Questões de Concurso
Sobre coleta e preparo de exames de urina em técnicas em laboratório
Foram encontradas 110 questões
São alterações frequentes na urina mantida em temperatura ambiente por mais de duas horas, sem adição de conservantes, exceto:
I. É recomendada a antissepsia da genitália com sabão neutro em homens e mulheres.
II. A coleta deve ser realizada preferencialmente durante a manhã, considerando-se a primeira micção.
III. Colher o jato médio em frasco seco não estéril, evitando encher o frasco.
IV. Transportar o material coletado em temperatura ambiente em até uma hora.
V. Levar o material colhido ao laboratório pois a amostra não pode ser refrigerada.
Assinale a alternativa CORRETA.
( ) A análise física compreende a observação da cor, do aspecto, da densidade e em alguns casos do odor. ( ) A densidade da urina pode ser medida por densímetro, refratômetro ou tiras reagentes. ( ) Turvações na urina podem ocorrer pela formação de fosfatos amorfos em urinas ácidas.
As afirmativas são, respectivamente,
I. A primeira urina da manhã é uma amostra concentrada, que possibilita a detecção de substâncias químicas e elementos que podem não ser observados em uma amostra aleatória mais diluída. Por esse motivo, esta é a amostra ideal para o exame de urina de rotina.
II. Em exames de urina de rotina, é recomendado que o paciente descarte a primeira porção de urina, coletando o jato intermediário, pois o jato inicial pode conter secreções eventualmente presentes no terço distal da uretra e no meato uretral, que podem levar a interpretações equivocadas no exame.
III. É recomendado que, após a coleta, as amostras sejam testadas dentro de 2 horas. Caso esse prazo não possa ser respeitado, a amostra deve ser refrigerada ou ter um conservante químico adequado adicionado.
Está correto o que se afirma em:
( ) A coleta deve ser feita pela manhã, preferencialmente da primeira micção do dia, ou então após retenção vesical de duas a três horas. Pacientes com urgência urinária devem ser submetidos à cateterismo vesical.
( ) No caso das crianças, fazer uso de saco coletor, masculino ou feminino. Deve-se fazer higienização prévia do períneo, coxas e nádegas com água e sabão neutro. Caso não haja micção, o saco coletor deve ser trocado a cada 30 minutos, repetindo-se a higienização da área perineal e genital.
( ) A amostra de urina de mulheres pode ser transportada em temperatura ambiente em até 1h e sob refrigeração em até 12h.
( ) A assepsia recomendada é com água e sabão neutro.
( ) Para melhores resultados, a coleta de amostras das mulheres deve ser supervisionada e realizada por profissionais treinados.
( ) Para adultos do sexo masculino, desprezar o 1º jato da urina. Colher o jato médio em frasco fornecido pelo laboratório. Evite encher o frasco.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Em relação ao exame de urina rotina (EAS), assinale a alternativa incorreta
Sobre o exame de urina rotina, assinale a alternativa incorreta.
Com relação aos materiais biológicos coletados para a realização dos exames laboratoriais, assinale a alternativa incorreta.
Em relação aos exames de urocultura e coprocultura, assinale a alternativa incorreta.
( ) As hemácias presentes na urina podem ser originárias de qualquer região do trato urinário, desde o glomérulo até o meato uretral.
( ) Os leucócitos observados na urina consistem principalmente em neutrófilos que podem ser identificados por seus grânulos ou suas lobulações características.
( ) Cilindros leucocitários são uma evidência de que os leucócitos originaram-se nos rins. Aglomerados de leucócitos são também fortes indicativos de origem renal, porém não representam uma evidência conclusiva.
( ) Números aumentados de células epiteliais tubulares sugerem dano neuronal, o qual pode ocorrer na endocardite, na necrose tubular aguda, na intoxicação por salicilato e na rejeição de transplante cardíaco.