Para estimar a progressão da doença renal crônica (DRC) é c...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3191547 Biomedicina - Análises Clínicas
Para estimar a progressão da doença renal crônica (DRC) é calculada a taxa de filtração glomerular através da equação de CockcroftGault. Qual parâmetro bioquímico é utilizado para cálculo na equação?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B

A equação de Cockcroft-Gault é uma fórmula utilizada para estimar a taxa de filtração glomerular (TFG), ou seja, a função dos rins. A equação usa a idade, o peso e a creatinina sérica para estimar a depuração de creatinina. 

O que é a depuração de creatinina? 

  • A depuração de creatinina (ClCr) é o volume de plasma sanguíneo que é depurado de creatinina em um período de tempo;
  • A depuração de creatinina é um método rápido e econômico para avaliar a função renal.

A taxa de filtração glomerular (TFG) é um indicador importante para detecção, avaliação e tratamento da doença renal crônica (DRC) e, na prática clínica, a investigação de rotina por meio de equações utiliza as concentrações de creatinina sérica e da cistatina C.

A taxa de filtração glomerular (TFG) é a medida da depuração de uma substância que é filtrada livremente pelos glomérulos e não sofre reabsorção ou secreção tubular, por isso é comumente usada como a medida padrão da avaliação da função renal. É um indicador impor­tante para detecção, avaliação e tratamento da doença renal crônica (DRC). Um marcador ideal para medir a TFG deve ter uma taxa de produção constante, ser livremente filtrada, não ser reabsorvida e nem secretada pelos túbulos renais e não ser metabolizada ou eliminada por vias extrarrenais.

A creatinina sérica é o marcador de diagnóstico mais comumente utilizado para a estimativa da taxa de filtração glomerular (TFG) na rotina clínica. Devido às interferências e limitações pré-analíticas e analíticas importantes, a creatinina não pode ser considerada exata e, após estudos, surgiu a cistatina C, que é produzida em concentrações constantes por todas as células nucleadas e filtrada livremente no glomérulo. Portanto, a concentração sanguí­nea de cistatina C depende quase inteiramente da TFG e não é substancialmente afetada por dieta, estado nutricio­nal, doenças inflamatórias ou malignas e nem pela massa muscular.

FONTE: Glomerular filtration rate estimated in adults: characteristics and limitations of equations used

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo