Questões de Concurso
Sobre ética profissional em pedagogia
Foram encontradas 255 questões
Considerando o contexto apresentado, julgue o item a seguir:
Um comportamento ético no ambiente de trabalho inclui o cumprimento de todas as normas legais, mas também exige que o profissional atue de acordo com os princípios de justiça, honestidade e respeito, mesmo quando não há regulamentação específica.
Quando o assunto é ética, dois termos aparecem sempre em contraposição: liberdade e libertinagem. Isso não se dá por acaso, pois, enquanto liberdade é um conceito legítimo que aponta para a possibilidade de escolhas, autonomia e direito à autodeterminação, limitados evidentemente pelo respeito à liberdade de outras pessoas; libertinagem pode ser descrito adequadamente como:
I. A extrapolação dos limites da liberdade.
II. O abuso da liberdade, isto é, licenciosidade.
III. O uso da liberdade sem a correspondente responsabilidade.
Está correto o que se afirma em:
I. Cuidar para que, mesmo durante uma greve, sejam garantidas as exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.
II. Apresentar e manter uma atitude imparcial e passiva em relação às práticas de seus companheiros e superiores, ainda que sejam atos contrários ao interesse público.
III. Verificar o cargo e a procedência do indivíduo antes de iniciar o atendimento para tratá-lo de acordo com sua origem social e profissional, ajustando os níveis de cortesia e urbanidade conforme necessário.
Está correto o que se afirma em
I. O monitor precisa saber conviver com diferentes tipos de personalidade, respeitando as diferenças de cada um. II. A relação de confiança entre aluno e monitor garante a boa convivência e segurança. III. O monitor é um profissional responsável por garantir a educação de crianças e adolescentes no trajeto de ida e volta.
Está CORRETO o que se afirma:
Visualize o caso a seguir de uma situação hipotética: Josefa já atua como psicopedagoga há 10 anos, tem muitos títulos acadêmicos e é muito requisitada em sua cidade. Tem uma agenda muito lotada e muitos pacientes para atender, não sobrando muito tempo para pôr em prática todos os processos necessários para o acompanhamento de uma criança. Com esta realidade, Josefa contratou outros profissionais para dar suporte, contratou uma equipe de mídias digitais que cria propostas de propagandas e gerencia suas redes sociais, e também contratou estagiárias para aplicar testes e construir os respectivos relatórios, ficando Josefa responsável por assiná-los e responsabilizando-se, também, pelas informações ali contidas. Neste caso, observa-se que Josefa constituiu inobservância ética. Qual (quais) foi(foram) a(s) infração(infrações) cometida(s)?
Qual alternativa abaixo expressa os objetivos da atividade psicopedagógica segundo o Código de Ética da Psicopedagogia?
(VÁSQUEZ, Adolfo Sanches. Ética. Pág. 23. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.)
No campo da ética, para o professor a autonomia profissional,