Questões de Concurso Sobre diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais em pedagogia

Foram encontradas 313 questões

Q3226742 Pedagogia
Segundo o manual Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais, marque C para as afirmativas Certas, E para as Erradas, e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os profissionais que atuam com crianças, precisam ampliar, recuperar ou construir princípios embasados em valores éticos, nos quais atitudes racistas e preconceituosas não podem ser admitidas.
( ) Não silenciar diante de atitudes discriminatórias eventualmente observadas é fator importante na construção de práticas democráticas e de cidadania para todos e não só para as crianças. 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: IF-ES Órgão: IF-ES Prova: IF-ES - 2025 - IF-ES - Pedagogo |
Q3212526 Pedagogia
Em outubro de 2004, o Ministério da Educação (MEC), junto à Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, lançou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (CNE/CP 03/2004). Já em 2008, a Lei nº 11.645/08 vem alterar o Art. 26-A das leis anteriores passando a incluir os povos indígenas na obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira.
Das afirmativas a seguir, qual NÃO faz parte dos pressupostos teóricos que regem a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas brasileiras de Ensino Médio (CNE/CP 03/2004)?
Alternativas
Q3211633 Pedagogia
Conforme a Resolução CNE/CP no 01/2004, artigo 2o , as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta promover a educação de cidadãos
Alternativas
Q3207707 Pedagogia
A autonomia dos estabelecimentos de ensino na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais caracteriza-se por:
Alternativas
Q3200130 Pedagogia
Leia o texto a seguir.

Políticas de reparações devem oferecer garantias de ingresso, permanência e sucesso na educação escolar, de valorização do patrimônio histórico-cultural, de aquisição das competências e dos conhecimentos tidos como indispensáveis para continuidade nos estudos, de condições para alcançar todos os requisitos tendo em vista a conclusão de cada um dos níveis de ensino, bem como para atuar como cidadãos responsáveis e participantes, além de desempenharem com qualificação uma profissão.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/003.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2024. [Adaptado].

O referido trecho diz respeito à reparação histórica voltada para a educação da comunidade afro-brasileira. Nesta direção, o documento de referência às escolas brasileiras denomina-se 
Alternativas
Q3182951 Pedagogia
Plano de transmissão dos saberes em várias sociedades, aparentemente posto em segundo plano na modernidade. Além disso, considera-se que é o meio de transmissão de conhecimento de grupos e coletividades tradicionais, em particular, aquelas que não registram seus fenômenos através da escrita. Assinale a alternativa que remete à definição acima de acordo com as Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais (2006).
Alternativas
Q3164108 Pedagogia
Nós, brasileiros oriundos de diferentes grupos étnicos-raciais – indígenas, africanos, europeus, asiáticos -, aprendemos a nos situar na sociedade, bem como o ensinamos a outros e outras menos experientes, por meio de práticas sociais em que relações étnico-raciais, sociais, pedagógicas nos acolhem, rejeitam ou querem modificar. Deste modo, construímos nossas identidades – nacional, étnico-racial, pessoal -, aprendemos e transmitimos visão de mundo que se expressa nos valores, posturas, atitudes que assumimos, nos princípios que defendemos e ações que empreendemos.

FONSECA, M. V.; SILVA, C. M. N.; FERNANDES, A. B. Relações étnicoraciais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições: 2011, p. 13, p. 14.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana estabelecem a educação das relações étnico-raciais como um núcleo dos projetos políticopedagógicos das instituições de ensino.

As opções abaixo apresentam as finalidades de se educar as relações étnico-raciais na escola, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3158919 Pedagogia
As Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos destacam princípios fundamentais que orientam processos educacionais em busca da igualdade e reconhecimento da diversidade. Acerca do assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__)A educação em direitos humanos prioriza exclusivamente a igualdade, desconsiderando a diversidade cultural e social dos educandos.
(__)A laicidade do Estado é desconsiderada como princípio orientador nas Diretrizes.
(__)Os princípios das Diretrizes incluem o reconhecimento das diferenças e a valorização da diversidade como elementos centrais.
(__)A transversalidade e a sustentabilidade socioambiental são pilares fundamentais das Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

A sequência está correta em:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2025 - UFU-MG - Assistente de Aluno |
Q3157592 Pedagogia
Conforme o estabelecido no documento Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais (Brasil, 2006), a segregação racial é entendida como
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFU-MG Órgão: UFU-MG Prova: UFU-MG - 2025 - UFU-MG - Assistente de Aluno |
Q3157591 Pedagogia
De acordo com as Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais (Brasil, 2006), “Ações Educativas de Combate ao Racismo e a Discriminações” é um dos princípios que visa conduzir as ações dos sistemas de ensino, dos estabelecimentos e dos professores. Assim sendo, esse princípio conduz para, EXCETO.
Alternativas
Q3149197 Pedagogia
Qual é a importância da educação em direitos humanos no contexto brasileiro, segundo as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos?
Alternativas
Q3149194 Pedagogia
Durante uma reunião pedagógica, o corpo docente discute como implementar a Educação em Direitos Humanos de maneira mais efetiva na escola. Um dos professores sugere um enfoque no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. De acordo com as Diretrizes, como a escola deve abordar a Educação em Direitos Humanos?
Alternativas
Q3144182 Pedagogia
“As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática” (Brasil, CNE/CP, n.1, art. 2º, 2004).
BRASIL, Resolução CNE/CP n.º 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Disponível em:https://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/cne_resolucao_1_170604.pdf

Com base na Resolução supracitada, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3133321 Pedagogia
Nas relações interculturais e nas estéticas étnico-raciais, o conceito de hibridismo cultural proposto por Néstor García Canclini é central para entender como as culturas indígenas, africanas e europeias no Brasil se cruzaram e se transformaram ao longo do tempo. No campo das artes visuais, esse hibridismo é frequentemente explorado por artistas contemporâneos que desafiam as fronteiras entre as tradições e a modernidade. Podemos afirmar que o hibridismo cultural se manifesta na produção artística de Ernesto Neto com:
Alternativas
Q3132943 Pedagogia

A escola apresenta e representa o racismo estrutural e institucional, que mantém os privilégios da população branca presentes no currículo, nos espaços de divulgação de atividades e datas importantes, nas falas e nas práticas dos educadores e dos demais integrantes da comunidade escolar.


Fonte: Currículo Base da Educação Infantil e Fundamental do Território Catarinense (2019).



Diante do exposto no texto e, conforme o Currículo Base da Educação Infantil e Fundamental do Território Catarinense (2019), abaixo estão algumas formas de se trabalhar com as questões étnico-raciais, dentre elas, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q3131633 Pedagogia
O currículo para a Educação Escolar Quilombola na rede de Florianópolis deve ser fundamentado em documentos da Rede que tratem da Educação para as Relações Étnico-Raciais, sendo necessário cessar com a invisibilidade das populações de origem africana.
Sabendo disso, podemos afirmar que a especificidade da Educação Escolar Quilombola se constitui em:
Alternativas
Q3130958 Pedagogia
A escola deve ser um espaço onde as diferentes etnias e culturas são representadas e respeitadas. Isso contribui para a construção de uma sociedade mais justa e plural. Esse é o objetivo de qual abordagem da Educação das Relações Étnico-Raciais?
Alternativas
Q3130957 Pedagogia
No Brasil, a Educação das Relações Étnico-Raciais é fundamentada pela Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. Os objetivos dessa abordagem educativa incluem: 

1. Combater o racismo e a discriminação;
2. Valorizar as culturas afro-brasileira, africana e indígena;
3. Devolver a identidade e a autoestima dos estudantes negros e indígenas;
4. Fomentar o pensamento acrítico.

Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3130916 Pedagogia
A inclusão da temática "Educação das Relações Étnico-Raciais" no âmbito da Educação Básica no Brasil reflete a necessidade de um ensino que contemple a diversidade e contribua para o combate ao racismo e à discriminação. A legislação brasileira reforça a importância de que as escolas abordem esse tema de forma transversal e interdisciplinar, promovendo o respeito e o reconhecimento da história e cultura dos povos africanos e indígenas. Nesse contexto, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais têm como objetivo principal:
Alternativas
Q3130820 Pedagogia
A educação das relações étnico-raciais deve ocorrer de maneira _________ no currículo escolar, sendo abordada em várias ________ e atividades. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana orientam a prática ________ para combater o racismo e promover a valorização da diversidade.

Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: A
5: B
6: C
7: E
8: D
9: C
10: D
11: B
12: B
13: C
14: A
15: A
16: A
17: C
18: E
19: C
20: B