Questões de Concurso
Sobre pensamento pedagógico brasileiro em pedagogia
Foram encontradas 113 questões
I. Um de seus principais representantes é Piaget.
II. O professor dosa a quantidade de conhecimento apresentado de acordo com a capacidade técnica do estudante.
III. O Professor tem um papel central de levar conhecimento ao aluno.
Está(ão) correta(as) a(s) afirmativas(s)
A educação brasileira está organizada de acordo com um conjunto de princípios, entre os quais:
Libâneo, Oliveira e Toschi (2010) analisam que o conjunto de transformações denominado de globalização “tem provocado um quadro dramático de desemprego e exclusão social que tende a intensificar-se, sobretudo nos países pobres, caso não ocorram ações que ponham a economia a serviço da sociedade, com a finalidade de gerar maior justiça social”. Os autores defendem que uma educação escolar pública e democrática, em seus objetivos, deve levar “em conta as exigências do mundo contemporâneo, tendo em vista
Para o autor, a tarefa de ensinar exige:
( ) O homem é produto da evolução natural. No entanto, a espécie humana originou outros tipos de evolução: histórica e cultural.
( ) Já não se pode pensar a natureza isoladamente do homem, uma vez que esta foi humanizada no decorrer da história da espécie humana.
( ) A aventura humana não é diretamente ligada à evolução natural, pelo menos à escala do tempo histórico, mas sim a uma história cultural.
( ) Deve-se separar completamente a evolução natural e a história cultural.
( ) A organização coletiva e os instrumentos materiais e conceptuais que o homem elaborou contribuíram e ainda contribuem, de forma decisiva, para a sobrevivência biológica da espécie.
(1) Corrente racional-tecnológica. (2) Corrente neocognitivista. (3) Correntes pós-modernas.
( ) Corresponde à concepção que tem sido designada de neotecnicismo, associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo, em que se subentende a formulação de objetivos e conteúdos, padrões de desempenho, competências e habilidades com base em critérios científicos e técnicos.
( ) Incluem-se novos aportes ao estudo da aprendizagem, do desenvolvimento, da cognição e da inteligência. Tais abordagens cognitivas referem-se a estudos relacionados à utilização de técnicas, como o uso de computadores. Objetiva buscar inovações a fim de avançar na investigação sobre os processos psicológicos e a cognição.
( ) Constituem-se a partir das críticas às concepções globalizantes do destino humano e da sociedade, as metanarrativas, assentadas na razão, na ciência, no progresso, na autonomia individual.
I - Estimulava a aprendizagem pela descoberta, na qual os alunos eram incentivados a explorar, questionar e construir conhecimento por meio de sua própria iniciativa.
II - Possibilitava a uniformidade no ensino, onde todos os alunos passam pelo mesmo currículo e recebem as mesmas informações.
III - Incentivava a utilização de métodos ativos, nos quais os alunos participavam de atividades práticas e experimentações para construir seu próprio entendimento.
IV - Destacava a flexibilidade curricular, permitindo que o currículo fosse adaptado às características e necessidades específicas dos alunos.
Está correto o que se afirma em:
O foco demasiado no indivíduo e na liberdade é o ponto de crítica mais recorrente de educadores e filósofos quando buscam mostrar uma incompatibilidade entre os fundamentos da educação e o:
( ) A produção filosófica contemporânea hegemônica proporciona subsídios para que as crianças sejam educadas na escola a partir da noção abstrata e atemporal de “crianças em si” ou “ser humano em si”.
( ) O pensamento sociológico possibilita ao educador a compreensão da escola a partir do contexto social e histórico em que ela existe.
( ) A psicologia contribui para a atuação dos pedagogos na medida em que as crianças têm muitos problemas e o professor precisa, portanto, também atuar como psicólogo na escola.
( ) A perspectiva sociocultural defende que o ser humano constitui-se como tal nas e a partir das suas interações com o meio e os outros seres humanos.
Assinale a sequência correta.
Diante do exposto é correto afirmar que a filosofia hegeliana é conhecida como:
I. Educação é uma ação constante e geral exercida por pais e professores sobre as crianças, já a Pedagogia não se refere a ações, mas a teorias. A pedagogia é, portanto, uma explicitação das maneiras de conhecer, mas não de praticar a educação.
II. A pedagogia consiste na ação em detrimento das teorias. As ações da pedagogia explicitam as maneiras de praticar a educação. A pedagogia é a ciência da educação.
III. A educação é uma reflexão filosófica sobre a pedagogia. A pedagogia é algo permanente, visto que é inerente aos homens e à sociedade refletir a todo momento. Com efeito a educação enquanto reflexão filosófica existiu em todos os momentos históricos, diferente da pedagogia que só existe porque a educação a reflete e a representa na subjetivamente humana. Por isto, sob o ponto de vista durkheimiano é correto afirmar que a educação é intermitente e a pedagogia é contínua.
I. A Pedagogia Renovada inclui várias correntes, como a progressivista de Jonh Dewey e a não diretiva de Carl Rogers.
II. Rousseau colocou em prática suas ideias, elaborou e executou uma concepção de ensino baseada nas necessidades e interesses imediatos da criança.
III. As ideias pedagógicas de Comênio, Rousseau, Pestalozzi e Herbart e muitos outros, formaram as bases do pensamento pedagógico europeu.
IV. A Pedagogia Renovada agrupa correntes que advogam a renovação escolar, opondo-se à Pedagogia Tradicional.
É correto o que se afirma apenas em:
Julgue o item a seguir.
O ensino deverá ser ministrado de acordo com alguns
princípios regedores: igualdade de condições para o
acesso e permanência na escola; liberdade de aprender,
ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a
arte e o saber; e pluralismo de ideias e de concepções
pedagógicas. Esses princípios propõem uma maneira
dispersa e desorganizada de conceber a prática
pedagógica, uma vez que não define um padrão de como
o profissional deve agir.
(Fonte: Santos, I. S. F. et al. Brasil, 1930 - 1961: Escola Nova, LDB e disputa entre escola pública e escola privada. Revista HISTEDBR On-line, n.22, p.131 –149, 2006.)
Este texto se refere a: