Questões de Concurso
Sobre imunologia nas técnicas em laboratório em técnicas em laboratório
Foram encontradas 261 questões
I A imuno-histoquímica tem aplicação como método de auxílio ao diagnóstico exclusivo de neoplasias.
II Para visualizar a reação, os anticorpos devem estar marcados com alguma substância capaz de exibir cor – como por exemplo um anticorpo associado a enzimas que, em etapa posterior, reagirá com substâncias cromógenas.
III Nesta técnica o antígeno presente no tecido é reconhecido pelo anticorpo primário e um anticorpo secundário biotinilado se liga ao anticorpo primário.
IV Para garantir qualidade e fidelidade do resultado é recomendado incluir um controle positivo e controle negativo da reação.
Estão corretas:
Em relação à técnica de imunofluorescência, assinale a afirmativa correta.
I. As reações de imunoprecipitação avaliam a concentração de antígeno-anticorpo, a partir da formação de agregados insolúveis precipitados que se formam pela reação do antígeno solúvel e seu anticorpo correspondente.
II. A precipitação máxima ocorre na Prozona, ou seja, quando todo antígeno é ligado e há sobra de anticorpos, sendo esta condição ideal para quantificação do alo precipitado.
III. A técnica de imunodifusão radial simples (Reação de Mancini), baseia-se na difusão do antígeno solúvel em um gel (ágar) que foi previamente misturado a uma concentração conhecida de anticorpo específico.
Está correto o que se afirma em
Considere que em um laboratório público municipal, o resultado de titulação de um paciente positivo para sífilis foi de 1:512. No caso desse paciente em especifico, quantas reações de floculação o técnico de laboratório precisou realizar para chegar a esse resultado?
Sobre o Sistema ABO, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Sistema descrito em 1900 por Karl Landsteiner, que, inicialmente, descreveu os grupos A, B e O. O fenótipo AB foi descrito apenas alguns anos depois, por Alfred Von Decastello.
II. Os grupos sanguíneos ABO são determinados por três alelos diferentes de um único gene: IA, IB e i. Esses três alelos são os responsáveis por garantir na espécie humana a presença de quatro fenótipos: sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O.
III. Os quatro grupos são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios em suas hemácias e de aglutininas no plasma sanguíneo. O alelo IA é responsável por garantir que o sangue tenha aglutinogênio A, enquanto o alelo IB é responsável pelo aglutinogênio B. O alelo i não é responsável pela produção de aglutinogênio.
IV. O sistema ABO é um exemplo clássico de alelos múltiplos (ou polialelia) e de codominância. É um caso de alelos múltiplos, pois apresenta três alelos diferentes de um único gene (IA, IB e i). A codominância, por sua vez, acontece, pois entre os alelos IA e IB não existe relação de dominância.
Estão CORRETAS:
Algumas substâncias podem impedir a coagulação do sangue após a sua retirada do interior dos vasos sanguíneos, embora não tenham essa propriedade quando administradas aos indivíduos. Essas substâncias são chamadas de anticoagulantes "in vitro". Esses anticoagulantes são utilizados pelos hemocentros, e laboratórios para impedir a coagulação do sangue coletado nas bolsas plásticas, para as transfusões. São compostos químicos conhecidos como agentes quelantes, ou seja, agentes que retiram o cálcio do sangue, mediante reação química.
Os agentes quelantes mais comuns são:
I. EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético).
II. ACD (mistura de ácido cítrico, citrato de sódio e dextrose).
III. CPD (citrato, fosfato e dextrose).
IV. CPDA-1 (citrato, fosfato, dextrose e adenina).
Estão CORRETAS.
O sedimento urinário é considerado normal com a presença dos constituintes listados a seguir, exceto:
No processo de centrifugação para obtenção do soro ou plasma, devemos:
“Alguns agentes infecciosos levam muito tempo para crescer em culturas, outros não. Muitos são raramente detectados dada a sua dificuldade de cultivo. Nestes casos, várias técnicas estão disponíveis. Os meios mais utilizados para diagnósticos laboratoriais são: exame histopatológico de Ziehl-Neelsen, Reação Polimerase em Cadeia (PCR), ELISA e Exame Bacteriológico (Ágar MacConkey, Ágar Xilose-LisinaDesoxicolato (XLD), Ágar Entérico de Hektoen (HE) e Ágar Verde Brilhante).
” Disponível em: http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/xlqenYrc4RIJEQ9_2013-6- 21-10-44-55.pdf
É correto afirmar sobre os meios de diagnostico laboratorial:
Leia a descrição do seguinte método de enzimaimunoensaio.
A fase sólida é sensibilizada com anticorpo específico. A amostra em teste, onde se vai pesquisar o antígeno é incubada com a fase sólida e, a seguir, incuba-se com excesso de anticorpo específico marcado com enzima. A reação é revelada pela adição do substrato. A taxa de desagregação é proporcional à concentração do antígeno.
FERREIRA, A. W., De Ávila, S. L. M., Diagnóstico Laboratorial. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
Qual é o método descrito no texto?
Para a realização de uma reação de imuno-histoquímica foi necessário preparar uma solução de 200 μL de anticorpo primário na diluição de 1:400. Qual foi o volume de anticorpo concentrado (1:1) utilizado para o preparo da solução?
Qual a lei da fotometria analítica a qual estabelece que a absorbância é diretamente proporcional a concentração da solução de amostra?