Questões de Pedagogia - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola para Concurso
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I. Baseia-se exclusivamente em conceitos tradicionais de educação, sem necessidade de adaptação às especificidades culturais e históricas das comunidades quilombolas.
II. Envolve a reflexão sobre o lugar onde o conhecimento será concebido, os conceitos que sustentam as relações raciais, e a criação de práticas educativas emancipatórias.
III. Desconsidera as estruturas reais e necessárias para a implementação de práticas educativas específicas para essas comunidades, pois segue as mesmas diretrizes das escolas urbanas convencionais.
Quais estão corretas?
"Há uma diferença de 13,7 pontos percentuais entre os dois grupos analisados. De 2016 para 2022, essa diferença caiu um pouco – era de 16,6 pontos percentuais em 2016 –, porém se manteve em patamar elevado, indicando que as oportunidades educacionais eram distintas para esses grupos", afirma o IBGE. O levantamento mostra ainda que pretos e pardos com 25 anos de idade ou mais estudam, em média, 1,7 anos a menos que pessoas brancas. Números relacionados ao ensino superior reiteram as assimetrias. Na faixa etária entre 18 e 24 anos de idade, 29,2% da população branca estava estudando em universidades no ano passado. Entre as pessoas pretas e pardas, essa taxa foi de 15,3%.
A pesquisa mostra ainda pequena queda no percentual de crianças de 4 a 5 anos de idade que frequentavam a escola: saiu de 92,7% em 2019 para 91,5% em 2022. Entre 6 e 14 anos de idade, houve leve aumento, tendo chegado a 99,4%. A universalização do ensino nessa faixa etária já estava praticamente alcançada desde 2016, quando 99,2% das crianças frequentavam a escola.
Leia o texto abaixo.
No dia 6 de junho, a escola municipal Áurea Pires da Gama, do quilombo de Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis, foi depredada. Segundo a coordenadora da Associação de Remanescentes do Quilombo local os ataques começaram em 2015, quando a escola se autodeclarou quilombola. No dia 6, os banheiros foram pichados com tinta vermelha. Duas semanas antes, a escola, que conta com 822 estudantes do segundo ciclo, já tinha sido invadida. Em 2017, algumas salas foram incendiadas e houve tentativa de colocar fogo também na biblioteca.
Fonte: http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/educacao-deve-serarma-contra-o-racismo/
A BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação integral. Reconhece, assim, que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades.
Baseados nos textos acima, pode-se afirmar que, atualmente, considera-se uma educação de qualidade aquela que:
I- Memória coletiva; práticas culturais; tecnologias e formas de produção do trabalho.
II- Tecnologias, empreendedorismo e plano de vida.
III- Manejo da agricultura, cursos técnicos e mercado de trabalho.
São elementos que devem fundamentar a educação escolar quilombola:
Assinale a alternativa que indica corretamente a cerimônia sagrada realizada por diversas etnias indígenas na região amazônica do Brasil, como os Xingu, Kamayurá e Kaiapó. Esta celebração é marcada por rituais que homenageiam os mortos ilustres, geralmente líderes tribais e guerreiros falecidos. O evento é realizado anualmente e é um dos mais importantes na cultura indígena brasileira. Durante a cerimônia, são realizados cantos, danças, competições e rituais de preparação dos corpos dos mortos, como o embalsamamento. Além disso, ocorrem jogos, trocas de presentes e discursos em memória dos falecidos. É uma ocasião de grande significado espiritual e cultural para esses povos, marcada pela união e pela celebração da vida e da memória de seus antepassados.