Questões de Concurso Sobre urinálise e outros líquidos corporais em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 364 questões

Q3087702 Biomedicina - Análises Clínicas
Para a realização de uma avaliação microscópica da urina com competência é fundamental possuir um conhecimento das diversas estruturas morfológicas presentes. Além disso, o biomédico deverá estar atento à importância clínica dos achados urinários e a sua correlação com as anomalias bioquímicas frequentemente associadas à análise microscópica. Diante disso, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q3082872 Biomedicina - Análises Clínicas
O sumário de urina é um exame simples e rápido capaz de fornecer informações importantes sobre um quadro clínico, seja de origem renal ou não. A presença de cetonas e glicose na urina pode ser evidenciada utilizando a tira reagente e indica que o paciente apresenta um quadro de
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079605 Biomedicina - Análises Clínicas

Foi realizada uma diluição seriada com uma amostra de urina. Num primeiro momento, 5mL de HCl 5% são adicionados a 5 mL de urina. Após agitação por 3 minutos, foram retirados 2 mL desta solução e diluídos até 50 mL com água. Por fim 10 mL dessa solução é analisada.

Indique a quantidade, em mililitros, de urina contida na amostra final analisada.

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079603 Biomedicina - Análises Clínicas

Assinale a opção que melhor associa as duas Colunas abaixo:


Coluna I                                        Coluna II


Imagem associada para resolução da questão


Alternativas
Ano: 2024 Banca: COSEAC Órgão: FEMAR - RJ Prova: COSEAC - 2024 - FEMAR - RJ - Biólogo |
Q3079602 Biomedicina - Análises Clínicas

Pacientes com diabetes, diarreia, vômito por período prolongado, jejum por muitas horas, estado febril ou caquexia podem apresentar ao exame de urina o seguinte elemento anormal proveniente do metabolismo incompleto dos ácidos graxos: 

Alternativas
Q3079074 Biomedicina - Análises Clínicas
Ao examinar aspectos bioquímicos da urina podem ser utilizadas tiras reagentes para urinálise. Um parâmetro comumente analisado nessas tiras é:
Alternativas
Q3068000 Biomedicina - Análises Clínicas
A presença de cristais de oxalato de cálcio na urina pode ser indicativa de diferentes condições de saúde. Quanto a presença desses cristais em um exame de Urinálise qual a alternativa correta?
Alternativas
Q3067999 Biomedicina - Análises Clínicas
Quando realizado um exame de Urinálise, quais são os principais parâmetros avaliados e como as alterações nesses parâmetros podem fornecer informações sobre a saúde renal e outras condições do paciente?
Alternativas
Q3056278 Biomedicina - Análises Clínicas
Considere o paciente N.R.P.F., 101 anos, sexo masculino, orientado no tempo e no espaço, em bom estado de saúde, respeitando as particularidades decorrentes do envelhecimento fisiológico e as alterações nas funções orgânicas devido exclusivamente aos efeitos da idade avançada. Acompanhante, filha do paciente, reporta que ele se apresenta febril e queixa-se disúria iniciada há três dias. O exame laboratorial de urina rotina solicitado pelo médico apresentou resultado compatível com infecção urinária, sem hematúria. O exame de bacterioscopia ao Gram apresentou características morfotintoriais que sugeriram a presença de enterobactérias como agente etiológico.
Diante do exposto, é possível afirmar que a interpretação de que o paciente N.R.P.F. está com infecção urinária se deu pela presença das seguintes alterações constantes nos exames laboratoriais realizados:

I- Presença de numerosos leucócitos no exame do sedimento urinário.
II- Presença de microbiota aumentada e pesquisa de nitrito positiva no exame de urina.
III- Presença de sangue com predomínio de células isomórficas no exame de urina.
IV- Presença de bactérias Gram negativas, evidenciadas pelo exame de bacterioscopia ao Gram.
V- Presença de bastonetes Gram positivos evidenciados pelo exame de bacterioscopia ao Gram.

Está CORRETO o que se afirma em  
Alternativas
Q3050334 Biomedicina - Análises Clínicas
A urinálise é provavelmente a prática mais antiga nos laboratórios clínicos e geralmente envolve a observação e avaliação rudimentar do aspecto geral, análise nas tiras e avaliação microscópica. Todavia, a coleta da amostra adequada é extremamente importante para realização do exame. Com relação às interferências:

I- A análise do material deve ser realizada no período máximo de 4 horas após a coleta (mantendo refrigerado).
II- Os níveis de proteínas podem se alterar ligeiramente, mas os níveis de glucose podem declinar, e as cetonas, se presentes, podem desaparecer com repouso prolongado.
III- Os uratos ou fosfatos dissolvidos podem precipitar, obscurecendo o exame microscópio de outros elementos.

Pode-se afirmar que está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3037390 Biomedicina - Análises Clínicas
O aspecto (transparência ou turbidez) da urina é um dos parâmetros avaliados no exame físico que parte de uma avaliação visual da amostra homogeneizada com uma boa fonte de luz. A urina pode ser classificada quanto ao aspecto em, exceto:
Alternativas
Q3037388 Biomedicina - Análises Clínicas
Uma das etapas do exame de urina de rotina (urina tipo 1) é o exame químico que é realizado com auxílio das chamadas tiras reativas ou fitas reagentes que detectam de forma semiquantitativa diferentes substâncias presentes na amostra. Acerca dos cuidados e procedimentos durante o exame químico da urina está correto: 
Alternativas
Q3033598 Biomedicina - Análises Clínicas
Em um paciente com síndrome nefrótica, qual é o exame laboratorial mais indicativo para confirmar a presença de proteinúria significativa?
Alternativas
Q2939904 Biomedicina - Análises Clínicas
São considerados cristais anormais da urina o seguinte grupo:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: UFRRJ Órgão: UFRRJ Prova: UFRRJ - 2009 - UFRRJ - Auxiliar de Saúde |
Q2924538 Biomedicina - Análises Clínicas

O exame de escarro é indicado, com frequência, para investigação de infecção das vias aéreas. É de fundamental importância ensinar o paciente a

Alternativas
Q2709204 Biomedicina - Análises Clínicas

Assinale a alternativa CORRETA que contenha informações para a coleta de Urocultura do sexo feminino.

Alternativas
Q2693947 Biomedicina - Análises Clínicas

Assinale a alternativa que corresponde às alterações observadas em amostras de urina sem conservantes, mantidas à temperatura ambiente após 2 horas:

Alternativas
Q2684127 Biomedicina - Análises Clínicas

A urocultura, também chamada de cultura de urina ou urinocultura, é um exame realizado para diagnosticar a infecção urinária, detectando qual a bactéria envolvida e o número de colônias existentes.


Em relação à coleta do material para realização do exame de urocultura, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Q2684126 Biomedicina - Análises Clínicas

O exame de urina, também conhecido como exame de urina tipo 1 ou exame EAS (Elementos Anormais do Sedimento), é realizado para identificar alterações no sistema urinário e renal. O paciente não necessita estar em jejum, a análise é da primeira urina do dia que deve ser levada ao laboratório em até 2 horas. O exame é bastante simples e usualmente a análise dos constituintes bioquímicos da urina é realizada através de tiras reagentes. Quais são os elementos analisados no exame?

Alternativas
Q2660375 Biomedicina - Análises Clínicas

A urina, ao chegar ao laboratório é registrada, identificada, e, a seguir, o frasco é agitado vigorosamente, durante alguns segundos, até ressuspender todos os elementos figurados. Imediatamente ela é despejada numa proveta graduada, e o seu volume é anotado. A seguir, sem que haja tempo para a deposição do sedimento, são transferidas alíquotas da urina para dois tubos: O primeiro, um tubo cônico de centrifugação de:

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: B
6: B
7: C
8: B
9: A
10: E
11: E
12: B
13: E
14: B
15: B
16: C
17: A
18: D
19: C
20: E