Questões de Concurso
Sobre concepções de mundo, homem e educação em pedagogia
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“O homem é a única criatura que precisa ser educada.” (KANT, 1996, p. 441). É dessa forma que Kant começa o seu texto intitulado Sobre a Pedagogia. O filósofo discorre que em geral os seres são determinados pelo instinto. Por sua vez, o homem cria e recria valores.
(O Conceito de Iluminismo em Kant e sua implicação com a moralidade e a política; Carlos Weinman; Unoesc & Ciência - ACHS Joaçaba, v. 6, n. 2, p. 201- 212, jul./dez. 2015)
A história humana mistura-se a busca pela verdade. Nos mais diversos tempos e por inúmeros meios se defendeu possuí-la. Essa busca também foi a de Descartes (1596-1650), através da constituição de um método.
(Revista Teias, RENÉ DESCARTES: sua contribuição para a ciência moderna e o impacto das suas ideias na educação; 2022, 343/345)
I. É possível perceber a contribuição de Descartes na fundamentação do sistema científico moderno e o impacto de suas ideias na educação
II. Descartes não se dedicou a tecer reflexões diretas para o sistema escolar, contudo, apregoam ao seu método a base para do fragmentação do conhecimento e do ensino, mas foi verificado que em sua teoria e método não há fundamento para a separação das partes sem que haja também a junção dessas partes ao todo, concluindo-se, portanto, que a fragmentação da ciência e do ensino não tem fundamento direto no método cartesiano
III. Para Descartes, o conhecimento deve ser produzido a partir da minuciosa investigação do objeto que está sendo estudado. Aqui é importante destacar que essa ideia traz as características da compreensão do modo de se chegar à verdade proposto por Parmênides no diálogo com a deusa, partindo do princípio da razão e examinando as coisas.
IV. A concepção metodológica de Descartes consiste no desejo de estabelecer um método que seja capaz de ser aplicado em todas as ciências e que possibilite, em primeiro lugar, a ele próprio, e aos demais, alcançara verdade, desfazendo-se, inclusive, de tudo aquilo que outrora fora dado como verdade pelo sistema vigente, mas que, na sua concepção, não se sustentava.
A alternativa correta é:
I.O multiculturalismo e a valorização das diferenças culturais constituem bases para o desenvolvimento de políticas inclusivas, promovendo a equidade na educação.
II.As políticas públicas educacionais, ao se basearem no liberalismo, buscam garantir que as oportunidades sejam iguais para todos, o que pode resultar em uma redução das disparidades sociais.
III.A sociologia crítica, ao contrário das abordagens pragmáticas, rejeita a ideia de neutralidade da escola e sustenta que o papel da educação deve ser questionar as estruturas de poder.
IV.A filosofia da inclusão se contrapõe à meritocracia como único critério de acesso ao ensino, visto que as condições iniciais dos alunos não são uniformes.
Está correto o que se afirma em:
(__) A epistemologia é a parte da Filosofia que estuda os valores morais e éticos.
(__) A concepção antropológica histórico-social recusa a ideia de uma natureza humana universal.
(__) A fenomenologia trabalha com a noção de intencionalidade, afirmando que toda consciência é consciência de alguma coisa.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
I. Sócrates acreditava na busca da verdade por meio do diálogo e da reflexão crítica.
II. John Locke considerava o ser humano como uma tábula rasa, influenciado pelas experiências.
III. Paulo Freire defendia que a educação deve ser um ato de transmissão de conhecimento, centralizado no professor.
"Educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento unilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas físicas, morais intelectuais, estéticas tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social, em determinado contexto de relações sociais."
Tendo o fragmento do texto acima como referência inicial e considerando a relevância do tema por ele tratado, julgue o item seguinte.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 28ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2008,
"Educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento unilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas físicas, morais intelectuais, estéticas tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social, em determinado contexto de relações sociais."
Tendo o fragmento do texto acima como referência inicial e considerando a relevância do tema por ele tratado, julgue o item seguinte.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 28ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2008,
"Educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento unilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas físicas, morais intelectuais, estéticas tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social, em determinado contexto de relações sociais."
Tendo o fragmento do texto acima como referência inicial e considerando a relevância do tema por ele tratado, julgue os itens seguintes.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 28ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2008, p. 21.
"Educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento unilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas físicas, morais intelectuais, estéticas tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social, em determinado contexto de relações sociais."
Tendo o fragmento do texto acima como referência inicial e considerando a relevância do tema por ele tratado, julgue os itens seguintes.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 28ª reimpressão. São Paulo: Cortez, 2008, p. 21.
A avaliação escolar vai além da simples medição do desempenho dos alunos; ela tem implicações pedagógicas profundas, pois influencia o planejamento das atividades educativas e as estratégias pedagógicas adotadas pelos professores. A educação integral visa ao desenvolvimento pleno do aluno, considerando aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos, enquanto a educação para a diversidade promove a inclusão e o respeito às diferenças culturais, étnicas e sociais. A educação para os direitos humanos reforça a importância de ensinar valores de justiça, igualdade e respeito dentro do ambiente escolar, formando cidadãos conscientes e engajados.
Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:
Considerando as concepções do autor, apresentadas no fragmento, o sujeito aprende para se:
I. Interacionismo: o desenvolvimento se dá na interação entre organismo e meio, e a aquisição de conhecimento é um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida.
II. Behaviorismo: teoria baseada em estímulo-resposta; indica que o comportamento humano é previsível. A aprendizagem está relacionada à modificação do desempenho, ou seja, o bom ensino depende de organizar eficientemente as condições estimuladoras, de modo que o aluno saia da situação de aprendizagem diferente de como entrou.
III. Humanismo: seu objetivo não é o controle do comportamento, o desenvolvimento cognitivo ou a formulação de um bom currículo e sim o crescimento pessoal do aluno. Essa abordagem considera o aluno como pessoa e o ensino deve facilitar a sua autorrealização, visando à aprendizagem que transcende e engloba as aprendizagens afetiva, cognitiva e psicomotora.
IV. Inatismo: parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais ou importantes para o desenvolvimento. As qualidades e as capacidades básicas de cada ser humano, sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e mesmo sua conduta social já se encontrariam basicamente prontas e em sua forma final por ocasião do nascimento.
São consideradas teorias do Racionalismo o que se afirma apenas em
I. O ensino de filosofia deve provocar experiências de leitura que transformem a relação dos alunos com a filosofia.
II. Kohan defende que a filosofia deve ser ensinada de forma apologética e condenatória.
III. A obra discute a importância de pensar diversas formas de conceber a filosofia e uma pluralidade de sentidos para ensiná-la.
IV. Kohan argumenta que a filosofia deve ser ensinada apenas como um conjunto de verdades afirmativas e negativas.
V. A obra sugere que o ensino de filosofia deve incomodar as verdades adormecidas e promover uma reflexão crítica.
Estão CORRETOS: