Questões de Concurso Sobre urinálise e outros líquidos corporais em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 387 questões

Q3247320 Biomedicina - Análises Clínicas
Em análises de urina, um diagnóstico preciso demanda correlacionar EAS (elementos anormais do sedimento) com testes bioquímicos. De que forma essa integração melhora a interpretação dos resultados?
Alternativas
Q3219539 Biomedicina - Análises Clínicas
A identificação da presença de sangue, de hemoglobina e de mioglobina, em uma amostra de urina, pode gerar melhores diagnósticos quando se avalia, concomitantemente, os resultados dos parâmetros obtidos com a fita reagente, com o soro do paciente, com a microscopia urinária e com a análise física da amostra. Nesse contexto, observe o quadro abaixo e considere os prováveis resultados que serão encontrados na avaliação desses parâmetros quando do início dos processos de hematúria, de hemoglobinúria e de mioglobinúria.
Imagem associada para resolução da questão
Os prováveis resultados, associados à Hm, Hb e Mb, serão:
Alternativas
Q3218260 Biomedicina - Análises Clínicas
O sumário de urina é um exame composto pela análise física, química e sedimentoscópica da amostra. Atualmente, a análise química é realizada pelo uso da fita reagente, uma fita de plástico com vários quadrados almofadados aderidos, onde em cada quadrado é visualizada uma determinada reação química que representa a análise de um determinado composto químico presente na amostra. Para realizar a análise química da urina, o técnico deve
Alternativas
Q3218259 Biomedicina - Análises Clínicas
No setor de uroanálises, várias técnicas podem ser empregadas para confirmação do que foi identificado na fita reagente. Desta forma, sobre o teste do ácido sulfossalicílico, analise a seguinte descrição:
Imagem associada para resolução da questão

Quando, ao final do procedimento, observa-se a formação de um halo visível a olho nu a reação é positiva e usada para a confirmação da detecção de
Alternativas
Q3218255 Biomedicina - Análises Clínicas
Segundo a ABNT, o exame de urina é realizado em uma amostra de urina humana e serve para determinar os caracteres físicos e químicos bem como para verificar a presença de estruturas celulares ou de outra origem. O exame de urina é conhecido com outras denominações, tais como: urina de rotina, sumário de urina, urina do tipo 1, EAS (Elementos Anormais e Sedimento), EQU (Exame Químico de Urina), ECU (Exame Comum de Urina), urina parcial e PEAS (Pesquisa dos Elementos Anormais e Sedimento). Sobre a coleta de urina regulamentada pela norma da ABNT, analise os procedimentos abaixo.
I. As amostras de urina para o EAS e a urocultura de um mesmo paciente devem ser coletadas no mesmo recipiente, refrigeradas adequadamente e enviadas ao laboratório, em até, no máximo, 2 horas após a coleta, sendo imediatamente separadas nos respectivos setores onde os exames serão realizados.
II. O frasco usado na coleta da urina deve possuir tampa fácil de manusear. O laboratório deve receber um volume de pelo menos 20mL para análise, que deve ser centrifugado, e desse sedimento, pelo menos 50µL deve ser analisado.
III. Se houver a solicitação da coleta de urina de primeiro jato e de jato médio, estas poderão ser feitas em um mesmo momento, desde que as amostras sejam coletadas em frascos separados e identificados.
IV. O EAS deve ser realizado no prazo máximo de 02 horas após a coleta da amostra. Na impossibilidade de o exame ser realizado dentro desse prazo e nessas condições, a amostra deverá ser refrigerada à temperatura de 2ºC a 8ºC e, em seguida, encaminhada ao laboratório para análise.
Dos procedimentos, estão corretos
Alternativas
Q3213754 Biomedicina - Análises Clínicas
Durante a análise de um exame de urinálise, um técnico observa a presença de cilindros hialinos no sedimento urinário. Este achado está relacionado:
Alternativas
Q3213257 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre a urinálise, marque a alternativa incorreta:
Alternativas
Q3208935 Biomedicina - Análises Clínicas
Identifique a interpretação correta para um resultado de tira reagente de urina que apresenta: proteína 2+ (100 mg/dL), sangue 3+, leucócitos 2+, nitrito positivo, pH 6.5 e densidade 1.025:
Alternativas
Q3191555 Biomedicina - Análises Clínicas
A infecção do trato urinário é definida pela presença de agente infeccioso na urina, em quantidades superiores a 100.000 unidades formadoras de colônias bacterianas por mililitro de urina (ufc/ml). Dentre os agentes infeccioso, qual o patógeno mais comum causador de a ITU de origem comunitária?
Alternativas
Q3191547 Biomedicina - Análises Clínicas
Para estimar a progressão da doença renal crônica (DRC) é calculada a taxa de filtração glomerular através da equação de CockcroftGault. Qual parâmetro bioquímico é utilizado para cálculo na equação?
Alternativas
Q3177451 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre os parâmetros mais comuns analisados no líquor, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3177435 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a alternativa que descreve corretamente o procedimento para coleta de urina para cultura.
Alternativas
Q3176988 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico de doenças infecciosas pode ser realizado através de exames laboratoriais e outros métodos nos quais destacam-se, EXCETO:
Alternativas
Q3144791 Biomedicina - Análises Clínicas
A coleta de LCR através da punção lombar deve ser realizada na dura-máter, sendo que a pressão do LCR é medida utilizando-se um manômetro graduado ligado à seringa. Amostras coaguladas estão associadas a:
Alternativas
Q3144790 Biomedicina - Análises Clínicas
A hipertensão intracraniana é um aumento anormal da pressão dentro do crânio, que pode ser causada por diversas condições e que pode levar a complicações graves se não for tratada adequadamente. O manejo desse quadro envolve várias etapas, sendo uma delas o uso de agentes osmóticos hipertônicos, como manitol ou solução salina hipertônica. O uso desses agentes pode ocasionar alterações a nível de marcadores clínicos como:
Alternativas
Q3144786 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre as doenças neuromusculares Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e Síndrome de Guillain-Barré, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada uma delas às suas respectivas características.

Coluna 1

1. Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
2. Síndrome de Guillain-Barré.

Coluna 2

( ) Correlacionada a agentes infecciosos como citomegalovírus, Mycoplasma pneumoniae e vírus Epstein-Barr.
( ) Um dos sintomas é a degeneração dos neurônios motores, causando paralisia progressiva da musculatura voluntária.
(  ) Apresenta mutações na SOD1 (superóxido dismutase cobre/zinco), uma enzima antioxidante.
(  ) O LCR pode apresentar pleiocitose após a 3ª semana da doença.
( ) Pode ocasionar complicações clínicas como trombose venosa profunda, necessitando de acompanhamento com exames complementares de imagem e marcadores clínicos como hemograma e D-dímero.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3144778 Biomedicina - Análises Clínicas
A gasometria arterial é um exame geralmente realizado em pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para verificar se as trocas gasosas, que garantem o transporte do oxigênio no organismo e a remoção do gás carbônico, estão acontecendo normalmente. Adultos e idosos com doenças respiratórias ou metabólicas podem ser submetidos a esse exame. Um exemplo em que a gasometria é bastante utilizada é a Covid-19, devido às suas complicações respiratórias. Nesse exame, podem ser observados distúrbios acidobásicos. Sobre o assunto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes distúrbios ao que se observa na gasometria arterial.

Coluna 1

1. Acidose respiratória.
2. Alcalose respiratória.
3. Acidose metabólica.
4. Alcalose metabólica.

Coluna 2

( ) pH (potencial hidrogeniônico) aumentado, PaCO2 (pressão parcial de dióxido de carbono) diminuída e HCO3 (bicarbonato) normal.
( ) pH baixo, PaCO2 normal e HCO3 diminuído.
( ) pH aumentado, PaCO2 normal e HCO3 aumentado.
( ) pH baixo, PaCO2 aumentada e HCO3 normal.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3144777 Biomedicina - Análises Clínicas
A incidência de uma proteinúria significativa detectada por urinálise na população idosa é substancialmente maior se comparada à observada na população de indivíduos com menos de 60 anos de idade. Estima-se que a população de idosos, em geral, apresente uma incidência 3 a 4 vezes maior de glomerulonefrite, e aproximadamente um quarto desses indivíduos afetados apresenta um distúrbio semelhante a uma alteração mínima, que pode responder à terapia com esteroides. Nessa população, a existência de malignidades ocultas também pode causar o aparecimento de glomerulonefrite com consequente proteinúria. Em um idoso com um quadro de glomerulonefrite crônica, além da proteinúria, qual das alternativas abaixo descreve adequadamente o que se espera encontrar no exame qualitativo de urina?
Alternativas
Q3144774 Biomedicina - Análises Clínicas
O objetivo principal da avaliação laboratorial no paciente que se apresenta com uma crise epiléptica é esclarecer se esta resulta de um processo sistêmico tratável ou de uma disfunção intrínseca do sistema nervoso central. Diversas anormalidades metabólicas podem precipitar convulsões. Desse modo, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Crises por hipoglicemia são mais comuns em diabéticos que usam doses excessivas de insulina ou hiploglicemiantes orais. Hiperglicemia não cetótica geralmente causa crises motoras focais em idosos diabéticos.
( ) Hipernatremia pode precipitar crises tônico-clônicas generalizadas em associação com pródromos de confusão.
( ) Hipercalcemia é uma causa rara de crises epilépticas e mais frequente em neonatos. Em adultos, a hipercalcemia pode ocorrer após cirurgia da tireoide e paratireoide ou em associação com insuficiência renal, hipoparatiroidismo ou pancreatite.
( ) Insuficiência renal e uremia são frequentemente associadas a crises, particularmente mioclonias. Convulsões tônico-clônicas generalizadas ocorrem em aproximadamente 10% dos casos, em fases mais avançadas. Crises convulsivas também podem ocorrem em pacientes submetidos à hemodiálise, como parte da síndrome do desequilíbrio da diálise. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3143007 Biomedicina - Análises Clínicas
Em um exame microscópico do sedimento urinário de um paciente, foi observada a presença de grânulos castanho-amarelados, que se apresentavam como grumos e tinham uma aparência semelhante a cilindros granulosos. Qual dos seguintes tipos de cristais é o mais provável de ter sido observado?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: A
5: A
6: A
7: C
8: C
9: C
10: B
11: C
12: D
13: D
14: A
15: D
16: A
17: B
18: D
19: C
20: A