Questões de Concurso
Sobre cid-10 e dsm em psicologia
Foram encontradas 1.092 questões
( ) Um transtorno mental é uma condição caracterizada por uma perturbação clinicamente significativa na cognição, regulação emocional ou comportamento de um indivíduo, refletindo disfunção nos processos psicológicos, biológicos ou de desenvolvimento subjacentes ao funcionamento mental.
( ) Uma reação culturalmente esperada ou aceita a um estressor comum, como a perda de um ente querido, não configura um transtorno mental.
( ) Desvios sociais de comportamento (como de natureza política, religiosa ou sexual) e conflitos que envolvem principalmente o indivíduo e a sociedade não são considerados transtornos mentais, mesmo que esses desvios ou conflitos resultem de uma disfunção no indivíduo.
Com base nos critérios diagnósticos contidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5.ª edição revisada (DSM-V-TR), julgue o item seguinte.
No luto, há manifestação de humor deprimido persistente e incapacidade de antecipar felicidade ou prazer, enquanto no episódio depressivo maior, o afeto predominante inclui sentimentos de vazio e perda.
Com base nos critérios diagnósticos contidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5.ª edição revisada (DSM-V-TR), julgue o item seguinte.
Pode haver subdiagnóstico do transtorno depressivo maior quando a gravidade for leve, pois o funcionamento da pessoa, apesar de exigir um esforço acentuadamente aumentado, pode parecer normal, além de as queixas apresentadas nesse caso geralmente serem relacionadas a insônia ou fadiga em vez de humor deprimido ou perda de interesse.
Com base nos critérios diagnósticos contidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5.ª edição revisada (DSM-V-TR), julgue o item seguinte.
O transtorno depressivo persistente pode ser diagnosticado quando os sintomas depressivos estão presentes de forma contínua por um período de seis meses, sem remissões de duração superior a dois meses.
Com base nos critérios diagnósticos contidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5.ª edição revisada (DSM-V-TR), julgue o item seguinte.
Uma das diferenças entre o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e o transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é que o TAG envolve uma ansiedade ampla e persistente sobre diferentes aspectos da vida, enquanto o TOC é caracterizado por obsessões (pensamentos intrusivos) e compulsões (comportamentos repetitivos para aliviar essas obsessões).
• Dificuldade em entender o significado do que é lido (por exemplo, pode ler o texto com precisão, mas não entender a sequência, relacionamentos, inferências ou significados mais profundos do que é lido).
• Dificuldades com a ortografia (por exemplo, pode adicionar, omitir ou substituir vogais ou consoantes).
• Dificuldades com a expressão escrita (por exemplo, comete vários erros gramaticais ou de pontuação nas frases; emprega uma organização de parágrafos deficiente; a expressão escrita de ideias carece de clareza).
• Dificuldades em dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo (por exemplo, tem pouca compreensão de números, sua magnitude e relações; conta nos dedos para adicionar números de um dígito em vez de lembrar o fato matemático como os colegas fazem; se perde no meio de computação aritmética e pode mudar de procedimento).
• Dificuldades com raciocínio matemático (por exemplo, tem muita dificuldade em aplicar conceitos, fatos ou procedimentos matemáticos para resolver problemas quantitativos).
As características acima definem o(a):
I. ( ) O DSM-5 considera os déficits na comunicação social e na interação social como um dos critérios principais para o diagnóstico de TEA.
II. ( ) A presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos é opcional no diagnóstico de TEA, de acordo com o DSM-5, pois o principal critério é o da comunicação.
III. ( ) A gravidade dos sintomas de TEA pode variar ao longo do tempo e pode ser influenciada pelo suporte recebido pela pessoa.
Assinale a alternativa correta sobre a avaliação diagnóstica.
1. Entrou em vigor no ano de 2022, 19 anos depois da edição da anterior (CID – 10).
2. Possui 26 capítulos, incluindo transtornos mentais no sexto capítulo.
3. Em capítulo específico, aborda os transtornos mentais, comportamentais e do neurodesenvolvimento.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A CID constitui-se na classificação proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
2. A CID é particularmente utilizada na prática clínica, exclusivamente por psicólogos e psiquiatras.
3. Tanto a CID como o DSM podem ser utilizados para informações e orientações que guiem o planejamento de políticas públicas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
I. Caracterizado por um padrão de comportamentos de vínculo extremamente perturbados e inapropriados em termos do desenvolvimento, nos quais a criança rara ou minimamente recorre de preferência a uma pessoa de apego para obter conforto, apoio, proteção ou carinho.
II. Acredita-se que as crianças com esse transtorno tenham a capacidade de formar vínculos seletivos.
III. A capacidade de regular emoções é comprometida.
Está CORRETO o que se afirma:
A Classificação Internacional de Doenças - CID-10, da Organização Mundial da Saúde (OMS), descrevia alguns tipos de autismo de acordo com a classificação em graus. A quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) modificou termos utilizados anteriormente por um único diagnóstico. É CORRETO afirmar que o termo utilizado é:
Fonte: American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5 (5a ed.). Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.