Questões de Concurso
Sobre currículo e diversidade em pedagogia
Foram encontradas 293 questões
(_)Valorização das diferenças culturais, étnico-raciais, religiosas, linguísticas, de gênero, de orientação sexual e de condições físicas ou cognitivas, garantindo igualdade de oportunidades.
(_)Organização do ensino de modo a priorizar o rendimento individual do estudante, baseando-se na mensuração objetiva de resultados acadêmicos.
(_)Promoção de experiências de aprendizagem significativas, articuladas ao cotidiano dos estudantes, favorecendo a reflexão crítica e a construção compartilhada do conhecimento.
(_)Padronização de estratégias metodológicas em todas as disciplinas contribuindo para assegurar a isonomia no processo de ensino-aprendizagem.
(_)Integração, em seus conteúdos, de temas contemporâneos relevantes que impactam a vida humana em níveis global, regional, local e individual.
A sequência CORRETA de cima para baixo é:
A partir das análises realizadas pelos autores citados, analise as assertivas abaixo, atribuindo V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
( ) Para formar um novo perfil profissional com competências cognitivas, técnicas, políticas e socioafetivas é preciso uma mudança paradigmática dos docentes, distanciada de uma perspectiva centrada no acúmulo de teorias e em uma concepção restrita essencialmente cognitivista, tecnicista, relacionada à teoria e à técnica.
( ) A formação pedagógica dos professores pode ser uma variável importante na permanência ou evasão dos estudantes, mas não precisa ser uma preocupação e ter um cuidado institucional porque as práticas de tutoria, acolhimento e mentoria são suficientes para sanar as falhas a nível pedagógico e favorecer a vinculação no curso pelos estudantes do 1º ano. ( ) A adaptação de currículos e práticas de ensino às especificidades dos estudantes, tornando-os mais flexíveis e inclusivos, deve fazer parte da formação contínua de professores, de forma a torná-los capazes de atualizar e inovar os saberes e as práticas pedagógicas de acordo com as demandas dos públicos não tradicionais.
( ) Na transição e adaptação dos estudantes do ensino médio para o ensino superior, há uma maior exigência em relação a uma autorregulação da aprendizagem, o que é atenuado pelo fato de os professores serem mais próximos ou estarem mais disponíveis para escutarem os estudantes nas suas demandas.
( ) Um dos problemas apontados com relativa frequência nos relatos dos professores a propósito dos índices de insucesso nas suas disciplinas prende-se com a falta de bases, de métodos de estudo e de trabalho dos estudantes, contudo pouco esforço dos docentes é dirigido à orientação dos mesmos estudantes na superação de tais lacunas.
( ) É relevante que os professores, especialmente do 1º ano, possam estar preparados para escutar de forma atenta e cuidadosa as necessidades dos estudantes não-tradicionais ingressantes para identificarem precocemente particularidades de adaptação e transição, mas não cabe a esses profissionais o encaminhamento dos alunos para serviços e respostas disponibilizadas institucionalmente.
Assinale a sequência CORRETA:
Destarte, e sobre o ensino de história, é possível compreender que:
( ) A Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas brasileiras.
( ) Esse documento tem como foco principal a inclusão de conteúdos sobre a escravidão no Brasil.
( ) A educação quilombola é um dos temas abordados nessas diretrizes, visando reconhecer e fortalecer a identidade e os direitos das comunidades quilombolas.
( ) O combate ao racismo e a promoção da diversidade devem ser incorporados ao currículo escolar e às práticas pedagógicas, conforme orientações da Lei.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) As adequações curriculares envolvem modificações nos conteúdos, métodos, estratégias e avaliação, com o objetivo de proporcionar o acesso ao currículo de maneira significativa para os estudantes com deficiência.
( ) As adequações nos elementos do currículo devem ser feitas de forma individualizada, levando em consideração as necessidades específicas de cada aluno, como a adaptação de conteúdos e recursos.
( ) A inclusão de alunos com deficiência no currículo regular exige também a adaptação dos materiais didáticos, a necessidade de mudanças no planejamento pedagógico, assim como na metodologia de ensino.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Envolvem modificações mais significativas no currículo regular, incluindo a exclusão ou adição de componentes complementares ou alternativos, sendo necessárias decisões e ações que vão além da autonomia do professor.
II. Devem ser aplicadas em situações onde há grande discrepância entre as necessidades do estudante e as demandas do currículo regular, sendo implementadas, preferencialmente, quando outras adaptações para acesso ao currículo já tiverem sido tentadas.
III. Sempre que possível, as atividades devem ser individualizadas e planejadas apenas para os estudantes com necessidades de adaptações de grande porte; quando isso não for viável, devem ser destinadas a estudantes com comprometimentos mais acentuados, que demandam estratégias diferenciadas, além das adaptações de pequeno porte já realizadas.
Quais estão INCORRETAS?
Leia a situação hipotética abaixo.
João é uma criança de cinco anos, que tem sido alvo de apelidos depreciativos por parte de seus colegas devido às condições de sua vestimenta e por sua família viver da pesca artesanal. Essas ofensas verbais geraram em João comportamentos retraídos e uma queda significativa em sua participação nas atividades escolares.
Diante dessa situação, para combater as práticas de bullying entre as crianças, é necessário:
As propostas pedagógicas para a Educação Infantil de crianças pertencentes a populações rurais devem contemplar a (o):
I. planejamento de atividades que explorem a relação das crianças com o território e as práticas culturais locais.
II. adaptação do cronograma escolar às necessidades da comunidade, como períodos de colheita ou pesca.
IV. disponibilização de materiais lúdicos que valorizem as especificidades ambientais da comunidade local.
V. uniformização do ensino a padrões nacionais, independentemente das especificidades culturais.
Está CORRETO o que se afirma em:
Um aluno de 9 anos do Ensino Fundamental apresenta grande dificuldade em organizar e expressar suas ideias de forma coerente ao escrever, com omissões frequentes de palavras e confusão na estruturação de frases, embora tenha bom desempenho em atividades orais. Após avaliação, constatou-se que o aluno apresenta limitações na integração entre as habilidades cognitivas e motoras necessárias para a escrita, o que compromete o seu desempenho acadêmico.
Nesse contexto, sob a perspectiva psicopedagógica, a intervenção apropriada deve contemplar o(a)
I - No que se refere à área de currículo, observa-se que, em lugar dos currículos rígidos e mínimos para um mercado de trabalho mais estável, se tornou necessário instituir currículos mais flexíveis e com eixos temáticos mais amplos e diversificados, tendo em vista um mercado de trabalho cambiante e instável, que demanda alterações permanentes na formação dos trabalhadores e consumidores.
II – Geralmente, observa-se que o currículo em ação ou ativo (o que acontece efetivamente na sala de aula) e o currículo oculto (aquele que não é dito, embora seja carregado de sentido) tornam-se muitas vezes o currículo real ou vivido no interior das instituições formativas, em consonância ao currículo preestabelecido.
I - No contexto educacional, adaptar ou flexibilizar um currículo significa garantir o direito à diferença em relação às necessidades educacionais especiais. Implica a busca pela coesão da base curricular comum com a realidade dos estudantes, suas características sociais, culturais e individuais – incorporando assim também os diferentes modos de aprender e as múltiplas inteligências presentes em sala de aula.
II – Dentro da realidade supracitada, ratifica-se que flexibilizações e adaptações curriculares são estratégias análogas ou seja iguais.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 91. Adaptado.
O exemplo cartográfico mencionado pelo trecho acima provoca a reflexão acerca de um modelo educacional que
(__)O currículo escolar é inteiramente determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sem espaço para adaptações regionais ou locais.
(__)A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) determina que os currículos incluam exclusivamente conteúdos acadêmicos, sem considerar aspectos culturais ou éticos.
(__)A BNCC foi homologada em 2017, orientando os currículos escolares para assegurar direitos de aprendizagem aos estudantes.
(__)O currículo escolar deve incluir uma base comum e uma parte diversificada, atendendo tanto às diretrizes nacionais quanto às especificidades regionais.
A sequência está correta em:
I.A Educação Integral vai além da ampliação do tempo escolar e propõe mudanças significativas no currículo, conectando os conteúdos ao contexto social, territorial e às necessidades dos estudantes.
II.A Educação Integral desconsidera as diferentes dimensões de desenvolvimento humano, focando apenas no desempenho acadêmico.
III.A Educação Integral incentiva a contextualização dos conteúdos escolares, conectando-os à vida dos estudantes.
Está correto o que se afirma em: