Questões de Concurso
Sobre diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais em pedagogia
Foram encontradas 313 questões
( ) Os profissionais que atuam com crianças, precisam ampliar, recuperar ou construir princípios embasados em valores éticos, nos quais atitudes racistas e preconceituosas não podem ser admitidas.
( ) Não silenciar diante de atitudes discriminatórias eventualmente observadas é fator importante na construção de práticas democráticas e de cidadania para todos e não só para as crianças.
Das afirmativas a seguir, qual NÃO faz parte dos pressupostos teóricos que regem a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas brasileiras de Ensino Médio (CNE/CP 03/2004)?
Políticas de reparações devem oferecer garantias de ingresso, permanência e sucesso na educação escolar, de valorização do patrimônio histórico-cultural, de aquisição das competências e dos conhecimentos tidos como indispensáveis para continuidade nos estudos, de condições para alcançar todos os requisitos tendo em vista a conclusão de cada um dos níveis de ensino, bem como para atuar como cidadãos responsáveis e participantes, além de desempenharem com qualificação uma profissão.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/003.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2024. [Adaptado].
O referido trecho diz respeito à reparação histórica voltada para a educação da comunidade afro-brasileira. Nesta direção, o documento de referência às escolas brasileiras denomina-se
FONSECA, M. V.; SILVA, C. M. N.; FERNANDES, A. B. Relações étnicoraciais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições: 2011, p. 13, p. 14.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana estabelecem a educação das relações étnico-raciais como um núcleo dos projetos políticopedagógicos das instituições de ensino.
As opções abaixo apresentam as finalidades de se educar as relações étnico-raciais na escola, à exceção de uma. Assinale-a.
(__)A educação em direitos humanos prioriza exclusivamente a igualdade, desconsiderando a diversidade cultural e social dos educandos.
(__)A laicidade do Estado é desconsiderada como princípio orientador nas Diretrizes.
(__)Os princípios das Diretrizes incluem o reconhecimento das diferenças e a valorização da diversidade como elementos centrais.
(__)A transversalidade e a sustentabilidade socioambiental são pilares fundamentais das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
A sequência está correta em:
BRASIL, Resolução CNE/CP n.º 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em:https://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/cne_resolucao_1_170604.pdf
Com base na Resolução supracitada, assinale a alternativa INCORRETA.
A escola apresenta e representa o racismo estrutural e institucional, que mantém os privilégios da população branca presentes no currículo, nos espaços de divulgação de atividades e datas importantes, nas falas e nas práticas dos educadores e dos demais integrantes da comunidade escolar.
Fonte: Currículo Base da Educação Infantil e Fundamental do Território Catarinense (2019).
Diante do exposto no texto e, conforme o Currículo Base da Educação Infantil e Fundamental do Território Catarinense (2019), abaixo estão algumas formas de se trabalhar com as questões étnico-raciais, dentre elas, marque a alternativa INCORRETA.
Sabendo disso, podemos afirmar que a especificidade da Educação Escolar Quilombola se constitui em:
1. Combater o racismo e a discriminação;
2. Valorizar as culturas afro-brasileira, africana e indígena;
3. Devolver a identidade e a autoestima dos estudantes negros e indígenas;
4. Fomentar o pensamento acrítico.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas.