Questões de Técnicas em Laboratório - Imunologia nas Técnicas em Laboratório para Concurso

Foram encontradas 221 questões

Q2540782 Técnicas em Laboratório
Na imuno-hematologia laboratorial, qual dos seguintes métodos é utilizado para identificar e classificar os anticorpos irregulares presentes no soro de um paciente?
Alternativas
Q2540779 Técnicas em Laboratório
Na avaliação da função renal em pacientes, qual dos seguintes marcadores bioquímicos é mais específico e sensível para detectar diminuições leves na taxa de filtração glomerular?
Alternativas
Q2531271 Técnicas em Laboratório
Julgue o item que se segue. 
A fenotipagem de antígenos eritrocitários é indicada em alguns casos específicos. Para receptoras femininas em idade fértil com Pesquisa de Anticorpos Irregulares (PAI) negativa, recomenda-se transfundir concentrado de hemácias com antígeno Kell (K) negativo. Para receptores com PAI positiva, deve-se realizar a transfusão de concentrado de hemácias com antígeno negativo correspondente ao anticorpo detectado. A fenotipagem é recomendada para os antígenos mais imunogênicos, como os dos sistemas Rh (C, c, E, e) e Kell (K). Além disso, é indicada para pacientes que necessitarão de transfusões crônicas para fins terapêuticos. 
Alternativas
Q2531259 Técnicas em Laboratório
Julgue o item que se segue. 
A benzilpenicilina benzatina é a única opção segura e eficaz para o tratamento adequado da sífilis em gestantes. Qualquer outro tratamento realizado durante a gestação, para fins de definição de caso e abordagem terapêutica de sífilis congênita, é considerado inadequado para a mãe. Consequentemente, o recém-nascido será notificado como caso de sífilis congênita e submetido à avaliação clínica e laboratorial.
Alternativas
Q2531256 Técnicas em Laboratório
Julgue o item que se segue. 
A aloimunização pode ocorrer em pacientes submetidos a transfusões sanguíneas repetidas, especialmente se forem transfundidos com sangue de diferentes doadores. Nesses casos, o receptor pode desenvolver anticorpos contra antígenos específicos presentes no sangue do doador, o que pode levar a reações transfusionais graves, como a doença hemolítica do recém-nascido (DHRN) ou a doença hemolítica transfusional (DHT), dependendo das circunstâncias. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: C
5: C