Questões de Concurso Sobre urinálise e outros líquidos corporais em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 376 questões

Q3177451 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre os parâmetros mais comuns analisados no líquor, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q3177435 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a alternativa que descreve corretamente o procedimento para coleta de urina para cultura.
Alternativas
Q3176988 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico de doenças infecciosas pode ser realizado através de exames laboratoriais e outros métodos nos quais destacam-se, EXCETO:
Alternativas
Q3144791 Biomedicina - Análises Clínicas
A coleta de LCR através da punção lombar deve ser realizada na dura-máter, sendo que a pressão do LCR é medida utilizando-se um manômetro graduado ligado à seringa. Amostras coaguladas estão associadas a:
Alternativas
Q3144790 Biomedicina - Análises Clínicas
A hipertensão intracraniana é um aumento anormal da pressão dentro do crânio, que pode ser causada por diversas condições e que pode levar a complicações graves se não for tratada adequadamente. O manejo desse quadro envolve várias etapas, sendo uma delas o uso de agentes osmóticos hipertônicos, como manitol ou solução salina hipertônica. O uso desses agentes pode ocasionar alterações a nível de marcadores clínicos como:
Alternativas
Q3144786 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre as doenças neuromusculares Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e Síndrome de Guillain-Barré, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada uma delas às suas respectivas características.

Coluna 1

1. Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
2. Síndrome de Guillain-Barré.

Coluna 2

( ) Correlacionada a agentes infecciosos como citomegalovírus, Mycoplasma pneumoniae e vírus Epstein-Barr.
( ) Um dos sintomas é a degeneração dos neurônios motores, causando paralisia progressiva da musculatura voluntária.
(  ) Apresenta mutações na SOD1 (superóxido dismutase cobre/zinco), uma enzima antioxidante.
(  ) O LCR pode apresentar pleiocitose após a 3ª semana da doença.
( ) Pode ocasionar complicações clínicas como trombose venosa profunda, necessitando de acompanhamento com exames complementares de imagem e marcadores clínicos como hemograma e D-dímero.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3144778 Biomedicina - Análises Clínicas
A gasometria arterial é um exame geralmente realizado em pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para verificar se as trocas gasosas, que garantem o transporte do oxigênio no organismo e a remoção do gás carbônico, estão acontecendo normalmente. Adultos e idosos com doenças respiratórias ou metabólicas podem ser submetidos a esse exame. Um exemplo em que a gasometria é bastante utilizada é a Covid-19, devido às suas complicações respiratórias. Nesse exame, podem ser observados distúrbios acidobásicos. Sobre o assunto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os seguintes distúrbios ao que se observa na gasometria arterial.

Coluna 1

1. Acidose respiratória.
2. Alcalose respiratória.
3. Acidose metabólica.
4. Alcalose metabólica.

Coluna 2

( ) pH (potencial hidrogeniônico) aumentado, PaCO2 (pressão parcial de dióxido de carbono) diminuída e HCO3 (bicarbonato) normal.
( ) pH baixo, PaCO2 normal e HCO3 diminuído.
( ) pH aumentado, PaCO2 normal e HCO3 aumentado.
( ) pH baixo, PaCO2 aumentada e HCO3 normal.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3144777 Biomedicina - Análises Clínicas
A incidência de uma proteinúria significativa detectada por urinálise na população idosa é substancialmente maior se comparada à observada na população de indivíduos com menos de 60 anos de idade. Estima-se que a população de idosos, em geral, apresente uma incidência 3 a 4 vezes maior de glomerulonefrite, e aproximadamente um quarto desses indivíduos afetados apresenta um distúrbio semelhante a uma alteração mínima, que pode responder à terapia com esteroides. Nessa população, a existência de malignidades ocultas também pode causar o aparecimento de glomerulonefrite com consequente proteinúria. Em um idoso com um quadro de glomerulonefrite crônica, além da proteinúria, qual das alternativas abaixo descreve adequadamente o que se espera encontrar no exame qualitativo de urina?
Alternativas
Q3144774 Biomedicina - Análises Clínicas
O objetivo principal da avaliação laboratorial no paciente que se apresenta com uma crise epiléptica é esclarecer se esta resulta de um processo sistêmico tratável ou de uma disfunção intrínseca do sistema nervoso central. Diversas anormalidades metabólicas podem precipitar convulsões. Desse modo, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Crises por hipoglicemia são mais comuns em diabéticos que usam doses excessivas de insulina ou hiploglicemiantes orais. Hiperglicemia não cetótica geralmente causa crises motoras focais em idosos diabéticos.
( ) Hipernatremia pode precipitar crises tônico-clônicas generalizadas em associação com pródromos de confusão.
( ) Hipercalcemia é uma causa rara de crises epilépticas e mais frequente em neonatos. Em adultos, a hipercalcemia pode ocorrer após cirurgia da tireoide e paratireoide ou em associação com insuficiência renal, hipoparatiroidismo ou pancreatite.
( ) Insuficiência renal e uremia são frequentemente associadas a crises, particularmente mioclonias. Convulsões tônico-clônicas generalizadas ocorrem em aproximadamente 10% dos casos, em fases mais avançadas. Crises convulsivas também podem ocorrem em pacientes submetidos à hemodiálise, como parte da síndrome do desequilíbrio da diálise. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3143007 Biomedicina - Análises Clínicas
Em um exame microscópico do sedimento urinário de um paciente, foi observada a presença de grânulos castanho-amarelados, que se apresentavam como grumos e tinham uma aparência semelhante a cilindros granulosos. Qual dos seguintes tipos de cristais é o mais provável de ter sido observado?
Alternativas
Q3100583 Biomedicina - Análises Clínicas
Em um exame químico de uma amostra de urina (EAS) foi feita a análise da fita e o resultado foi “proteína 4+(cruzes)”, que significa uma grande quantidade de proteína na urina, também chamada de proteinúria. Ao realizar-se a sedimentoscopia dessa amostra, pode-se detectar a presença de:
Alternativas
Q3087702 Biomedicina - Análises Clínicas
Para a realização de uma avaliação microscópica da urina com competência é fundamental possuir um conhecimento das diversas estruturas morfológicas presentes. Além disso, o biomédico deverá estar atento à importância clínica dos achados urinários e a sua correlação com as anomalias bioquímicas frequentemente associadas à análise microscópica. Diante disso, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3082872 Biomedicina - Análises Clínicas
O sumário de urina é um exame simples e rápido capaz de fornecer informações importantes sobre um quadro clínico, seja de origem renal ou não. A presença de cetonas e glicose na urina pode ser evidenciada utilizando a tira reagente e indica que o paciente apresenta um quadro de
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079605 Biomedicina - Análises Clínicas

Foi realizada uma diluição seriada com uma amostra de urina. Num primeiro momento, 5mL de HCl 5% são adicionados a 5 mL de urina. Após agitação por 3 minutos, foram retirados 2 mL desta solução e diluídos até 50 mL com água. Por fim 10 mL dessa solução é analisada.

Indique a quantidade, em mililitros, de urina contida na amostra final analisada.

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079603 Biomedicina - Análises Clínicas

Assinale a opção que melhor associa as duas Colunas abaixo:


Coluna I                                        Coluna II


Imagem associada para resolução da questão


Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079602 Biomedicina - Análises Clínicas

Pacientes com diabetes, diarreia, vômito por período prolongado, jejum por muitas horas, estado febril ou caquexia podem apresentar ao exame de urina o seguinte elemento anormal proveniente do metabolismo incompleto dos ácidos graxos: 

Alternativas
Q3079074 Biomedicina - Análises Clínicas
Ao examinar aspectos bioquímicos da urina podem ser utilizadas tiras reagentes para urinálise. Um parâmetro comumente analisado nessas tiras é:
Alternativas
Q3068000 Biomedicina - Análises Clínicas
A presença de cristais de oxalato de cálcio na urina pode ser indicativa de diferentes condições de saúde. Quanto a presença desses cristais em um exame de Urinálise qual a alternativa correta?
Alternativas
Q3067999 Biomedicina - Análises Clínicas
Quando realizado um exame de Urinálise, quais são os principais parâmetros avaliados e como as alterações nesses parâmetros podem fornecer informações sobre a saúde renal e outras condições do paciente?
Alternativas
Q3056278 Biomedicina - Análises Clínicas
Considere o paciente N.R.P.F., 101 anos, sexo masculino, orientado no tempo e no espaço, em bom estado de saúde, respeitando as particularidades decorrentes do envelhecimento fisiológico e as alterações nas funções orgânicas devido exclusivamente aos efeitos da idade avançada. Acompanhante, filha do paciente, reporta que ele se apresenta febril e queixa-se disúria iniciada há três dias. O exame laboratorial de urina rotina solicitado pelo médico apresentou resultado compatível com infecção urinária, sem hematúria. O exame de bacterioscopia ao Gram apresentou características morfotintoriais que sugeriram a presença de enterobactérias como agente etiológico.
Diante do exposto, é possível afirmar que a interpretação de que o paciente N.R.P.F. está com infecção urinária se deu pela presença das seguintes alterações constantes nos exames laboratoriais realizados:

I- Presença de numerosos leucócitos no exame do sedimento urinário.
II- Presença de microbiota aumentada e pesquisa de nitrito positiva no exame de urina.
III- Presença de sangue com predomínio de células isomórficas no exame de urina.
IV- Presença de bactérias Gram negativas, evidenciadas pelo exame de bacterioscopia ao Gram.
V- Presença de bastonetes Gram positivos evidenciados pelo exame de bacterioscopia ao Gram.

Está CORRETO o que se afirma em  
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: A
5: D
6: A
7: B
8: D
9: C
10: A
11: C
12: C
13: A
14: B
15: C
16: B
17: B
18: C
19: B
20: A