Questões de Concurso
Comentadas sobre exame de rotina de urina: coleta, realização e interpretação em biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 41 questões
O exame de velocidade de hemossedimentação (VHS) é um exame sensível, mas pouco específico, dos processos inflamatórios e(ou) infecciosos. Apesar de ainda ser solicitado, mais por costume do que por sua real utilidade, ele vem sendo substituído por outros marcadores mais específicos de inflamação. Acerca desse exame, julgue o item subsequente.
Para realizar o exame de VHS, não é necessário nenhum
preparo, e o jejum não é obrigatório.
Com relação ao diagnóstico laboratorial das infecções do trato urinário (ITU), julgue o seguinte item.
A triagem para o diagnóstico de ITU pode ser feita por meio
do exame de elementos anormais e sedimentoscopia (EAS),
que é composto pelos exames físico, químico e
microscópico.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os achados na fita reagente com as possíveis patologias.
COLUNA I
1. Presença de proteínas
2. pH ácido
3. Nitritos positivos
4. Glicose positiva
COLUNA II
( ) Doença renal crônica
( ) Infecção do trato urinário por bactérias redutoras de nitrato
( ) Distúrbios metabólicos, como diabetes
( ) Acidose tubular renal ou acidose metabólica
Assinale a sequência correta.
Qual dos seguintes achados no exame de urina pode indicar uma possível infecção do trato urinário?
I, analise as afirmativas abaixo. I. O exame de urina atual inclui o exame físico e as análises químicas e microscópicas. As análises químicas foram simplificadas, com a utilização da química seca nas tiras reagentes.
II. A detecção e quantificação de elementos figurados presentes na urina são importantes para o diagnóstico de diversas doenças renais e das vias urinárias.
III. Para coleta da amostra de urina, deve ser utilizado um recipiente descartável, limpo, de preferência com entrada larga e à prova de vazamento. Deve ser de material inerte, livre de partículas e substâncias interferentes.
Está(ão) correta(s):
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale com F as falsas e com V as verdadeiras.
( ) O tempo da coleta entre a coleta e a realização do exame não prejudica a validade dos resultados. ( ) Secreções vaginais e uretrais não comprometem o resultado do exame de urina. ( ) A determinação do pH pode ser substituída pela referência da reação (ácida, alcalina e ligeiramente ácida) com o uso de indicadores apropriados. Caso seja necessária a determinação mais exata do pH, podem ser utilizadas tiras reagentes. ( ) Um aumento de leucócitos (piócitos) na urina indica processo inflamatório das vias urinárias, podendo estar localizado desde os glomérulos até a uretra, sendo ou não de causa infecciosa.
Assinale a sequência correta.
Considerando esse caso clínico hipotético e os diversos aspectos a ele relacionados, julgue o item.
Nesse caso, a presença de leucócitos na urina sugere
infecção bacteriana no trato urinário.
Um indivíduo do sexo masculino foi encaminhado a um laboratório de análises clínicas para a realização de exames completos de urina (EAS), fezes, hemograma e lipidograma, bem como dosagem de glicose. Esse indivíduo foi devidamente instruído pelo atendente acerca dos cuidados para a adequada coleta dos materiais e das condições de jejum necessárias aos exames.
Com relação à situação apresentada acima, julgue o item seguinte.
A urinálise avalia a presença de sedimentos microscópicos
na urina, não sendo indicada para determinação de
características gerais da urina nem dosagem bioquímica.
Um paciente, internado para tratamento de insuficiência renal crônica, recebeu diversas soluções e medicações por via endovenosa, entre elas espironolactona (diurético), trimetoprim e sulfametoxazol, apresentou parada cardíaca e teve de ser reanimado. Os resultados de alguns dos exames laboratoriais realizados foram 140 mmol/L de Na, 8,1 mmol/L de K, eletrocardiograma mostrando alargamento de QRS e onda T em pico, dosagem de creatina cinase dentro da faixa de normalidade, hemograma mostrando VCM e HCM baixos e discreta leucocitose com desvio à esquerda, proteinúria superior a 150 mg/dL, presença de cilindros hialinos ao exame do sedimento urinário.
Em relação à situação hipotética acima, julgue o seguinte item.
Considerando-se os aspectos macroscópicos do exame de urina e suas possíveis causas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Urina espumosa.
(2) Cor rosa/avermelhada.
(3) Cor laranja.
( ) Fármacos.
( ) Sangue.
( ) Proteinúria.