglobina glicada (A1C) tem se firmado como ferramenta útil depois de ter sido validada por estudos clínicos importantes sobre a avaliação do impacto do rígido controle glicêmico sobre a incidência e a progressão das complicações do diabetes. Essas pesquisas demonstraram que manter o nível de A1C abaixo de 7% reduz o risco de desenvolvimento das complicações dessa doença.

SUMITA, N, M.; ADRIOLO, A.: Importância da hemoglobina glicada no controle do diabetes mellitus e na avaliação de risco das complicações crônicas. Medicina Laboratorial. J. Bras. Patol. Med. Lab. 44 (3). Jun. 2008 (adaptado).

Sendo um importante exame clínico na avaliação de pacientes com diabetes mellitus, os critérios pré-analíticos para a dosagem de hemoglobina glicada são extremamente importantes na confiabilidade dos resultados emitidos pelo laboratório clínico.

Assinale a alternativa que apresenta um critério préanalítico de rejeição da amostra para a realização do exame hemoglobina glicada.
Alternativas
Q3122937 Biomedicina - Análises Clínicas
A gasometria arterial é um exame multiparamétrico muito importante na avaliação clínica de distúrbios respiratórios e metabólicos em pacientes clinicamente graves. Esse exame pode ser utilizado tanto para pacientes em condições agudas quanto em condições crônicas e possibilita a identificação da origem de quadros de acidose ou alcalose. A utilização de outros exames complementares auxilia o diagnóstico clínico e possibilita o tratamento terapêutico adequado a cada paciente. Na situação de um paciente de longa permanência na unidade de terapia intensiva de um hospital, alterações da gasometria indicam a presença de um quadro de acidemia desse paciente.
Qual é o exame mais adequado para indicação de uma situação clínica de acidemia crônica?
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: B
5: B
6: C
7: A
8: A
9: B
10: B
11: D
12: C
13: A
14: D
15: D
16: A
17: B
18: D
19: B
20: D