Questões de Concurso Sobre imunologia nas técnicas em laboratório em técnicas em laboratório

Foram encontradas 253 questões

Q3073043 Técnicas em Laboratório
Em relação à técnica de imunohistoquímica, analise as afirmativas abaixo:

I A imuno-histoquímica tem aplicação como método de auxílio ao diagnóstico exclusivo de neoplasias.
II Para visualizar a reação, os anticorpos devem estar marcados com alguma substância capaz de exibir cor – como por exemplo um anticorpo associado a enzimas que, em etapa posterior, reagirá com substâncias cromógenas.
III Nesta técnica o antígeno presente no tecido é reconhecido pelo anticorpo primário e um anticorpo secundário biotinilado se liga ao anticorpo primário.
IV Para garantir qualidade e fidelidade do resultado é recomendado incluir um controle positivo e controle negativo da reação.

Estão corretas:
Alternativas
Q3050625 Técnicas em Laboratório
A técnica de imunofluorescência é de grande valor no diagnóstico de doenças infecciosas e na fenotipagem de células do sistema imune e de tumores.

Em relação à técnica de imunofluorescência, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3050624 Técnicas em Laboratório
Em relação às técnicas de imunoprecipitação, analise as afirmativas a seguir.

I. As reações de imunoprecipitação avaliam a concentração de antígeno-anticorpo, a partir da formação de agregados insolúveis precipitados que se formam pela reação do antígeno solúvel e seu anticorpo correspondente.
II. A precipitação máxima ocorre na Prozona, ou seja, quando todo antígeno é ligado e há sobra de anticorpos, sendo esta condição ideal para quantificação do alo precipitado.
III. A técnica de imunodifusão radial simples (Reação de Mancini), baseia-se na difusão do antígeno solúvel em um gel (ágar) que foi previamente misturado a uma concentração conhecida de anticorpo específico.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3044905 Técnicas em Laboratório
O exame de VDRL é um teste de floculação utilizado para investigações laboratoriais de pacientes com sífilis. As amostras de sangue coletadas são testadas e no caso o resultado seja positivo, elas devem ser tituladas por diluição seriada, até a última diluição com resultado positivo.

Considere que em um laboratório público municipal, o resultado de titulação de um paciente positivo para sífilis foi de 1:512. No caso desse paciente em especifico, quantas reações de floculação o técnico de laboratório precisou realizar para chegar a esse resultado?
Alternativas
Q3035950 Técnicas em Laboratório

Sobre o Sistema ABO, é correto afirmar que:

Assinale a alternativa CORRETA:


I. Sistema descrito em 1900 por Karl Landsteiner, que, inicialmente, descreveu os grupos A, B e O. O fenótipo AB foi descrito apenas alguns anos depois, por Alfred Von Decastello.


II. Os grupos sanguíneos ABO são determinados por três alelos diferentes de um único gene: IA, IB e i. Esses três alelos são os responsáveis por garantir na espécie humana a presença de quatro fenótipos: sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O. 


III. Os quatro grupos são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios em suas hemácias e de aglutininas no plasma sanguíneo. O alelo IA é responsável por garantir que o sangue tenha aglutinogênio A, enquanto o alelo IB é responsável pelo aglutinogênio B. O alelo i não é responsável pela produção de aglutinogênio.


IV. O sistema ABO é um exemplo clássico de alelos múltiplos (ou polialelia) e de codominância. É um caso de alelos múltiplos, pois apresenta três alelos diferentes de um único gene (IA, IB e i). A codominância, por sua vez, acontece, pois entre os alelos IA e IB não existe relação de dominância.


Estão CORRETAS: 

Alternativas
Q3035947 Técnicas em Laboratório

Algumas substâncias podem impedir a coagulação do sangue após a sua retirada do interior dos vasos sanguíneos, embora não tenham essa propriedade quando administradas aos indivíduos. Essas substâncias são chamadas de anticoagulantes "in vitro". Esses anticoagulantes são utilizados pelos hemocentros, e laboratórios para impedir a coagulação do sangue coletado nas bolsas plásticas, para as transfusões. São compostos químicos conhecidos como agentes quelantes, ou seja, agentes que retiram o cálcio do sangue, mediante reação química.

Os agentes quelantes mais comuns são:


I. EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético).


II. ACD (mistura de ácido cítrico, citrato de sódio e dextrose).


III. CPD (citrato, fosfato e dextrose).


IV. CPDA-1 (citrato, fosfato, dextrose e adenina).


Estão CORRETAS. 

Alternativas
Q3025802 Técnicas em Laboratório
Na técnica de imunoperoxidase, a coloração marrom que se observa ao microscópio de campo claro, no final do procedimento, é resultante da
Alternativas
Q3025794 Técnicas em Laboratório
A localização de um antígeno de interesse em uma amostra biológica, com o emprego do microscópio eletrônico de transmissão, depende da utilização de um anticorpo secundário complexado a
Alternativas
Q3025790 Técnicas em Laboratório
Na técnica de imunofluorescência indireta, para visualizar um antígeno de interesse, deve-se utilizar um anticorpo secundário conjugado a
Alternativas
Q2940017 Técnicas em Laboratório
A metodologia de imunodifusão radial, utilizada em vários exames da rotina laboratorial, tem seus resultados quantitativos estabelecidos por meio da:
Alternativas
Q2913542 Técnicas em Laboratório

No processo de centrifugação para obtenção do soro ou plasma, devemos:

Alternativas
Q2607392 Técnicas em Laboratório
Epidemias como a da Varíola causaram, ao longo dos séculos, milhares de mortes no planeta. No século XVIII, Edward Jenner, um médico britânico, revolucionou a medicina ao observar que ordenhadoras que lidavam com gado não apresentavam marcas de varíola. Jenner conduziu um experimento com James Phipps, inoculando-o com pus das bolhas das mãos de uma ordenhadora infectada com varíola bovina. Surpreendentemente, James Phipps não desenvolveu a doença completa da varíola, demonstrando imunidade. O processo desenvolvido por Jenner deu origem à terapia que conhecemos como
Alternativas
Q2607390 Técnicas em Laboratório
As bactérias são seres unicelulares e procariontes, fazendo parte do Reino Monera. Elas desempenham funções essenciais no ambiente, como atuar nos ciclos biogeoquímicos e na produção de alimentos e medicamentos. Algumas bactérias também podem ser patogênicas, causando doenças. São doenças causadas por bactérias
Alternativas
Q2574284 Técnicas em Laboratório
Doenças Infectocontagiosas e Profilaxia

Considere as seguintes afirmativas sobre doenças infectocontagiosas, vacinação e profilaxia:
1. Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como sífilis e gonorreia podem ser prevenidas com o uso correto de preservativos e educação sexual adequada, uma vez que esses métodos reduzem significativamente a transmissão de patógenos causadores de tais infecções (CDC, 2020).
2. A imunização passiva é obtida através da administração de vacinas que contêm antígenos capazes de estimular o sistema imunológico a produzir uma resposta protetora específica, incluindo a produção de anticorpos e a ativação de células T (Plotkin et al., 2018).
3. A profilaxia pré-exposição (PrEP) é uma estratégia farmacológica comprovadamente eficaz na prevenção do HIV, recomendada para indivíduos em alto risco de infecção, como parceiros de pessoas vivendo com HIV e indivíduos que praticam sexo sem proteção com múltiplos parceiros (WHO, 2016).
4. A vacinação contra hepatite B é uma medida profilática recomendada universalmente para todos os recém-nascidos, crianças e adolescentes até os 18 anos, além de adultos em situações de risco, devido à alta eficácia da vacina em prevenir a infecção crônica e suas complicações (CDC, 2020).
5. A profilaxia pós-exposição (PEP) para o HIV deve ser iniciada o mais rapidamente possível, idealmente dentro dos cinco dias após a exposição, com evidências mostrando que a eficácia diminui significativamente quanto maior o intervalo de tempo até o início do tratamento (Mayer et al., 2018).

Alternativas:
Alternativas
Q2569731 Técnicas em Laboratório
Os estagiários de um laboratório de genética recriaram o experimento de Mendel com plantas de ervilha. Eles cruzaram plantas de flores púrpuras (genótipo PP) com plantas de flores brancas (genótipo pp). Todas as plantas da primeira geração (F1) resultaram em flores púrpuras (genótipo Pp). Em seguida, os alunos cruzaram as plantas F1 entre si. Após cultivar as sementes da geração F2, eles observaram a seguinte proporção genotípica: 1 PP: 2 Pp: 1 pp. Qual o princípio da genética que esse experimento revela? 
Alternativas
Q2569723 Técnicas em Laboratório
Um técnico de laboratório de biologia molecular realizou uma eletroforese em gel de agarose para analisar os fragmentos de DNA amplificados por PCR. Após a corrida eletroforética, ele observou que a banda de DNA referente aos fragmentos amplificados migrou além do desejado.

Assinale a alternativa que apresenta a provável causa desse resultado e como ele pode ser corrigido.
Alternativas
Q2540782 Técnicas em Laboratório
Na imuno-hematologia laboratorial, qual dos seguintes métodos é utilizado para identificar e classificar os anticorpos irregulares presentes no soro de um paciente?
Alternativas
Q2540779 Técnicas em Laboratório
Na avaliação da função renal em pacientes, qual dos seguintes marcadores bioquímicos é mais específico e sensível para detectar diminuições leves na taxa de filtração glomerular?
Alternativas
Q2531271 Técnicas em Laboratório
Julgue o item que se segue. 
A fenotipagem de antígenos eritrocitários é indicada em alguns casos específicos. Para receptoras femininas em idade fértil com Pesquisa de Anticorpos Irregulares (PAI) negativa, recomenda-se transfundir concentrado de hemácias com antígeno Kell (K) negativo. Para receptores com PAI positiva, deve-se realizar a transfusão de concentrado de hemácias com antígeno negativo correspondente ao anticorpo detectado. A fenotipagem é recomendada para os antígenos mais imunogênicos, como os dos sistemas Rh (C, c, E, e) e Kell (K). Além disso, é indicada para pacientes que necessitarão de transfusões crônicas para fins terapêuticos. 
Alternativas
Q2531259 Técnicas em Laboratório
Julgue o item que se segue. 
A benzilpenicilina benzatina é a única opção segura e eficaz para o tratamento adequado da sífilis em gestantes. Qualquer outro tratamento realizado durante a gestação, para fins de definição de caso e abordagem terapêutica de sífilis congênita, é considerado inadequado para a mãe. Consequentemente, o recém-nascido será notificado como caso de sífilis congênita e submetido à avaliação clínica e laboratorial.
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: B
5: B
6: C
7: A
8: A
9: B
10: B
11: A
12: C
13: C
14: D
15: C
16: D
17: E
18: D
19: C
20: C