Questões de Concurso Sobre preparação de meios de cultura, soluções, reagentes e corantes em técnicas em laboratório

Foram encontradas 719 questões

Q3239720 Técnicas em Laboratório
O laboratório em que uma pessoa trabalha está incorporando uma nova metodologia para a dosagem de um determinado analito “Y” em seu painel de exames bioquímicos. A fim de avaliar a linearidade do teste, foi solicitado que ela prepare diluições seriadas a fim de que sejam amostrados ao menos sete pontos de aferição, sendo que o ponto 100 significa o analito padrão em sua concentração original (em mg/dL) e o ponto 10−6 o analito diluído na menor concentração (em mg/dL) da série desejada. Considerando−se que a concentração inicial do analito padrão é 0,1mg/dL, assinalar abaixo a alternativa correspondente à concentração do analito que essa pessoa espera obter no último tubo dessa série de diluição.
Alternativas
Q3232852 Técnicas em Laboratório
Qual substância é comumente empregada como umectante em formulações farmacêuticas devido à sua propriedade higroscópica?
Alternativas
Q3232848 Técnicas em Laboratório
Durante a análise preliminar de um resíduo, um profissional utiliza um fio de cobre limpo e aquecido ao rubro, levando-o posteriormente à chama. Conhecido como teste de Beilstein, qual é o objetivo desse procedimento?
Alternativas
Q3222356 Técnicas em Laboratório

Leia as afirmativas abaixo sobre o diagnóstico laboratorial da malária e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso:


( ) O exame de gota espessa é considerado o padrão-ouro no diagnóstico laboratorial da malária.


( ) A técnica de PCR substituiu completamente os métodos microscópicos na rotina de diagnóstico da malária.


( ) A coloração com Giemsa é amplamente utilizada na identificação morfológica dos diferentes estágios do Plasmodium spp.


( ) O diagnóstico microscópico permite diferenciar Plasmodium falciparum de Plasmodium vivax com base na morfologia dos trofozoítos e gametócitos.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta:

Alternativas
Q3199679 Técnicas em Laboratório
O método do ácido oxálico é utilizado para identificação de micobactérias em amostras pulmonares contaminadas com Pseudomonas. O volume em mililitros necessário para o preparo de 10 mililitros de solução de ácido oxálico 5%, partindo de uma solução dessa mesma substância rotulada a 20%, é equivalente a: 
Alternativas
Q3199678 Técnicas em Laboratório
Em muitos laboratórios de análises clínicas são preparadas soluções químicas que servem como reagentes utilizados em procedimentos analíticos. A quantidade em gramas necessária para preparar 50 mililitros de uma solução de hidróxido de sódio 5 molar é de aproximadamente:

Dado – Peso molecular NaOH=40g/mol
Alternativas
Q3196817 Técnicas em Laboratório
Nos laboratórios de análises clínicas, são empregadas diversas soluções químicas utilizadas como reagentes analíticos. 500 mililitros de solução aquosa de ácido clorídrico (HCl), cuja massa molar é de 36,5g/mol, foi preparada com 73 gramas de HCl, resultando em uma solução de molaridade correspondente a:
Alternativas
Q3196813 Técnicas em Laboratório
Os meios de cultura utilizados para o crescimento de micobactérias de interesse à saúde humana necessitam de preparações específicas para garantir o sucesso no crescimento e isolamento do patógeno. Os meios de cultura sólidos à base de ovos mais empregados nos laboratórios de referência, para isolamento de micobactérias, são conhecidos como:
Alternativas
Q3196193 Técnicas em Laboratório
Em laboratórios de microbiologia, é comum a utilização de etanol 70%(m/m) na desinfecção de bancadas e assepsia das mãos. O álcool precisa estar nessa concentração para garantir que tenha tempo adequado de agir antes de sua evaporação. Entretanto também é comum a aquisição de etanol 96°GL ou (v/v) para preparar o etanol 70% (m/m) por meio de diluição.
Para o preparo de um litro de etanol 70% (m/m), a quantidade aproximada, em mL de etanol 96°GL, é de


Dados: dágua = 1,0 g/mL
detanol96º = 0,8 g/mL
Alternativas
Q3196190 Técnicas em Laboratório
A água de sistemas de resfriamento precisa ser tratada com bactericida para evitar o crescimento microbiano. Entre os produtos utilizados no tratamento, estão alguns precursores que originam ácido hipobromoso (HBrO) em água. A ação bactericida desses compostos está relacionada com a ionização desse ácido, logo é dependente do pH do meio, como mostrado no gráfico.
Imagem associada para resolução da questão


MACEDO, J.A.B. . Águas & águas. Belo Horizonte: CRQ-MG, 2004. p. 300.
Assim, o valor aproximado para a constante de acidez do ácido hipobromoso no pH em que ele apresenta alfa de 15% é
Alternativas
Q3196189 Técnicas em Laboratório
A desinfecção da água de piscinas pode ser realizada utilizando solução de hipoclorito de sódio. O íon hipoclorito e o seu ácido conjugado, formado em solução, possuem ação bactericida. No entanto, por apresentar ação oxidante e mudar o pH da água, a presença deles pode incomodar banhistas.

Considerando apenas o efeito da presença do hipoclorito de sódio, o pH aproximado da água de uma piscina, preenchida com 1000L de água, na qual se dissolveu completamente 1 mol de hipoclorito de sódio é

Dados: KaHCl0 = 2,5x10–8 Log 2 = 0,3
Alternativas
Q3196188 Técnicas em Laboratório
O meio de cultura caldo verde brilhante, adicionado de 2% de sais biliares, é utilizado para isolar os bacilos Gram-negativos do gênero Enterobacteriaceae. O corante verde brilhante e os sais biliares adicionados inibem a maioria das bactérias Gram-positivas, habitantes comuns do trato intestinal de humanos.

PELCZAR, Jr. et al. Microbiologia: conceitos e aplicações. Vol. 1, 2ª ed. São Paulo: Makron, 1996, p. 155. (adaptado)

O caldo verde brilhante com sais biliares é um meio do tipo
Alternativas
Q3196186 Técnicas em Laboratório
A tabela abaixo mostra o conjunto de resultados de análises obtidos para uma amostra de água submetida à titulação com EDTA por três analistas diferentes para verificação da sua dureza total. A dureza total real da amostra de água é de 57,3 mg/L CaCO3.
Dureza da amostra de água analisada em triplicata por três diferentes analistas

Imagem associada para resolução da questão

Considerando esses dados, os analistas que obtiveram o resultado mais exato e o mais preciso, respectivamente, são
Alternativas
Q3196183 Técnicas em Laboratório
Durante um experimento, para a montagem de uma curva de aquecimento do etanol comercial, com aquecimento uniforme, foi obtido o seguinte gráfico:

Imagem associada para resolução da questão

RAGAZZI, M.; GUERRA, F. Mudanças de estado físico e densidade. In: Química. Vol. 1. Belo Horizonte: Editora Bernoulli. p. 13.

Com base na análise do gráfico, é correto afirmar que o etanol comercial 
Alternativas
Q3196182 Técnicas em Laboratório
Um técnico de laboratório encontrou um sólido com o rótulo ilegível, ficando em dúvida se o sólido era cloreto de potássio, sacarose, sílica, nitrato de cálcio ou cloreto de amônio. Para identificar o material, ele realizou testes de ponto de fusão, de solubilidade em água, de condutividade elétrica do sólido fundido e de condutividade elétrica em solução. Os resultados indicaram que o sólido do teste possuía temperatura de fusão relativamente baixa, não conduzia eletricidade nos estados sólido ou líquido e era solúvel em água.
Com base nessas características, o técnico concluiu que o material era 
Alternativas
Q3196181 Técnicas em Laboratório
O hipoclorito de sódio é utilizado como agente oxidante, branqueador e desinfetante em diversas aplicações industriais e domésticas, sendo produzido através da reação entre cloro gasoso e solução aquosa de hidróxido de sódio, conforme representado a seguir:

Cl2(g) + NaOH(aq) → NaCl(aq) + NaClO(aq) + H2O(l)

A massa de hidróxido de sódio, em gramas, necessária para a produção de 2,960 toneladas de solução de hipoclorito de sódio 12,5% m/m, é


Dados: Na = 23 g/mol O = 16 g/mol H = 1 g/mol Cl = 35 g/mol
Alternativas
Q3196180 Técnicas em Laboratório
Durante o processo de precipitação para dosagem gravimétrica do cloreto de bário hidratado, o técnico de laboratório adicionou um excesso de solução diluída de ácido sulfúrico à solução de cloreto de bário.
O excesso do reagente precipitante tem o objetivo de
Alternativas
Q3196179 Técnicas em Laboratório
A pureza dos reagentes desempenha um papel importante na exatidão vinculada a qualquer análise. É, portanto, essencial que a qualidade de um reagente seja consistente com seu propósito de uso. Em relação às características desejáveis aos reagentes com grau padrão primário, podem ser citadas:

I) Alta pureza; II) Estabilidade à atmosfera; III) Ausência de água de hidratação; IV) Elevado custo; V) Solubilidade razoável no meio de titulação; VI) Massa molar razoavelmente baixa.

Estão corretas apenas as características
Alternativas
Q3196177 Técnicas em Laboratório
Uma solução foi preparada dissolvendo 4,90 g de ácido sulfúrico em um volume final de 200,00 mL de solução. Considerando que o ácido sulfúrico utilizado é 100% puro, a concentração normal dessa solução é igual a

Dados: H = 1 g/mol S = 32 g/mol O = 16 g/mol
Alternativas
Q3196175 Técnicas em Laboratório
Um técnico de laboratório, com o objetivo de recuperar o clorofórmio de um resíduo, realizou uma destilação fracionada da solução. Para confirmar se o produto obtido está de acordo com as propriedades do reagente puro, ele utilizou a combinação de diversas técnicas simples.
Nesse experimento, a propriedade que NÃO contribui para a identificação do material destilado é a(o)
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: A
5: C
6: D
7: C
8: B
9: E
10: C
11: D
12: E
13: D
14: B
15: D
16: C
17: C
18: E
19: C
20: A