Questões de Concurso Sobre coleta e preparo de exames de urina em técnicas em laboratório

Foram encontradas 110 questões

Q3201817 Técnicas em Laboratório
Qual das seguintes etapas não faz parte do processo de preparo de amostra de urina para análise laboratorial?
Alternativas
Q3070900 Técnicas em Laboratório
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE contém informações a respeito do procedimento de coleta de urina no paciente para a realização de exame de urianálise: 
Alternativas
Q3070899 Técnicas em Laboratório
Assinale a alternativa que traz informações CORRETAS sobre o teste de glicose em urianálise: 
Alternativas
Q2527236 Técnicas em Laboratório
Para realização do exame de urina, a amostra deve ser enviada ao laboratório, preferencialmente, em até 2 horas, pois algumas alterações podem ocorrer nas amostras de urina, se elas forem mantidas à temperatura ambiente após esse período. De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), ocorre
Alternativas
Q2522049 Técnicas em Laboratório
O exame de urina tipo 1 (EAS) consiste na análise física, química e microscópica que visa detectar distúrbios renais, infecciosos ou metabólicos. Para executar essas análises, o técnico precisa
Alternativas
Q2522048 Técnicas em Laboratório
Dois pacientes foram ao laboratório a fim de receber orientações sobre uma pesquisa de bacilos álcoolácido resistentes (B.A.A.R.) solicitada pelo médico. O paciente ABC precisava de orientações para amostra de urina e o paciente CDE para amostra de escarro. Sendo assim, o técnico informou 
Alternativas
Q2518464 Técnicas em Laboratório
O fato de a urina ser uma amostra de fácil obtenção, muitas vezes implica descuido no manuseio da amostra. Mudanças nas características da urina ocorrem tanto in vivo quanto in vitro, exigindo procedimentos de transporte e manuseio corretos.
São alterações frequentes na urina mantida em temperatura ambiente por mais de duas horas, sem adição de conservantes, exceto
Alternativas
Q2516953 Técnicas em Laboratório
As técnicas de coleta de urina são fundamentais para garantir amostras precisas e confiáveis para análises laboratoriais. Para o preparo da coleta de urina em mulheres, além do cuidado de evitar o contato de partes do períneo com a urina coletada, são procedimentos padrão: 
Alternativas
Q2504859 Técnicas em Laboratório
O exame de cultura de urina é o mais realizado pelos laboratórios de microbiologia. O auxiliar de um laboratório preparou corretamente placas com quais meios de cultura para o exame de urocultura? 
Alternativas
Q2480547 Técnicas em Laboratório
Analise os itens a seguir sobre os procedimentos adequados que o paciente deve adotar na coleta de urina para urocultura.


I. É recomendada a antissepsia da genitália com sabão neutro em homens e mulheres.
II. A coleta deve ser realizada preferencialmente durante a manhã, considerando-se a primeira micção.
III. Colher o jato médio em frasco seco não estéril, evitando encher o frasco.
IV. Transportar o material coletado em temperatura ambiente em até uma hora.
V. Levar o material colhido ao laboratório pois a amostra não pode ser refrigerada.


Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2474719 Técnicas em Laboratório
A avaliação física é uma etapa dos exames de urina de rotina. Em relação a esse procedimento, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A análise física compreende a observação da cor, do aspecto, da densidade e em alguns casos do odor. ( ) A densidade da urina pode ser medida por densímetro, refratômetro ou tiras reagentes. ( ) Turvações na urina podem ocorrer pela formação de fosfatos amorfos em urinas ácidas.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2474718 Técnicas em Laboratório
Em relação aos procedimentos de coleta para exames de urina de rotina, analise as afirmas a seguir:

I. A primeira urina da manhã é uma amostra concentrada, que possibilita a detecção de substâncias químicas e elementos que podem não ser observados em uma amostra aleatória mais diluída. Por esse motivo, esta é a amostra ideal para o exame de urina de rotina.
II. Em exames de urina de rotina, é recomendado que o paciente descarte a primeira porção de urina, coletando o jato intermediário, pois o jato inicial pode conter secreções eventualmente presentes no terço distal da uretra e no meato uretral, que podem levar a interpretações equivocadas no exame.
III. É recomendado que, após a coleta, as amostras sejam testadas dentro de 2 horas. Caso esse prazo não possa ser respeitado, a amostra deve ser refrigerada ou ter um conservante químico adequado adicionado.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2454848 Técnicas em Laboratório
Sobre a coleta, conservação e transporte de urina,analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A coleta deve ser feita pela manhã, preferencialmente da primeira micção do dia, ou então após retenção vesical de duas a três horas. Pacientes com urgência urinária devem ser submetidos à cateterismo vesical.
( ) No caso das crianças, fazer uso de saco coletor, masculino ou feminino. Deve-se fazer higienização prévia do períneo, coxas e nádegas com água e sabão neutro. Caso não haja micção, o saco coletor deve ser trocado a cada 30 minutos, repetindo-se a higienização da área perineal e genital.
( ) A amostra de urina de mulheres pode ser transportada em temperatura ambiente em até 1h e sob refrigeração em até 12h.
( ) A assepsia recomendada é com água e sabão neutro.
( ) Para melhores resultados, a coleta de amostras das mulheres deve ser supervisionada e realizada por profissionais treinados.
( ) Para adultos do sexo masculino, desprezar o 1º jato da urina. Colher o jato médio em frasco fornecido pelo laboratório. Evite encher o frasco.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2454697 Técnicas em Laboratório
A malária é uma doença infecciosa de caráter endêmico em diversas regiões brasileiras. A pesquisa microscópica dos plasmódios da malária no sangue humano pode ser realizada por meio do método conhecido como:
Alternativas
Q2395389 Técnicas em Laboratório
O sistema urinário é uma das principais vias de excreção do organismo. Por meio da urina se avaliam diversos aspectos do corpo humano, como função renal ou presença de infecções. O exame parcial de urina, também conhecido como EAS, detecta os elementos anormais presentes na urina que podem estar relacionados a algum tipo de doença. A análise da urina pode ser realizada quanto à sua quantidade; densidade; pH; aspectos físicos e químicos; presença ou não de sedimentos anormais e de microrganismos; composição bioquímica e estudo microscópico. Para a realização desse exame a amostra ideal é a urina
Alternativas
Q2378789 Técnicas em Laboratório
A análise da urina é um dos métodos mais comuns de diagnóstico médico. Já no tempo de Galeno (século II d.C) se praticava a uroscopia, que consistia na prática de se examinar a urina de um paciente em busca de sinais diagnósticos. A urina é um material de coleta simples, não invasiva e indolor, e seu exame fornece importantes informações tanto do sistema urinário como do metabolismo e de outras partes do corpo.

Em relação ao exame de urina rotina (EAS), assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q2357004 Técnicas em Laboratório
O exame de rotina da urina, também conhecido como análise sumária da urina ou EAS (elementos anormais e sedimentares), é um dos exames mais comumente solicitado pelos médicos e funciona como um exame de triagem que auxilia no diagnóstico de diversas doenças renais e extra-renais.

Sobre o exame de urina rotina, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q2357001 Técnicas em Laboratório
O processo de realização de exames clínicos laboratoriais inicia-se com o pedido do médico e termina com a interpretação dos resultados obtidos nos exames. Nesse entremeio, ocorrerá a coleta do material biológico, que é de fundamental importância, porque é a partir dela que todo o processo desenrolará para se obter um resultado de exame o mais próximo da realidade do paciente. Entende-se como amostra biológica adequada aquela obtida em quantidade suficiente, em recipiente adequado, bem identificada e transportada, de forma a manter a integridade do material a ser pesquisado.

Com relação aos materiais biológicos coletados para a realização dos exames laboratoriais, assinale a alternativa incorreta. 
Alternativas
Q2427884 Técnicas em Laboratório

Em relação aos exames de urocultura e coprocultura, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2273672 Técnicas em Laboratório
O exame microscópico é parte vital do exame de urina de rotina. Este consiste em uma valiosa ferramenta diagnóstica para detecção e avaliação dos distúrbios do sistema geniturinário, bem como de outras doenças sistêmicas. Sobre a sedimentoscopia, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) As hemácias presentes na urina podem ser originárias de qualquer região do trato urinário, desde o glomérulo até o meato uretral.
( ) Os leucócitos observados na urina consistem principalmente em neutrófilos que podem ser identificados por seus grânulos ou suas lobulações características.
( ) Cilindros leucocitários são uma evidência de que os leucócitos originaram-se nos rins. Aglomerados de leucócitos são também fortes indicativos de origem renal, porém não representam uma evidência conclusiva.
( ) Números aumentados de células epiteliais tubulares sugerem dano neuronal, o qual pode ocorrer na endocardite, na necrose tubular aguda, na intoxicação por salicilato e na rejeição de transplante cardíaco.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: C
5: A
6: B
7: D
8: C
9: B
10: A
11: A
12: D
13: D
14: D
15: A
16: C
17: B
18: B
19: A
20: B