Questões de Concurso Sobre construção histórica da universidade brasileira em pedagogia

Foram encontradas 32 questões

Q3026892 Pedagogia
A Constituição de 1988, emendas constitucionais, a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (também chamada LDB), bem como demais leis e resoluções contribuem para configurar História da educação brasileira no contexto da Nova República. Marque a opção correta sobre as transformações da Educação Brasileira nesse período, conforme Piletti e Piletti.
Texto de apoio: PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. História da educação: de Confúcio a Paulo Freire. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2021.
Alternativas
Q2435386 Pedagogia

Quanto à universidade do Século XXI, analise as afirmativas abaixo.



I. O impacto das novas tecnologias de informação e comunicação na proliferação das fontes de informação e nas possibilidades de ensino-aprendizagem à distância, sobretudo nas últimas décadas, pode ser considerado como um dos responsaveIs pelo abalo da universidade contemporânea;

II. A universidade é uma entidade com forte componente territorial bem evidente no conceito de campus. Essa territorialidade, combinada com o regime de estudos, torna muito intensa a copresença e a comunicação presencial. As novas tecnologias de informação e de comunicação vêm pôr em causa esta territorialidade;

IlI. Assim como todo processo de transformação, a presença das tecnologias no contexto universitário traz benefícios e alguns problemas, como o fato de que nem todas as pessoas conseguem acesso a elas, ficando, portanto, à margem; contudo, se olharmos para os aspectos positivos, veremos que essa problemática não chega a sertão significativa a ponto de gerar preocupações.

Está INCORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Ano: 2022 Banca: SELECON Órgão: IF-RJ Prova: SELECON - 2022 - IF-RJ - Pedagogo |
Q2408418 Pedagogia

Em 1968, durante o período mais repressivo da Ditadura Militar, foi implementada a Reforma Universitária, por meio da Lei nº 5540/1968, que alterou significativamente a estrutura das universidades federais. Dentre algumas das principais mudanças, pode-se indicar:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNCERN Órgão: IF-RN Prova: FUNCERN - 2024 - IF-RN - Pedagogo |
Q2356426 Pedagogia
A história da educação profissional, no Brasil, tem sua origem no período colonial, quando seus primeiros aprendizes eram aqueles advindos das classes menos favorecidads. Ao longo dos séculos, novas formas de organização do trabalho foram surgindo, demandando aprendizagens de técnicas necessárias ao trabalho, que, por meio da instrução, suscitava o desenvolvimento profissional e tecnológico. Nesse processo, conforme o Decreto nº 7.566, de setembro de 1909, foram criados(as) com o objetivo de oferecer ensino profissional, primário e gratuito, mantendo o foco nas classes desfavorecidas
Alternativas
Q2185969 Pedagogia
O cenário neoliberal dos anos 1990, fez com que as finalidades das instituições públicas, da educação básica à educação superior fossem redefinidas, visando à demarcação de perfis profissionais ajustados à formação requerida pelo mercado. (...) Assim, a gestão educacional - e especificamente a gestão escolar – numa estratégia para levar as instituições escolares a trilhar modelos técnicos de planejamento que tomam o mercado como exemplo de eficiência, passou a orientar-se pelo modo:  
Alternativas
Q1977043 Pedagogia

Tendo em vista o conceito e a história da universidade, julgue o item.


Os primórdios das universidades remontam aos mosteiros criados na Idade Média, onde se dava ao sujeito uma formação centrada na figura do mestre, cujo fim último era a educação do integral do homem. A universidade moderna remonta ao período após a Revolução Francesa, quando se consolidou como instituição pública e laica.  

Alternativas
Q1763787 Pedagogia
Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com a obra Docência no ensino superior, de Selma Pimenta e Lea das Graças Anastasiou:
Alternativas
Q1240681 Pedagogia
Com a reestruturação do aparelho do Estado e das reformas educacionais, os anos de 1990 trouxeram um discurso alicerçado na melhoria da qualidade da educação superior. Assim, o poder estatal estabelece, no âmbito das políticas educacionais, um processo de avaliação em larga escala para o ensino superior, o SINAES. As avaliações consideradas dinâmicas compreendem um conjunto de subcomponentes necessários para mensurar a qualidade estabelecida às instituições de ensino superior. Assinale a alternativa que apresenta os subcomponentes que resultam na nota de qualidade dos cursos superiores.
Alternativas
Ano: 2002 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Senado Federal
Q1214242 Pedagogia
O Censo da Educação Superior de 2000 registrou significativo crescimento das matrículas, em especial no setor privado. O sistema federal de educação superior é responsável por cerca de 50% das matrículas no setor público, em face do crescimento das instituições estaduais. No setor privado, as instituições de ensino superior comunitárias, confessionais e filantrópicas oferecem 51% das matrículas nesse setor.
Considerando as condições da educação superior no Brasil, julgue o item que se segue.
A Reforma Universitária de 1968 e os recursos oferecidos pelas agências de financiamento da pesquisa — CAPES, CNPq e FINEP —, dentro de sucessivos planos de desenvolvimento científico e tecnológico, profissionalizaram o sistema universitário com a implantação dos regimes de tempo integral e dedicação exclusiva e, sobretudo, implementaram uma consistente política de pós-graduação, com avaliação de pares
Alternativas
Q1140570 Pedagogia

De acordo com Aranha, analise as assertivas abaixo:


I. A situação era bastante caótica no ensino elementar no Brasil, cujo modelo econômico na época era o agrário, o que não favorecia a demanda da educação, e grande parte da população rural analfabeta era composta de escravos.

II. A tendência de criar escolas religiosas no Brasil do século XIX era oposta a do resto do mundo, cuja laicização se tornava cada vez mais frequente. Entre nós, predominava a ideologia religiosa, sobretudo a espírita.

III. Os jovens brasileiros, para frequentar os cursos superiores, atravessavam o Atlântico até Coimbra e Évora (Portugal), pois os cursos superiores aqui eram os seminários, destinados à formação de padres.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q1130797 Pedagogia

O ensino superior teve início com a evolução dos povos primitivos e nômades chegando às organizações socialmente constituídas. Em relação à Educação Superior no Brasil e à Universidade no Século XXI, julgue o item a seguir.


As transformações ocorridas nesse nível de ensino estiveram permeadas pela luta de poder entre os interesses do setor público e do setor privado, o que não ocorre nos dias atuais.

Alternativas
Q1130796 Pedagogia

O ensino superior teve início com a evolução dos povos primitivos e nômades chegando às organizações socialmente constituídas. Em relação à Educação Superior no Brasil e à Universidade no Século XXI, julgue o item a seguir.


A Reforma Francisco Campos, ocorrida na década de 30, criou a Universidade Brasileira.

Alternativas
Q1130795 Pedagogia
O ensino superior teve início com a evolução dos povos primitivos e nômades chegando às organizações socialmente constituídas. Em relação à Educação Superior no Brasil e à Universidade no Século XXI, julgue o item a seguir.
O ensino superior no Brasil foi estruturado em 1808 e, através de decretos, foi tornando-se oficial.
Alternativas
Q1112491 Pedagogia
São reflexões apresentadas por Cunha (2004) acerca do processo de desenvolvimento do ensino superior no Brasil, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: IF-SP Órgão: IF-SP Prova: IF-SP - 2019 - IF-SP - Educação/Pedagogia |
Q1010752 Pedagogia

Silva Jr. e Sguissardi (2001) discutem a questão do público e do privado em face da tendência de mercantilização da Educação Superior, conforme o trecho a seguir, extraído da obra dos autores:


“(...) Na atual conjuntura histórica do país, faz-se presente um processo de profunda tecnificação da política conduzido por um Poder Executivo, de ilimitados poderes, e comandado por lideranças cuja ação rememora o tempo dos déspotas esclarecidos” (SILVA JR. E SGUISSARDI, 2001, p. 78).


Diante da perspectiva de análise dos autores nesse período, é correto afirmar que:

Alternativas
Q999389 Pedagogia

Historicamente, a instituição Universidade constituiu-se como lugar de produção do conhecimento, posteriormente agregando a função de formação de profissionais, com caminhos e tempos distintos, conforme o país, mas que traz como marca inerente o reconhecimento de um dado tipo de conhecimento, o científico, e uma autonomia autocentrada que lhe permite estabelecer o que merece ser pesquisado e o tipo de diálogo ou monólogo em relação à sociedade, ou com quais setores ele é estabelecido. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.


I. A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade.

II. Mais marcadamente a partir do final dos anos de 1970, o processo de questionamento da ditadura e de posterior redemocratização do país foi acompanhado de fortalecimento dos movimentos sociais, com proposições de maior abertura política, mas também acadêmica, atribuindo-se à educação um papel fundamental e às Universidades funções sociais e políticas, o que necessariamente envolve a Pesquisa.

III. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

IV. Quando da elaboração da Constituição Brasileira de 1988, o Fórum Nacional da Educação na Constituinte liderou a aprovação de emenda popular que formulava o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como paradigma de uma universidade socialmente referenciada e expressão da expectativa de construção de um projeto democrático de sociedade.


Assinale

Alternativas
Q971842 Pedagogia

Com relação às questões históricas do curso de Pedagogia no Brasil, considere as seguintes afirmativas:


1. O Curso de Pedagogia surgiu junto com as licenciaturas, instituídas ao ser organizada a antiga Faculdade Nacional de Filosofia, da Universidade do Brasil, pelo Decreto-lei nº 1.190, de 1922. Formava-se o bacharel nos primeiros três anos do curso e, posteriormente, era conferido o diploma de licenciado no grupo de disciplinas que compunham o curso de bacharelado.

2. Na organização do Curso de Pedagogia, o Parecer CFE nº 252/69, incorporado à Resolução CFE nº 2/69, fixou conteúdos e duração a serem observados. Baseou-se na concepção de que as diferentes habilitações deveriam ter uma base comum de estudos e uma parte diversificada.

3. Desde o final de 1970, ocorrem debates sobre o curso de Pedagogia, tendo como temática central a questão da base comum nacional. Essa expressão foi explicitada pela primeira vez no Encontro Nacional para a Reformulação dos Cursos de Preparação de Recursos Humanos para a Educação, em 1983.

4. Com relação à formação de professores, a LDB 9.394/96 passou a apresentar duas proposições significativas: a primeira dizia respeito à formação do professor em nível superior; a segunda referia-se à criação dos cursos normais superiores.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q920136 Pedagogia
Nos anos 1990, expandiu-se no Brasil as ideias de livre mercado de cunho neoliberal; intensificou-se a reforma do Estado e educação passou por significativas reformas. No ensino superior, essas reformas foram marcadas pelo(a):
Alternativas
Q915646 Pedagogia

Lerche e Nogueira (2017) discutem as reformas da educação superior no Brasil com base em duas categorias: tempo(s) e movimento(s). O aprofundamento sobre o(s) tempo(s) é desenvolvido mediante recortes organizados em quatro momentos distintos para apontar a expansão do ensino superior, que passou por fases de crescimento e contenção de matrículas, resultantes da demanda por esse nível de ensino e da articulação estabelecida entre o público e o privado.


A coluna da esquerda apresenta os quatro momentos históricos e a da direita o contexto e as características encontradas em cada um deles. Relacione as colunas:


I – O primeiro momento localiza-se entre a fase da criação das primeiras instituições até meados dos anos sessenta do século XX.

II - O segundo momento se situa entre a Reforma Universitária de 1968 e meados dos anos noventa do século XX.

III - O terceiro momento corresponde à concretização de uma reforma do Estado, durante os anos de 1995-2002.

IV - O quarto e mais recente momento se situa no quadro da ampliação do acesso à educação superior, mais especificamente durante os anos de 2003-2014.


( ) Nesse contexto, além dos anseios de modernização, a reforma universitária viria também representar uma resposta à pressão pelo aumento de vagas nesse nível de ensino. Com a industrialização do país e a ascensão das classes médias, a educação superior passa a ser buscada com maior intensidade.

( ) Nesse contexto, a reforma universitária articula-se às mudanças profundas na ordem mundial, suscitadas pela globalização e por alterações nos modos de produção sob o capitalismo flexível com implicações diversas no mundo do trabalho e nas relações sociais. Prevalece o entendimento de eleger a educação básica como prioridade de governo, não estimulando a presença estatal no nível superior, o que explica o grande crescimento do setor privado nesse período.

( ) Nesse contexto, a adoção de medidas diversas de redistribuição de renda e a ampliação da capacidade de consumo da população suscitaram o aumento da demanda por educação superior, percebida como importante elemento de ascensão social.

( ) Nesse contexto, a característica do ensino superior que vai se materializando mantém o legado das primeiras instituições – a tradição de escolas e cursos isolados, que, com o passar do tempo, vão se configurando como universidades. Os anos protagonizam processos de federalização de instituições e tornam mais marcantes os anseios por uma reforma da educação superior.


Assinale a correspondência CORRETA:

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: IPHAN Prova: IADES - 2014 - IPHAN - Arqueólogo |
Q907779 Pedagogia
A instituição brasileira que realizou pesquisas pioneiras em fortes do período colonial é a Universidade
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: B
5: A
6: C
7: B
8: A
9: C
10: C
11: E
12: C
13: C
14: B
15: C
16: E
17: E
18: A
19: A
20: C