“As doenças autoimunes resultam de uma resposta imunológica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3155701 Biomedicina - Análises Clínicas
“As doenças autoimunes resultam de uma resposta imunológica contra antígenos próprios” (Janeway et al., 2020). Qual das condições abaixo é caracterizada pela produção de anticorpos antinucleares (ANA) e lesões sistêmicas?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune crônica que afeta diversos órgãos e sistemas do corpo. Uma das características principais do LES é a produção de autoanticorpos, incluindo os anticorpos antinucleares (ANA).

  • Anticorpos antinucleares (ANA): São anticorpos direcionados contra o núcleo das células do próprio organismo. A presença de ANA é um importante marcador diagnóstico do LES, embora não seja específico da doença, podendo estar presente em outras condições autoimunes.
  • Lesões sistêmicas: O LES pode causar inflamação e danos em diversos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins, pulmões, coração e cérebro. As manifestações clínicas do LES são variadas e podem incluir fadiga, febre, dor nas articulações, erupções cutâneas, problemas renais, anemia, entre outros.

⚕️QUESTÃO SOBRE DOENÇAS AUTOIMUNES

ALTERNATIVA CORRETA: [A] Lúpus eritematoso sistêmico.

✏️JUSTIFICATIVA

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune caracterizada pela produção de anticorpos antinucleares (ANA), que atacam os próprios tecidos do corpo. Esses anticorpos são direcionados contra componentes do núcleo das células, levando à inflamação e lesões sistêmicas, afetando diversos órgãos como a pele, rins, coração e pulmões. A presença de ANA no sangue é um marcador importante para o diagnóstico do LES.

⚠️ANÁLISE DAS DEMAIS ALTERNATIVAS

❌ [B]: Esclerose múltipla não é caracterizada pela produção de anticorpos antinucleares (ANA). É uma doença autoimune em que o sistema imunológico ataca a bainha de mielina que cobre os nervos do sistema nervoso central, levando a problemas neurológicos.

❌ [C]: Artrite séptica não é uma doença autoimune, mas sim uma infecção das articulações causada por microorganismos, como bactérias. Não envolve a produção de anticorpos antinucleares (ANA).

❌ [D]: Diabetes mellitus tipo 2 não é uma doença autoimune, mas uma doença metabólica caracterizada pela resistência à insulina e pela disfunção das células beta do pâncreas. Não está relacionada à produção de anticorpos antinucleares (ANA).

❌ [E]: Doença celíaca é uma doença autoimune que afeta o intestino delgado devido à resposta imunológica ao glúten, mas não é caracterizada pela produção de anticorpos antinucleares (ANA). A doença é associada a anticorpos como anti-transglutaminase.

RESUMO

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença autoimune associada à produção de anticorpos antinucleares (ANA) e apresenta lesões sistêmicas em vários órgãos.

‼️PONTOS CHAVE

◊ O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é caracterizado pela presença de anticorpos antinucleares (ANA) no sangue.

◊ O LES pode causar lesões sistêmicas em vários órgãos, como pele, rins e pulmões.

◊ A esclerose múltipla e outras doenças autoimunes, como a doença celíaca, não são associadas aos anticorpos antinucleares (ANA).

◊ O diagnóstico do LES frequentemente envolve a detecção de ANA no sangue do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo