Questões de Biomedicina - Análises Clínicas - Técnicas Sorológicas e de Imunofluorescência para Concurso

Foram encontradas 240 questões

Q3075467 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre os principais parâmetros plaquetários avaliados em exames laboratoriais, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3075463 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre os princípios da técnica de imunocromatografia, utilizada em testes rápidos de diagnóstico, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3075461 Biomedicina - Análises Clínicas
O teste de aglutinação em látex é uma técnica utilizada para a detecção de antígenos ou anticorpos através da aglutinação de partículas de látex revestidas com anticorpos ou antígenos específicos. Indique qual das opções a seguir descreve corretamente um passo metodológico crucial no procedimento da aglutinação em látex:
Alternativas
Q3075460 Biomedicina - Análises Clínicas
O teste ELISA é uma técnica amplamente utilizada para a detecção de antígenos ou anticorpos em amostras biológicas. Indique qual das opções a seguir descreve corretamente um passo metodológico crucial no procedimento do ELISA: 
Alternativas
Q3071716 Biomedicina - Análises Clínicas
Marque a opção que contenha apenas exames que são realizados pela metodologia de imunofluorescência indireta (IFI):
Alternativas
Q2573427 Biomedicina - Análises Clínicas

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria espiroqueta Treponema pallidum, transmitida predominantemente pelo contato sexual. Quando não tratada, a doença pode progredir, tornando-se crônica e com manifestações sistêmicas. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


O teste utilizado rotineiramente no laboratório para o diagnóstico da sífilis é o VDRL, que permite testagem qualitativa e quantitativa.

Alternativas
Q2573407 Biomedicina - Análises Clínicas

No enfrentamento da pandemia da covid-19, a realização de testes laboratoriais para o diagnóstico do vírus foi fundamental e necessária. Para além da liberação do laudo laboratorial, a testagem é peça fundamental na ampliação do conhecimento da dinâmica e do controle da cadeia de transmissão, história natural da doença, incluindo-se possíveis alterações genômicas, e gestão da resposta à pandemia. Com referência aos testes utilizados nesse contexto, julgue o item a seguir.


O teste sorológico do tipo imunocromatográfico para a detecção de anticorpos, um teste rápido da covid-19, tem a vantagem de ser prático e não necessitar de ambiente laboratorial, e seu o resultado é expresso de forma qualitativa, indicando presença ou ausência do anticorpo IgM e(ou) IgG pesquisado.

Alternativas
Q2565790 Biomedicina - Análises Clínicas
A luminescência é um processo de fluorescência em que há emissão de luz a baixas temperaturas. Essa emissão envolve a excitação de elétrons para níveis de energia mais elevados e ocorre quando esses elétrons decaem para níveis de energia mais baixos, emitindo fótons. No laboratório de análises clínicas, esse princípio está presente em contadores hematológicos, citômetros de fluxo, microscópios de imunofluorescência e os confocais, por exemplo. Alguns desses instrumentos apresentam um sistema de iluminação baseado em um laser de íon argônio, o qual, ao absorver radiação ultravioleta, possibilita a excitação de um grande número de moléculas, como FITC, PE, PerCP, Actinomicina D ou Iodeto de Propídeo. Assinale a alternativa que apresenta o comprimento de onda do íon argônio necessário para excitar esses fluorocromos e desencadear luminescência.
Alternativas
Q2533408 Biomedicina - Análises Clínicas
A Imunofluorescência é uma técnica imunológica que se baseia na capacidade de moléculas de anticorpos se ligarem a fluorocromos sem perder a sua reatividade como antígeno. Sobre a Imunofluorescência assinale a alternativa Correta:
Alternativas
Q2493579 Biomedicina - Análises Clínicas
A hepatite viral aguda é a inflamação hepática difusa causada por vírus específicos hepatotrópicos que apresentam diversos modos de transmissão e epidemiologia. Para o diagnóstico desta enfermidade podem ser utilizados: testes hepáticos — aspartato aminotransferase (AST) e alanina aminotransferase (ALT) elevados de forma desproporcional à elevação na fosfatase alcalina, geralmente com hiperbilirrubinemia —, sorologia viral e medição do tempo de protrombina (TP)/razão normalizada internacional (RNI). A respeito da sorologia viral, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Anticorpo IgM para HAV (IgM anti-HAV).
( ) Anticorpo para HCV (anti-HCV).
( ) Antígeno de superfície da hepatite B (HBsAg).
( ) Anticorpo central da hepatite B (IgM anti-HBc). 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Farmacêutico Bioquímico |
Q2477237 Biomedicina - Análises Clínicas
Os vírus da influenza A e B causam anualmente epidemias da doença febril com comprometimento dos tratos respiratórios superior e inferior. Sendo assim, a identificação desses vírus é de grande importância para a conduta clínica e epidemiologia.
De acordo com o tema, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico Patologista |
Q2474990 Biomedicina - Análises Clínicas
Paciente masculino, 30 anos, apresentando massa tumoral intracompartimental em quadríceps direito medindo 8,0 cm no maior eixo. Submetido a biópsia por agulha, que demonstrou neoplasia maligna de células fusiformes. O exame imunohistoquímico demonstrou positividade para actina músculoespecífica, desmina e MyoD1 (padrão nuclear).
O diagnóstico mais provável do caso é:
Alternativas
Q2474876 Biomedicina - Análises Clínicas

Diversos métodos utilizados em análise laboratorial para apoio ao diagnóstico utilizam propriedades de biomoléculas como pontos relevantes. Considerando tais aspectos, julgue os item que se segue. 


Tanto a imunofluorescência quanto a quimioluminescência utilizam os mesmos princípios de emissão de luz pelo analito. 

Alternativas
Q2461552 Biomedicina - Análises Clínicas

A respeito dos exames e testes laboratoriais empregados na imunologia, bem como da quantificação de proteínas, julgue o item que se segue.


O exame VDRL para sífilis deve ser realizado com soro puro, e também sempre com soro diluído, devido ao risco de resultado falso-negativo eventualmente observado nos soros fortemente reagentes não diluídos.

Alternativas
Q2461551 Biomedicina - Análises Clínicas

A respeito dos exames e testes laboratoriais empregados na imunologia, bem como da quantificação de proteínas, julgue o item que se segue.


O teste ELISA (enzyme linked immunosorbent assay) para HIV é capaz de quantificar a carga viral presente na amostra.

Alternativas
Q2427887 Biomedicina - Análises Clínicas

Sobre os testes Imunológicos, qual das alternativas está incorreta?

Alternativas
Ano: 2023 Banca: CETAP Órgão: HOL Prova: CETAP - 2023 - HOL - Biomédico |
Q2427063 Biomedicina - Análises Clínicas

Sobre centrífugas, leitores de ELISA e termocicladores, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Ano: 2023 Banca: CETAP Órgão: HOL Prova: CETAP - 2023 - HOL - Biomédico |
Q2427054 Biomedicina - Análises Clínicas

A Imunologia Clínica baseia-se na compreensão dos mecanismos de interação entre o hospedeiro e o patógeno e tem o papel de investigar e orientar o profissional no diagnóstico das patogenicidades através de resultados de exames laboratoriais. Sobre os testes laboratoriais aplicados à imunologia clínica, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Biomédico |
Q2351315 Biomedicina - Análises Clínicas
A artrite reumatóide é uma condição crônica que afeta as articulações, causando inflamação, dor, e danos progressivos. Além das articulações, outros órgãos podem ser afetados, mas as articulações são mais comumente afetadas. Essa doença é considerada autoimune devido aos autoanticorpos e envolve inflamação sistêmica. Com base em suas habilidades em análises imunológicas, assinale a alternativa que apresenta quais testes ou exames específicos seriam apropriados para diagnosticar a artrite reumatóide. 
Alternativas
Q2321623 Biomedicina - Análises Clínicas
Os mecanismos de defesa imune incluem a resposta imune adaptativa, que envolve a produção de anticorpos, e a resposta imune inata, que é uma primeira linha de defesa não específica. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: D
4: B
5: C
6: C
7: C
8: D
9: A
10: D
11: B
12: D
13: E
14: C
15: E
16: E
17: A
18: D
19: A
20: C