Questões de Concurso
Sobre imunologia básica em biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 109 questões
O tipo de morte celular em que ocorre perda da integridade da membrana e extravasamento dos conteúdos celulares, em consequência da ação de enzimas degradativas, é definido como:
No enfrentamento da pandemia da covid-19, a realização de testes laboratoriais para o diagnóstico do vírus foi fundamental e necessária. Para além da liberação do laudo laboratorial, a testagem é peça fundamental na ampliação do conhecimento da dinâmica e do controle da cadeia de transmissão, história natural da doença, incluindo-se possíveis alterações genômicas, e gestão da resposta à pandemia. Com referência aos testes utilizados nesse contexto, julgue o item a seguir.
O teste rápido de antígeno detecta a presença de um antígeno
do vírus SARS-CoV-2 e tem a vantagem de ser prático por
não necessitar de ambiente laboratorial e permitir um
resultado em cerca de 15 minutos; também conhecido como
Panbio covid-19, apresenta uma sensibilidade de 98,1%.
I. As respostas dos linfócitos T citotóxicos aos tumores são frequentemente induzidas pelo reconhecimento dos antígenos tumorais nas células apresentadoras de antígeno.
II. Uma vez que as células TCD8+ virgens se diferenciem em células efetoras, elas se tornam capazes de exterminar células que expressam antígenos relevantes sem a necessidade de coestimulação ou ajuda de células T.
III. Os antígenos proteicos dos microrganismos que entram no corpo são capturados, sobretudo, pelas células dendríticas e concentrados nos órgãos linfoides periféricos, onde a resposta imunológica é iniciada.
Está CORRETO o que se afirma:
A respeito dos exames e testes laboratoriais empregados na imunologia, bem como da quantificação de proteínas, julgue o item que se segue.
A quantificação de proteínas pode ser usada para analisar a
fase aguda de uma infecção, na qual se espera que a dosagem
de proteína C reativa esteja aumentada e a de albumina
reduzida.
Julgue o item a seguir, acerca de bioimpedância e transdutores.
A membrana celular possui caráter predominantemente
capacitivo em baixas frequências e, por isso, se comporta
como uma barreira para o fluxo de corrente nessa faixa de
frequências.
A utilização de organoides celulares representou um grande avanço nos estudos de biologia do desenvolvimento e no estudo de doenças e terapias. Acerca das vantagens do uso de organoides, julgue o item subsequente.
A ausência de células do sistema imune na cultura do
organoide permite o estudo de respostas inflamatórias a
infecções ou drogas.