Questões de Concurso
Sobre teorias e práticas para o ensino de artes em pedagogia
Foram encontradas 355 questões
Soldier throwing flowers, Bansky, Londres, 2005. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/banksy-obras/
Analise as afirmativas abaixo em relação à obra ilustrada.
1. É um exemplo de Arte Urbana.
2. Traz uma crítica social e política.
3. Bansky é conhecido por criticar o mercado de arte.
4. Esse tipo de obra somente possui valor artístico quando reconhecida por museus e/ou galerias.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O primeiro eixo da Abordagem Triangular diz respeito ...............................; o segundo eixo fala sobre a ............................; e o terceiro eixo trata ...................................
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com base nessa informação.
( ) É papel do professor de Artes na Educação Básica proporcionar o contato do estudante com diferentes materiais e suportes.
( ) O professor de Artes na Educação Básica deve avaliar a capacidade do estudante de reproduzir obras clássicas.
( ) Na Educação Básica, o foco é o ensino das Belas Artes e, como instrumento, o professor pode utilizar visitas presenciais ou virtuais a museus.
( ) O professor de Artes na Educação Básica deve mostrar diferentes movimentos artísticos produzidos em diversas culturas e em diferentes tempos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
A ........................ surgiu nos anos 1950, na França, e tem como principal característica o uso de elementos das artes visuais para dar sensação de movimento e de ilusão de ótica às obras. No Brasil, o pioneiro dessa corrente artística foi Abraham Palatnik.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
I - Etnia: Refere-se à diversidade de grupos étnicos, ou seja, à variedade de culturas, tradições, histórias, e identidades de diferentes grupos raciais ou étnicos.
II - Gênero: Refere-se à diversidade de identidades e expressões de gênero, abrangendo homens, mulheres, pessoas não-binárias, entre outras identidades de gênero.
III - Idade: Refere-se à diversidade etária, reconhecendo a importância da inclusão de pessoas de diferentes idades (crianças, jovens, adultos, idosos).
IV - Orientação Sexual: Refere-se à diversidade de orientações sexuais, incluindo heterossexuais, homossexuais, bissexuais, assexuais, etc. Correto.
V - Pessoas com Deficiência: Refere-se à inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiência (física, sensorial, intelectual, etc.), abordando a diversidade funcional.
Estão corretos:
I – Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.
II- Mobilizar recursos tecnológicos como formas de registro, pesquisa e criação artística.
III - Analisar e valorizar exclusivamente o patrimônio artístico nacional material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo.
Estão corretos:
( ) A flexibilidade nas estratégias de ensino, de acordo com os PCN, é essencial para atender à diversidade de aprendizagem dos alunos.
( ) Os PCN preconizam que a abordagem de temas transversais é dispensável para o desenvolvimento integral dos estudantes.
( ) A interdisciplinaridade, conforme orientação dos PCN, é desencorajada na condução das aulas das diferentes disciplinas.
( ) A valorização da cultura local e regional é essencial para o ensino de História e Geografia, de acordo com as diretrizes dos PCN.
( ) As orientações dos PCN para Educação Física incluem apenas atividades esportivas, excluindo outras manifestações corporais e expressivas.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Marcela, uma aluna de 7 anos com deficiência intelectual leve, demonstra interesse em atividades artísticas, mas tem dificuldades em seguir instruções complexas. Assim, avalie as proposições:
I. As atividades artísticas podem ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de Marcela.
II. Marcela deve ser incentivada a participar apenas de atividades acadêmicas para melhorar seu desempenho escolar.
III. Simplificar as instruções e fornecer suporte visual pode ajudar Ana a participar melhor das atividades.
Assinale a alternativa correta:
Sobre os objetivos de aprendizagem de artes integradas – Patrimônio Cultural e Artes e Tecnologia, analise as afirmativas a seguir.
I. Construir um espaço cultural com fotos, reportagens, convites, catálogos, emissão de opinião, curiosidades, entre outros, sobre eventos culturais locais relacionados às artes visuais, dança, música e teatro, na sala de aula, para que ao aluno saiba sobre a vida cultural de seu munícipio, valorize-a e se sinta-se pertencente ao mesmo.
II. Conhecer produtores de arte e suas obras: artes visuais, dança, música e teatro, que representam em seus trabalhos artísticos temáticas lúdicas, que abordam brincadeiras, brinquedos, fatos inusitados, criança, infância etc., para compará-los entre si e com seus contextos.
III. Relacionar obras de arte e objetos artísticos de diferentes períodos (pré-história à contemporaneidade) a linguagens audiovisuais (cinema, televisão, computador, vídeo e outros) e midiáticas.
IV. Saber pesquisar na internet, de forma reflexiva, ética, crítica e criativa, sobre artistas visuais e suas obras, grupos musicais, espetáculos de dança e de teatro, entre outros.
Está correto o que se afirma em
A respeito da avaliação em Arte, assinale a afirmativa que indica uma orientação válida para uma avaliação diagnóstica inicial.
O aprendiz constrói conceitos sobre arte? Relaciona e compara intenções e valores nas manifestações artísticas e estéticas do passado e da atualidade, na sua própria cultura e na de outros povos? Em que nível de profundidade? Produz trabalhos artísticos utilizando sua poética pessoal para expressar e comunicar imagens? Ele frui arte? É sensível a ela?
Adaptado de MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do Ensino de Arte. São Paulo: FTD, 1998, p. 142.
Com base no trecho, é correto afirmar que, para as autoras, a avaliação em Arte
Quanto às atividades relacionadas à apreciação significativa em Música, analise as propostas a seguir.
I. Audição, comparação, apreciação e discussão de obras que apresentam concepções estéticas musicais diferenciadas.
II. Análise dos usos e funções da música no cotidiano, manifestando opiniões próprias e discussões grupais sobre estéticas e preferências por determinadas músicas e estilos.
III. Elaboração e leitura de trechos simples de música grafados de modo convencional e/ou não-convencional, que registrem altura, duração, intensidade, timbre, textura e silêncio.
Está correto o que se afirma em
A respeito dos conteúdos previstos para a linguagem Teatro, assinale a afirmativa correta.
Para que uma unidade didática se configure como projeto são necessárias as ações a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
A esse respeito, leia o trecho a seguir.
Se o papel decisivo da imaginação na produção do pensamento é reconhecido há muito tempo, o das imagens e das operações de visualização tem sido objeto de renovado interesse pelos historiadores das ciências desde os anos 1990. Com efeito, muitas vezes, os textos acadêmicos derivam sua cientificidade da dimensão visual, da maneira como se relacionam precisamente com as imagens. A imaginação científica assumiu formas muito variadas ao longo do tempo, dando lugar a dispositivos de reprodução gráfica ou fotográfica, bem como a construções geométricas e digitais: desenhos, mapas, maquetes, diagramas, modelos, simulações, radiografias, esquemas, gráficos, tabelas, telas (de cinema, televisão, radiologia, imagens médicas, computadores); todos são próteses da percepção, graças às quais o olho e a mente humanos podem compreender realidades que, de outra forma, permaneceriam invisíveis.
Adaptado de Laurence Dahan-Gaida, L’imagination visuelle dans l’invention scientifique: schèmes, images de pensée, diagrames, in: Imaginários tecnocientíficos. v. 1, São Paulo: FEUSP, 2020, p 18.
Com base no trecho, é correto afirmar que os dispositivos visuais na ciência
I. Para Marcel Mauss, um objeto de arte é por definição, um objeto definido como tal por um determinado grupo.
II. Para Clifford Geertz, a teoria da arte se integra a uma teoria do simbólico, pois o homem é dirigido por padrões culturais - sistemas organizados de símbolos significantes.
Adaptado de DAMISCH, Hubert, Arte, in Enciclopédia Einaudi, vol. 3, Lisboa: Imprensa nacional, 1984.
A respeito da relação entre arte, cultura e educação, assinale a afirmativa que está de acordo com as perspectivas antropológicas citadas.