Questões de Concurso
Sobre transfusão e transplante em biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 128 questões
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) Em relação ao tipo, uma transfusão alogênica ocorre quando o doador do hemocomponente e o receptor são a mesma pessoa.
( ) A reação tardia ocorre após 24 horas do início da transfusão, sendo que o tempo máximo para que determinado quadro clínico possa ainda ser correlacionado à transfusão não está determinado.
( ) Reação Febril Não Hemolítica (RFNH) caracteriza-se pela presença de febre (temperatura ≥38ºC) com aumento de pelo menos 1°C em relação ao valor pré-transfusional e/ou tremores e calafrios, durante a transfusão ou até 4 horas após e ausência de outras causas, tais como contaminação bacteriana.
( ) Presença de qualquer um dos seguintes sinais e sintomas: ansiedade, agitação, sensação de morte iminente, tremores/calafrios, rubor facial, febre, dor no local da venopunção, dor abdominal, lombar e em flancos, hipotensão arterial, epistaxe, oligúria/anúria e insuficiência renal é característica de Reação Hemolítica Aguda Imunológica (RHAI).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A doença da hemoglobina S homozigota é uma anemia hemolítica crônica grave que se manifesta primeiramente no início da infância. Nessa doença, o ácido glutâmico na sexta posição na cadeia β da hemoglobina é substituído pela valina. No esfregaço sanguíneo, comumente são vistos drepanócitos.
PORQUE
II. A hemoglobina S (HbS) é livremente solúvel quando totalmente oxigenada. Quando o oxigênio é removido, a HbS se torna insolúvel, se polimeriza e forma tactoides (cristais fluidos) que são rígidos e deformam a célula, conferindo-lhe a forma morfológica característica de foice.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. O intervalo mínimo entre duas plasmaféreses em um doador é de 24 horas, podendo um mesmo doador realizar, no máximo, duas doações em um período de dois meses.
II. Após a segunda doação efetuada no período de dois meses, deve haver um intervalo de quatro meses até a doação subsequente, sendo o número máximo de doações de plasma por aférese, por doador, de até seis doações ao ano.
III. Se um doador de plaquetas por aférese doar uma unidade de sangue total ou se a perda de hemácias durante o procedimento for superior a 200 mL, deve-se manter um intervalo de pelo menos um mês antes que um novo procedimento seja realizado.
IV. Para a coleta de múltiplos componentes por aférese, o intervalo mínimo e a frequência máxima de doações são os mesmos requeridos para doação de sangue total, exceto para doação de duas unidades de concentrados de hemácias, cujo intervalo mínimo entre doações é de quatro meses para homens e seis meses para mulheres.
Quais estão corretas?

De acordo com o exposto, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, qual imunoglobulina está presente no organismo humano, da menor para a maior quantidade.
I. Captação e conscientização de doadores.
II. Triagem clínica e hematológica.
III. Coleta de sangue.
IV. Fracionamento.
V. Distribuição.
Quais estão corretos?