Questões de Concurso Sobre mídias, comunicação e tecnologias na educação em pedagogia

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Q3148972 Pedagogia
Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:

1.(__)Ambientes Virtuais de Aprendizagem, ou Learning Management Systems (LMS), são plataformas digitais que centralizam e organizam conteúdos, tarefas, avaliações e interações entre alunos e professores. Sistemas como Moodle, Google Classroom e Blackboard são exemplos comuns, permitindo que professores compartilhem materiais didáticos, promovam discussões em fóruns e acompanhem o progresso dos alunos em tempo real.
2.(__)Os AVAs favorecem a implementação do ensino híbrido (blended learning), combinando práticas presenciais com atividades online. Eles também são fundamentais para a educação a distância (EaD), que democratiza o acesso ao conhecimento, alcançando alunos em áreas remotas ou com dificuldades de deslocamento.
3.(__)A gamificação é o uso de elementos de jogos − como recompensas, pontuações, níveis e desafios − no ambiente educacional para aumentar o engajamento e a motivação dos alunos. A aprendizagem baseada em jogos (game-based learning), por outro lado, envolve a criação de experiências de aprendizagem em forma de jogos educativos, que promovem o desenvolvimento de competências de forma prática e envolvente.

A sequência CORRETA é: 
Alternativas
Q3147699 Pedagogia

Acerca do disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para o componente de língua portuguesa, julgue o próximo item.


Haja vista a pluralidade de práticas de linguagem contemporâneas e o surgimento de novas ferramentas de edição e produção de conteúdo na Web, a BNCC preconiza a primazia de letramentos digitais no ensino de língua portuguesa.

Alternativas
Q3145030 Pedagogia
Considere as afirmativas relacionadas à Computação Desplugada apresentadas a seguir. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A computação desplugada proporciona o aprendizado dos conceitos computacionais sem a utilização de hardware ou software.
(__)A computação desplugada pode utilizar jogos de tabuleiros, materiais pedagógicos, cartolina e jogos autorais para o aprendizado de conceitos da computação.
(__)O uso de smartphones para o aprendizado de conceitos de computação faz parte da metodologia de computação desplugada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Q3144031 Pedagogia
A integração de novas tecnologias no ambiente educacional apresenta desafios significativos para os professores, exigindo adaptação e estratégias pedagógicas específicas. Assinale a alternativa que indica corretamente os principais desafios enfrentados pelos docentes nesse contexto. Quais são os desafios enfrentados pelos professores na integração das novas tecnologias no ambiente educacional?
Alternativas
Q3144010 Pedagogia
O professor, ao utilizar novas tecnologias educativas, adapta suas práticas para tornar o ensino mais dinâmico e acessível, integrando ferramentas digitais ao processo de aprendizagem. Essa abordagem exige capacitação e uma constante atualização para explorar plenamente os recursos tecnológicos disponíveis. Como a tecnologia pode dinamizar o ambiente de sala de aula?
Alternativas
Q3144007 Pedagogia
Durante a pandemia de COVID-19, as escolas tiveram que se adaptar rapidamente ao ensino remoto, o que trouxe novos desafios e oportunidades para a formação docente. Assim, avalie as proposições:

I.A pandemia de COVID-19 destacou a necessidade de formação docente contínua e adaptável às novas tecnologias.
II.O ensino remoto foi um desafio insignificante para a formação docente, que estavam acostumados a essa modalidade.
III.A formação docente durante a pandemia exigiu novas competências socioemocionais e tecnológicas.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3143225 Pedagogia
Analise as afirmativas abaixo. É verdadeiro apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q3134178 Pedagogia
O uso de computadores e novas tecnologias nas escolas tem se tornado cada vez mais comum, promovendo novas formas de ensino e aprendizagem. Sobre o uso do computador e das novas tecnologias na escola, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3134177 Pedagogia

Os jogos educativos e os softwares educacionais desempenham um papel importante na educação moderna, promovendo a aprendizagem de forma interativa e envolvente. Eles podem ser categorizados em construtivistas, que incentivam a exploração e a descoberta, e instrucionistas, que seguem um modelo mais tradicional e estruturado. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) Jogos educativos construtivistas geralmente priorizam a autonomia do aluno, permitindo que ele explore o conteúdo de forma livre e criativa.


(__) O acompanhamento do aluno em softwares educacionais é irrelevante, pois os jogos educativos são, por si só, suficientes para garantir o aprendizado.


(__) Softwares educacionais instrucionistas são projetados para fornecer instruções claras e diretas, geralmente utilizando um modelo de ensino mais tradicional.



Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

Alternativas
Q3131495 Pedagogia

Julgue o item subsequente, em relação ao ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.


Considere que, em uma aula de ciências, professora e estudantes tenham montado um jogo com tipos de plantas encontradas no bioma a que pertencem, devendo as crianças fazer entrevistas com pessoas da comunidade sobre os usos das plantas e pesquisar na Internet seus nomes científicos. Nessa atividade, a professora estimulou as crianças ao uso de diferentes linguagens e de tecnologia digital para a produção de novos conhecimentos de ciência. 

Alternativas
Q3131461 Pedagogia

Acerca da função social da escrita, de conceitos relativos a alfabetização e letramento e do uso de novas tecnologias no processo de alfabetização, julgue o item seguinte.


A promoção do letramento implica estimular a utilização da escrita de forma maciça no cotidiano escolar, promovendo a criança a um sujeito leitor, capaz de decodificar símbolos fonéticos e, dessa forma, tornar-se letrado. 

Alternativas
Q3131460 Pedagogia

Acerca da função social da escrita, de conceitos relativos a alfabetização e letramento e do uso de novas tecnologias no processo de alfabetização, julgue o item seguinte.


Na atualidade, a função social da escrita é cada vez mais permeada pelos meios digitais, além de ser frequentemente neles efetivada, devendo a prática pedagógica no período de alfabetização considerar, também, o uso de ferramentas e recursos digitais. 

Alternativas
Q3131459 Pedagogia

Acerca da função social da escrita, de conceitos relativos a alfabetização e letramento e do uso de novas tecnologias no processo de alfabetização, julgue o item seguinte.


O uso de tecnologias no âmbito escolar deve estar em consonância com o contexto social, econômico e político em que as escolas estão inseridas, de modo que, em contextos nos quais o uso de recursos digitais no cotidiano é mais explorado, é papel obrigatório da escola apropriar-se desses recursos, buscando uma educação dialógica com o contexto imediato. 

Alternativas
Q3130910 Pedagogia
O hipertexto ou a multimídia interativa adequam-se particularmente aos usos educativos. É bem conhecido o papel fundamental do envolvimento pessoal do aluno no processo de aprendizagem. O Hipertexto é a interconexão do texto mais imagem. Já a multimídia interativa, graças à sua dimensão reticular ou não linear, favorece uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado. É, portanto, um instrumento bem adaptado a uma pedagogia: 
Alternativas
Q3130909 Pedagogia
O jogo da comunicação consiste em, através de mensagens, _______, _______, _______ o contexto compartilhado pelos parceiros. Ao dizer que o sentido de uma mensagem é uma “função” do contexto, não se define nada, já que o contexto, longe de ser um dado estável, é algo que está em jogo, um objeto perpetuamente reconstruído e negociado. Palavras, frases, letras, sinais ou caretas interpretam, cada um à sua maneira, a rede das ________ anteriores e tentam influir sobre ó significado das mensagens futuras (Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. LÉVY, p.13, 1995).

Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente às lacunas do texto.
Alternativas
Q3130892 Pedagogia
O Núcleo de Tecnologia Municipal constituiu-se como espaço de formação continuada voltada para o uso pedagógico das TIC na educação, visando preparar professores/as e estudantes para atuarem criticamente com essas tecnologias, na abordagem do campo da Mídia-Educação. Como destacado no trecho:

“[...] estimular as diferentes formas de inserção da Mídi-aEducação na escola e na comunidade e fortalecer as redes de observação da produção cultural de mídia para a infância e a juventude e das experiências escolares” (FLORIANÓPOLIS, 2006).

Diante a afirmativa, qual objetivo a ser alcançado pela escola, visto que o avanço das tecnologias digitais institui novas formas de aprender e produzir conhecimento e, por consequência, novos modos de ensinar, envolvendo diferentes modalidades de linguagem?
Alternativas
Q3130822 Pedagogia
Considere a citação a seguir:

"A inclusão das mídias digitais no ensino não é apenas uma questão de acesso, mas envolve a formação de competências que possibilitem aos educadores e alunos a produção e a reflexão crítica sobre o conhecimento."
(MORAN, 2013)


Com base nessa citação, assinale a alternativa que melhor representa a visão de Moran sobre mídias e tecnologia na educação.
Alternativas
Q3130818 Pedagogia
Leia o trecho a seguir:

"As tecnologias da informação e comunicação (TICs) são fundamentais para a construção de ambientes de aprendizagem mais interativos e colaborativos, permitindo que os alunos se tornem protagonistas de seu próprio processo educativo."
(KENSKI, 2007)


Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta sobre o papel das mídias e tecnologias na educação.
Alternativas
Q3126256 Pedagogia
No contexto atual é importante saber trabalhar com as mídias educomunicação e tecnologia na educação, dentro dessa proposta, Florianópolis aprovou em 2007, Carta de Florianópolis para Mídia-Educação pela Lei Municipal n.º 8623, de 2 de junho de 2011 com o objetivo de: 
Alternativas
Q3125998 Pedagogia
Qual das alternativas abaixo apresenta a melhor justificativa para a utilização de tecnologias digitais no ensino de Geografia?
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: C
5: C
6: B
7: C
8: C
9: B
10: C
11: E
12: C
13: E
14: C
15: B
16: B
17: C
18: B
19: C
20: B