Questões de Concurso
Sobre vygotsky em pedagogia
Foram encontradas 1.442 questões
A formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor, ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.
O texto acima se refere a
Este teórico estabelece três princípios: (a) a criatividade é um processo desenvolvido por meio da interação com o ambiente e com outras pessoas; (b) a arte e os processos criativos envolvem a imaginação e a capacidade de utilizar conhecimentos prévios para gerar novas ideias e produções; (c) o papel do educador é guiar os alunos dentro de sua zona de desenvolvimento proximal, incentivando o uso da arte como forma de expressão e reflexão.
O trecho refere-se a
I Na sequência didática, a aprendizagem do conceito científico supõe o domínio de seu conteúdo (sistema de características necessárias e suficientes e suas relações) como ferramenta do pensamento na solução de problemas.
II Na sequência didática, considerando o caráter social da aprendizagem, todas as atividades, no processo de internalização, se realizam em grupo, havendo a colaboração entre os estudantes.
III São usados, como recursos didáticos, fotos de objetos relacionados ao conceito científico, o que contribui para o desenvolvimento do pensamento conceitual teórico.
IV Na sequência didática, privilegiam-se as atividades semióticas (signo-simbólicas) de formação utilizando-se ferramentas psicológicas na Zona de Desenvolvimento Próximo.
As anotações da Pedagoga coerentes com a teoria de Vygotski estão nos itens
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Leia a situação hipotética abaixo.
Maria, professora do 3º ano do Ensino Fundamental, enfrenta dificuldades para ensinar frações a seus alunos, que apresentam níveis variados de compreensão. Enquanto alguns alunos conseguem identificar frações simples em materiais concretos, outros têm dificuldades em relacionar a ideia de "parte do todo" aos conceitos matemáticos. Considerando esse contexto e as teorias de Piaget e Vygotsky, para promover o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e a compreensão de frações, é necessário:
I. Utilizar materiais concretos, como pizzas e barras divisíveis, para ajudar os alunos a visualizar e manipular as frações, respeitando o estágio operatório concreto.
II. Propor atividades em que alunos mais experientes expliquem e demonstrem conceitos de frações para seus colegas, com a mediação da professora, promovendo a interação social como ferramenta de aprendizado.
III. Introduzir atividades que combinem representações concretas e abstratas, como resolver problemas que envolvam frações em gráficos e tabelas, ajustando o suporte pedagógico conforme as necessidades individuais dos alunos.
IV. Enfatizar a memorização para resolução de problemas com frações com o uso de regras e algoritmos de cálculo, garantindo a compreensão conceitual.
V. Substituir a mediação pedagógica por avaliações frequentes de desempenho, para um monitoramento contínuo da aprendizagem identificando lacunas, dispensando a necessidade de atividades exploratórias.
Com base nos pressupostos teóricos de Piaget e Vygotsky sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, analise as afirmativas abaixo.
I. O professor deve utilizar problemas matemáticos contextualizados no cotidiano dos alunos, como calcular o consumo de água ou planejar uma viagem, promovendo a construção do raciocínio lógico por meio de situações reais.
II. Durante as atividades, o professor deve propor desafios individuais para estimular a autonomia, pois, segundo Vygotsky, o esforço individual é que irá possibilitar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
III. No 5º ano, o uso de tabelas, gráficos e diagramas deve ser evitado, já que, segundo Piaget, os alunos nessa faixa etária ainda não conseguem compreender representações abstratas.
IV. O professor deve planejar atividades interdisciplinares, como projetos que integrem matemática e ciências, nos quais os alunos desenvolvam habilidades de cálculo, análise de dados e resolução de problemas.
V. Para Vygotsky, a mediação pedagógica deve ser ajustada às necessidades individuais de cada aluno, o professor deve mostrar como calcular a média em uma tabela antes de pedir ao aluno que tente sozinho.
Está CORRETO o que se afirma em:
Observe a imagem e leia a situação hipotética abaixo.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1783215205445
João, uma criança de 7 anos, já domina a adição de números pequenos e consegue resolver problemas como "2 + 3" e "4 + 5" sem ajuda. Agora, ela está começando a explorar a multiplicação. Durante uma aula, o professor introduz o conceito de multiplicação como "adição repetida" e utiliza blocos coloridos para demonstrar como "3 x 4" significa "3 grupos de 4 blocos". No início, João observa o professor organizar os blocos e resolver os problemas. Em seguida, com a orientação do professor, ele tenta replicar o processo sozinho. Por fim, João é incentivado a resolver problemas de multiplicação simples sem ajuda, aplicando o que aprendeu.
Nesse contexto ee considerando a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), podemos inferir que:
I. A ZDP é aplicada quando o professor auxilia João a entender que a multiplicação é uma forma de somar repetidamente, utilizando materiais concretos como blocos para demonstrar o conceito antes de ela tentar sozinha.
II. No contexto da ZDP, o professor incentiva João a resolver problemas de multiplicação simples, introduzindo gradualmente desafios mais complexos que ele consegue resolver com o auxílio de intervenções estratégicas.
III. A ZDP propõe que João só aprenderá multiplicação quando estiver completamente independente em resolver problemas de adição, pois as habilidades devem ser adquiridas de forma linear.
IV. Segundo a ZDP, João só deve trabalhar com problemas que já domina completamente, pois o aprendizado ocorre apenas dentro do seu nível de desenvolvimento real.
V. No modelo da ZDP, a mediação do professor não é necessária, já que João pode aprender multiplicação espontaneamente ao observar o uso prático do conceito no seu dia a dia.
Leia a situação hipotética abaixo.
Uma professora da educação infantil deseja implementar uma prática pedagógica que valorize o papel da brincadeira como mediadora no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Considerando os fundamentos de Vygotsky, é CORRETO afirmar que, a professora deve:
A Teoria Sócio Histórica de Vygotsky introduziu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que destaca o papel das interações sociais e culturais no processo de aprendizagem. Com base nessa teoria, analise as afirmativas abaixo.
I. A ZDP representa a distância entre o nível de desenvolvimento real da criança e o nível de desenvolvimento potencial, o que pode ser observado em atividades colaborativas com colegas mais experientes ajudando outros a superar desafios enquanto constroem o conhecimento em conjunto.
II. O professor desempenha o papel de mediador na ZDP, auxiliando a criança por meio de intervenções diretas e estruturadas, mas permitindo que ela descubra soluções por si mesma em atividades futuras, como em uma contação de histórias, onde o professor pode fazer perguntas guiadoras para estimular o raciocínio, incentivando a criança a antecipar desfechos com base no suporte inicial recebido.
III. No contexto da ZDP, a aprendizagem precede o desenvolvimento, sendo necessário que o professor crie desafios que ultrapassem o que a criança consegue fazer sozinha, mas que sejam alcançáveis com suporte adequado, como desenhar figuras geométricas ajudando a criança a desenvolver novas habilidades, iniciando com ajuda e evoluindo para a autonomia.
IV. A ZDP pode ser aplicada independentemente do contexto cultural ou social da criança, uma vez que o aprendizado depende preferencialmente da relação direta com o professor independente do contexto cultural e social da criança.
V. A ZDP representa o aprendizado da criança quando o professor define previamente os objetivos, pois o desenvolvimento da criança depende prioritariamente de suas características biológicas e cognitivas inatas.
In the learning process, the interaction between the brain and the sociocultural context is mediated through
A lacuna pode ser corretamente preenchida por:
Em contexto de aprendizagem, a escrita é uma dessas técnicas auxiliares usadas para fins psicológicos; a escrita constitui o uso funcional de linhas, pontos e outros signos para recordar e transmitir ideias e conceitos. Aliado a isso, a escrita pode ser considerada uma forma de simbolismo e inserção e relações cultural e social. Em vista disso a necessidade de, em contexto escolar, ter um professor no processo de aprendizagem é uma condição inerente à aprendizagem e à construção social.
VIGOTSKI, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem: 8 ed. São Paulo: Ícone, 2001, p. 46. [Adaptado].
Para Vygotsky, no desenvolvimento da escrita, o papel do professor possibilita o estudante à inserção social. Isso ocorre em vista