Questões de Concurso
Sobre teorias e práticas para o ensino religioso em pedagogia
Foram encontradas 1.282 questões
I.O ecumenismo defende a fusão de todas as religiões em uma única crença universal.
II.O movimento ecumênico visa promover o diálogo inter-religioso sem desrespeitar a identidade de cada religião.
III.O ecumenismo contribui para a cidadania ao incentivar a cooperação entre diferentes comunidades religiosas em causas sociais.
I.A revelação religiosa é um fenômeno exclusivamente coletivo, sempre mediado por rituais públicos.
II.A revelação refere-se à comunicação de verdades divinas ao ser humano, podendo ocorrer de forma individual ou coletiva.
III.O caráter sagrado da revelação é inquestionável e está sempre registrado em textos canônicos.
Assinale a alternativa correta:
I.O Estado brasileiro é laico, garantindo a liberdade religiosa e a separação entre religião e poder público.
II.A Constituição estabelece uma religião oficial para o Brasil, que orienta as políticas públicas.
III.As práticas religiosas são permitidas, desde que não contrariem a ordem pública ou direitos fundamentais.
Assinale a alternativa correta:
I.A religiosidade é uma dimensão subjetiva que pode existir independentemente das instituições religiosas.
II.A prática religiosa institucionalizada sempre exclui manifestações individuais de fé.
III.A religiosidade é limitada aos dogmas estabelecidos pelas religiões oficiais.
Assinale a alternativa CORRETA:
I.O sagrado está diretamente relacionado à construção de ritos e símbolos que reforçam os valores de uma religião.
II.A percepção do sagrado é universal e idêntica em todas as culturas e tradições religiosas.
III.As instituições religiosas são responsáveis por mediar e organizar o contato entre o sagrado e seus seguidores.
Assinale a alternativa CORRETA:
Sobre as competências específicas de ensino religioso para o ensino fundamental. (Currículo da Rede Municipal de Educação – Biguaçu/SC; p.271/272)
Com a vinda dos jesuítas por volta do ano de 1549, os primeiros passos foram dados para a educação religiosa no Brasil.
(HISTÓRIA DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL, Luiz Claudio Borin)
A experiência religiosa se fez múltipla, diferenciada. Em muitos contextos, ela se impõe com força no tecido social e político, assumindo um papel de protagonismo evidente, algumas vezes, inclusive, em tom violento e desesperado, fazendo com que sua ressonância na experiência pessoal e coletiva seja marcada por ambiguidades.
(Abordagens dos Fenômenos religiosos: cenários e desafios atuais; Abimar Oliveira de Moraes)
Sobre as competências específicas de ensino religioso para o ensino fundamental
(Currículo da Rede Municipal de Educação – Biguaçu/SC; p.271/272)
I. Conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos científicos, filosóficos, estéticos e éticos.
II. Não conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver.
III. Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios.
IV. Reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza, enquanto expressão de valor da vida.
A alternativa correta é:
O Ensino Religioso é um tema extremamente polêmico na Educação brasileira. Carente desde a colonização de uma definição epistemológica e pedagógica, a disciplina, por vezes, tem sido considerada um instrumento de doutrinação, homogeneização e dominação da população. Sua oferta e modelo oscilaram historicamente, atendendo aos interesses dominantes. (Taciana Brasil; Ensino Religioso no Brasil: da confessionalidade à laicidade?)
I. Recentemente, porém, o Ensino Religioso foi reinterpretado a partir de seu potencial educativo, e considerado parte da formação básica do cidadão.
II. Devido à sua trajetória de confessionalidade e imposição religiosa como forma de controle populacional, em vários momentos históricos, a disciplina foi simplesmente suprimida, por ser considerada uma violação da laicidade de Estado e dos direitos pessoais.
III. Recentemente, porém, o Ensino Religioso foi reinterpretado a partir de seu potencial educativo, e, mesmo assim, não foi considerado parte da formação básica do cidadão.
IV. Para garantir essa nova perspectiva, os órgãos reguladores das práticas educacionais no país, a ela concederam uma reformulação curricular, de acordo com os interesses de uma sociedade democrática, priorizando a diversidade religiosa e cultural e rejeitando o proselitismo.
A alternativa correta é:
1. entende-se que o objeto de estudo restringem as instituições e as denominações religiosas desde que assegure o respeito à diversidade de credos e acolha o proselitismo, ou seja, a tentativa de impor um dogma ou converter alguém a ele;
2. o Ensino Religioso tem como enfoque o fenômeno religioso e como finalidade a sua releitura sob a perspectiva epistemológica, tendo como substrato as ciências da religião como Cultura e Antropologia da Religião;
3. os conhecimentos relacionados às religiões e a suas histórias e manifestações, são indiferentes para a compreensão da cultura em sua diversidade e da constituição da vida em sociedade.
Assinale a alternativa correta.
Sabendo disso, observe as afirmativas sobre a essência, orientação e competência da proposta para o Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.
1. A universalidade da discussão com base no respeito à pluralidade de posições e opiniões diante do universo religioso, é a essência que viabiliza a proposta para o Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino;
2. O Ensino Religioso como objeto de estudo que reflete o compromisso de ensinar e aprender e compete a direção, em sintonia com a comunidade escolar e com a Matriz Curricular do Ensino Religioso, compor o currículo;
3. Os conhecimentos relacionados às religiões e a suas histórias e manifestações, são significativos para a compreensão da cultura em sua diversidade;
4. O Ensino Religioso é constituído como processo dialógico no currículo, isto é, acolhe e assume os iguais e atende a particularidade das religiões.
Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas.
Salve Jorge! Santo Guerreiro é celebrado nesta terça-feira (23/04/24)
Nesta terça-feira (23), vários devotos direcionam sua fé para o São Jorge Guerreiro. Para muitos o santo é símbolo da força de Deus na luta em favor dos povos excluídos e marginalizados. Jorge também é venerado nas religiões do Candomblé, Umbanda e reconhecido como Ogum.
(Disponível em: https://www.folhape.com.br/. Acesso em: novembro de 2024.)
Para muitos estudiosos, a intersecção de culturas e crenças contribuiu para um processo criativo e dinâmico de adaptação e reinterpretação das tradições religiosas em contextos novos e complexos. É o que chamamos de:
Um encontro entre participantes, frequentadores e líderes do Templo Budista Nikkyoji marcou a apresentação do projeto que dará forma ao local, que, a partir do próximo ano, reunirá fiéis na Rua Vicente da Costa, 199. A ideia é que as obras sejam concluídas até maio de 2025. O Templo Nikkyoji carrega a história de ter trazido consigo o primeiro traço de Budismo para o Brasil.
(Disponível em: https://ipiranganews.inf.br/. Acesso em: novembro de 2024.)
Uma das matrizes religiosas do Brasil é sem dúvida a matriz oriental, cujos primórdios em nosso país:
Supremo vai julgar se o uso de símbolos religiosos, como crucifixos, em órgãos públicos fere o Estado laico
O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar a ação do Ministério Público Federal (MPF) que questiona a presença de símbolos religiosos em prédios públicos – no próprio plenário do STF há um crucifixo. O tema é classificado como de repercussão geral – isto é, o entendimento da Corte deverá ser aplicado em processos similares que estejam tramitando em instâncias inferiores da Justiça.
(Disponível em: https://www.osul.com.br/. Acesso em: novembro de 2024.)
A polêmica e a discussão acerca do uso de símbolos de uma determinada religião em estabelecimentos públicos é pertinente ao Estado, pois:
(Disponível em: https://www.gov.br/funai/. Acesso em: novembro de 2024.)
Os rituais de morte variam de acordo com a religião, mas de maneira geral têm como objetivo compartilhar a passagem para a morte e iniciar o processo de luto. Entre os indígenas, de uma maneira geral:
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
Lei nº 662, de 6 de abril de 1949.
Declara feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º São feriados nacionais os dias 1º de janeiro, 1º de maio, 7 de setembro, 15 de novembro e 25 de dezembro. [...]
(Disponível em: https://www.planalto.gov.br/. Acesso em: outubro de 2024.)
Já em 1949, uma lei do governo federal brasileiro decretava como feriado nacional o dia 25 de dezembro, um dos feriados mais tradicionais do Brasil e de vários lugares do mundo. No entanto, existem diferentes percepções sobre essa comemoração no que diz respeito às diversas religiões, a saber:
O ethos é um dos eixos temáticos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER)
É a forma interior da moral humana em que se realiza o próprio sentido do ser. É formado na percepção interior dos valores, de que nasce o dever como expressão da consciência e como resposta do próprio “eu” pessoal. O valor moral tem ligação com um processo dinâmico da intimidade do ser humano e, para atingi-lo, não basta deter-se à superfície das ações humanas.
(Disponível em: https://asfacesdosagrado.blogspot.com/. Acesso em: novembro de 2024.)
As tradições religiosas são um pertencimento humano, ou seja, elas fazem parte do contexto social e cultural de um povo. No que diz respeito à relação que se estabelece entre a ética, os valores morais e a religião: