Questões de Concurso Sobre técnicas sorológicas e de imunofluorescência com ênfase no diagnóstico imunológico das doenças humanas em técnicas em laboratório

Foram encontradas 155 questões

Q3073043 Técnicas em Laboratório
Em relação à técnica de imunohistoquímica, analise as afirmativas abaixo:

I A imuno-histoquímica tem aplicação como método de auxílio ao diagnóstico exclusivo de neoplasias.
II Para visualizar a reação, os anticorpos devem estar marcados com alguma substância capaz de exibir cor – como por exemplo um anticorpo associado a enzimas que, em etapa posterior, reagirá com substâncias cromógenas.
III Nesta técnica o antígeno presente no tecido é reconhecido pelo anticorpo primário e um anticorpo secundário biotinilado se liga ao anticorpo primário.
IV Para garantir qualidade e fidelidade do resultado é recomendado incluir um controle positivo e controle negativo da reação.

Estão corretas:
Alternativas
Q3050625 Técnicas em Laboratório
A técnica de imunofluorescência é de grande valor no diagnóstico de doenças infecciosas e na fenotipagem de células do sistema imune e de tumores.

Em relação à técnica de imunofluorescência, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3050624 Técnicas em Laboratório
Em relação às técnicas de imunoprecipitação, analise as afirmativas a seguir.

I. As reações de imunoprecipitação avaliam a concentração de antígeno-anticorpo, a partir da formação de agregados insolúveis precipitados que se formam pela reação do antígeno solúvel e seu anticorpo correspondente.
II. A precipitação máxima ocorre na Prozona, ou seja, quando todo antígeno é ligado e há sobra de anticorpos, sendo esta condição ideal para quantificação do alo precipitado.
III. A técnica de imunodifusão radial simples (Reação de Mancini), baseia-se na difusão do antígeno solúvel em um gel (ágar) que foi previamente misturado a uma concentração conhecida de anticorpo específico.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2940017 Técnicas em Laboratório
A metodologia de imunodifusão radial, utilizada em vários exames da rotina laboratorial, tem seus resultados quantitativos estabelecidos por meio da:
Alternativas
Q2927550 Técnicas em Laboratório

O sedimento urinário é considerado normal com a presença dos constituintes listados a seguir, exceto:

Alternativas
Q2726023 Técnicas em Laboratório
A irradiação de hemocomponentes é realizada para a prevenção de
Alternativas
Q2726017 Técnicas em Laboratório
No que se refere aos marcadores sorológicos pesquisados em casos de hepatite B, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2726008 Técnicas em Laboratório
Entende-se por soroconversão a (o)
Alternativas
Q2574284 Técnicas em Laboratório
Doenças Infectocontagiosas e Profilaxia

Considere as seguintes afirmativas sobre doenças infectocontagiosas, vacinação e profilaxia:
1. Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) como sífilis e gonorreia podem ser prevenidas com o uso correto de preservativos e educação sexual adequada, uma vez que esses métodos reduzem significativamente a transmissão de patógenos causadores de tais infecções (CDC, 2020).
2. A imunização passiva é obtida através da administração de vacinas que contêm antígenos capazes de estimular o sistema imunológico a produzir uma resposta protetora específica, incluindo a produção de anticorpos e a ativação de células T (Plotkin et al., 2018).
3. A profilaxia pré-exposição (PrEP) é uma estratégia farmacológica comprovadamente eficaz na prevenção do HIV, recomendada para indivíduos em alto risco de infecção, como parceiros de pessoas vivendo com HIV e indivíduos que praticam sexo sem proteção com múltiplos parceiros (WHO, 2016).
4. A vacinação contra hepatite B é uma medida profilática recomendada universalmente para todos os recém-nascidos, crianças e adolescentes até os 18 anos, além de adultos em situações de risco, devido à alta eficácia da vacina em prevenir a infecção crônica e suas complicações (CDC, 2020).
5. A profilaxia pós-exposição (PEP) para o HIV deve ser iniciada o mais rapidamente possível, idealmente dentro dos cinco dias após a exposição, com evidências mostrando que a eficácia diminui significativamente quanto maior o intervalo de tempo até o início do tratamento (Mayer et al., 2018).

Alternativas:
Alternativas
Q2516957 Técnicas em Laboratório
O Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay (ELISA) é um ensaio enzimático comumente utilizado nos laboratórios de análises clínicas e de pesquisa. Sobre o ELISA, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2504860 Técnicas em Laboratório
O teste de VDRL é um teste não treponêmico para determinação qualitativa e semi-quantitativa de reaginas no soro ou plasma do paciente. Para tanto, é necessária a utilização de uma placa para se misturar a amostra do paciente com o reagente do teste. Como é chamada essa placa?
Alternativas
Q2503208 Técnicas em Laboratório
Paciente do sexo masculino, com 23 anos de idade, usuário de drogas endovenosa nos últimos seis anos, foi atendido no serviço de emergência de um hospital apresentando acentuadas astenia e icterícia. Segundo o paciente, a sintomatologia havia iniciado há dez dias quando foram observadas colúria, hipocolia fecal, dores musculares e cansaço que se agravaram até uma profunda prostração.

Exame clínico: Hepatomegalia.

Exames bioquímicos:
ALT= 480 UI/L; AST= 745 UI/L.

Marcadores virais:
IgM anti-HAV: Reagente
HBsAg: Não Reagente
IgM anƟ -HBc: Não Reagente
antiHBc: Não Reagente
anƟ -HBs: Reagente
anti-HCV: Reagente
HCV RNA: Reagente

Com relação aos marcadores virais descritos acima, podemos afirmar que o paciente apresenta: 
Alternativas
Q2503207 Técnicas em Laboratório
Ao final da dé cada de 1980, chegaram ao mercado os testes rápidos. Com o avanço das tecnologias de desenvolvimento e produção, esses testes revelaram-se eficientes na investigação de doenças infectocontagiosas. São chamados de testes rápidos os ensaios de triagem que produzem resultados em, no máximo, 30 minutos, de fácil execução e dispensando infraestrutura laboratorial. Apesar da metodologia simples, estes produtos são baseados em princípios técnicos relativamente complexos para oferecer a oportunidade de acesso a resultados importantes obtidos longe de grandes hospitais ou instalações laboratoriais, onde há́ necessidade de obtenção de resultados de forma imediata.
Em relação aos testes rápidos, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I - O teste rápido tradicional é um ensaio que se vale da tecnologia de imunocromatografia de fluxo lateral (Lateral Flow, LF), realizado a partir de amostra de sangue total venoso ou obtido a partir de punção digital, de soro ou plasma.
II - Nos testes rápidos para detecção de anticorpos várias nanopartículas são usadas como marcadores biológicos, sendo as de ouro coloidal as mais utilizadas em sistemas biotecnológicos devido às suas excelentes características físicas e químicas.

III - Nos testes rápidos, a capacidade de detecção pode ser antecipada e a sensibilidade pode ser ampliada com a alteração dos insumos utilizados visando à detecção de antígenos ao invés de anticorpos. O princípio básico do teste permanece o mesmo, mas a membrana recebe anticorpos (geralmente monoclonais) que reconhecem com avidez os antígenos.

As afirmativas I, II e III são respectivamente: 
Alternativas
Q2503206 Técnicas em Laboratório

A técnica de imunofluorescência (IF) geralmente é utilizada para confirmação sorológica nos casos em que as reações antígeno – anticorpo podem ser observadas a partir da utilização de um fluorocromo conjugado às regiões da fração cristalizável (Fc) de uma molécula de anticorpo. Os complexos imunes contendo estes anticorpos marcados podem ser detectados pela emissão de luz fluorescente, quando excitadas por um feixe de menor comprimento de onda, que pode ser vista com o auxílio de um microscópio de fluorescncia após imobilização do material em lâminas.



Sobre este tema observe as afirmativas a seguir:


I - A técnica de imunofluorescência pode ser realizada em uma variedade de materiais clínicos, sempre que houver a presença de células que potencialmente possam estar infectadas com o vírus ou parasita de interesse.


II - Os materiais mais comumente utilizados para IF são: células de cultivo (após a inoculação com o material suspeito), tecidos de  necropsia ou biópsia (impressão direta de tecido na lâmina-clap), tecidos congelados e cortados no criostato (tecidos fixados em formol e incluí dos em parafina), células sanguíneas (leucó citos) e células presentes em secreções (nasais, prepuciais, vaginais, e no leite).


III - Na IF indireta, geralmente utiliza-se anticorpo policlonal, ou anticorpos monoclonais marcados com fluoresceína para detecção de antígenos. A IF indireta tem como vantagens a rapidez e simplicidade, por exemplo, em alguns protocolos o resultado é obtido em menos de uma hora.


IV - Na IF direta o material a ser analisado é fixado em lâminas de microscópio. As células (portadoras de antígenos) são incubadas com o soro que se deseja testar, sendo então tratadas com outro soro que contenha anticorpos específicos para imunoglobulina humana (anti-Ig) conjugada a um fluorocromo, como a fluoresceína. A presença de anticorpos é revelada por meio de microscopia de fluorescência.



Das afirmativas acima, apenas:

Alternativas
Q2503205 Técnicas em Laboratório
Os imunoensaios multiplex baseados em microesferas permitem a medição de múltiplos analitos em um pequeno volume de amostra em um único poço, otimizando a detecção e quantificação de múltiplos biomarcadores em comparação com imunoensaios como o ELISA.O componente que permite a identificação do analito que está sendo avaliado pelo sistema de leitura é: 
Alternativas
Q2503204 Técnicas em Laboratório
Os testes rápidos ou PoCT (point-of-care tests) são testes para diagnósticos in vitro realizados de forma rápida, com baixa complexidade e, ainda, de fácil interpretação para uso em triagem, diagnóstico e monitoramento de pacientes. O exemplo mais básico de PoCT é o uso de tiras de teste, como as de urina, que são matrizes porosas secas com elementos de transporte impregnados que interagem com os analitos quando expostos. No caso de PoCT que utilizam anticorpos, das afirmativas abaixo, a que apresenta uma característica INCORRETA é: 
Alternativas
Q2503202 Técnicas em Laboratório
Os ensaios ELISA são realizados em placas de poliestireno, tipicamente em placas de 96 poços revestidas para ligação forte de proteínas. Dependendo do tipo de ELISA, o teste requer um anticorpo de detecção primário e/ou secundário, analito/antígeno, anticorpo/antígeno de revestimento, tampão de lavagem e substrato/cromógeno. O anticorpo de detecção primário é um anticorpo específico que se liga apenas à proteína de interesse. Já o anticorpo de detecção secundário é um segundo anticorpo conjugado com enzima que se liga a um anticorpo primário não conjugado com enzima.
Nesse contexto, existem quatro etapas principais para a realização de um ensaio imunológico. É correto afirmar que NÃO faz parte de imunoensaios: 
Alternativas
Q2501680 Técnicas em Laboratório
Hospedeiro é o nome dado a um organismo, independentemente de seu grupo, que abriga outro em seu interior ou o carrega sobre si. Assinale a alternativa que apresenta patologias contendo hospedeiros no seu ciclo de ocorrência.  
Alternativas
Q2480545 Técnicas em Laboratório
Analise as afirmativas a seguir sobre os testes sorológicos no diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas.

I. A detecção do antígeno HbsAg pode ser realizada por teste rápido no diagnóstico do vírus da hepatite C.
II. ELISA é uma técnica empregada no diagnóstico do vírus da imunodeficiência humana.
III. O VDRL é um método treponêmico para diagnóstico da sífilis.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2474722 Técnicas em Laboratório
Para avaliar a sensibilidade de uma amostra a determinado antibiótico, pelo teste de microaglutinação, um técnico precisou fazer uma diluição seriada log2 de determinado antimicrobiano. O protocolo recomendava que o teste fosse feito em 7 diluições partindo de uma concentração de 64µg/mL, com volume de 5mL por tubo. A figura abaixo ilustra as diluições necessárias para realização do teste.

Q69.png (400×187)



Com base nesta situação problema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Para executar este protocolo, o técnico pode preparar a solução de concentração 64µg/mL em um volume de 10mL no tubo 1, retirar 5mL desta solução e acrescentar em 5mL de diluente no tubo 2 para atingir a próxima concentração. Em seguida, deve repetir este procedimento, retirando 5mL do tubo 2 e acrescentar no seguinte que contêm 5mL de diluente. Este procedimento deve ser repetido até o tubo 7, onde os 5mL em excesso devem ser descartados.
( ) Uma alternativa para preparar uma solução de concentração 64µg/mL é preparar uma solução estoque, utilizando 6,4mg do antimicrobiano diluído em 1mL de diluente, e diluir 10µL da solução estoque em 9,99mL de diluente.
( ) As concentrações de antimicrobianos nos tubos 2, 3, 4, 5, 6, e 7 são respectivamente 32µg/mL,16µg/mL, 8µg/mL, 4µg/mL, 2µg/mL e 1µg/mL.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: B
5: E
6: D
7: A
8: E
9: D
10: B
11: C
12: D
13: A
14: B
15: A
16: E
17: E
18: D
19: B
20: C