Questões de Concurso Sobre código de ética profissional do psicólogo (resolução cfp nº 10/05) em psicologia

Foram encontradas 1.605 questões

Q3198147 Psicologia
O Art. 13 do Código de Ética Profissional do Psicólogo estabelece que, no atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, as informações comunicadas aos responsáveis devem visar à promoção de medidas em seu benefício e serem estritamente:
Alternativas
Q3195974 Psicologia
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia, as transgressões dos preceitos presentes no Código de Ética Profissional do Psicólogo (CFP, 2005) constituem infração disciplinar com a aplicação de algumas penalidades. Assinale a alternativa que apresenta as penalidades previstas no Código de Ética Profissional do Psicólogo.
Alternativas
Q3195562 Psicologia
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo no Brasil, é vedado ao profissional:
Alternativas
Q3195120 Psicologia
Leia atentamente o caso hipotético para responder à questão.


    Catarina é psicóloga há mais de quinze anos e sempre atuou como psicóloga clínica em seu próprio consultório. Aproximadamente há um ano, resolveu participar de um processo seletivo para trabalhar no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS de seu município. Na ocasião, disse que queria levar um pouco da sua prática e experiência profissional para atuar com pessoas carentes e vulneráveis. Catarina está atuando especificamente na equipe de referência do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).

     Poucos meses depois de iniciar o trabalho no CREAS, algumas pessoas que foram atendidas por Catarina reclamaram junto à Coordenação do Centro sobre a forma desrespeitosa e preconceituosa com que a psicóloga os atende. Uma das pessoas que reclamou foi Mariana, cujo caso envolve violência doméstica e intrafamiliar. Segundo relato de Mariana, ela está casada com João há quase vinte anos; ambos trabalham, mas em decorrência da dependência dele em drogas e álcool, ele acaba se apropriando do dinheiro de Mariana. Além disso, João a agride fisicamente, mesmo quando não está alcoolizado ou drogado, e muito comumente ele a força a manter relações sexuais com ele. Segundo o relato de Mariana, durante o atendimento, Catarina perguntou qual igreja ela frequentava. Mariana disse que quando falou que frequentava um terreiro de Candomblé, Catarina disse que a violência só acontecia porque era o demônio que tomava conta do corpo de João. Disse, ainda, que Mariana precisava se converter ao Cristianismo, porque Candomblé não é religião e, converter também João, porque só assim ela iria conseguir viver bem com o marido.

     Outro caso relatado foi o de um jovem de 21 anos, Marcos, homem transexual, que tem sido vítima de transfobia, inclusive no âmbito familiar, desde que decidiu fazer a transição. Marcos foi encaminhado para o CREAS para obter apoio e acompanhamento psicossocial. Entretanto, queixou-se também com a Coordenadora do CREAS que nos atendimentos com Catarina se sentiu ainda mais rejeitado e violentado, pela forma com ela se referia a questão da sexualidade, frisando que não conseguia entender essa ideia de transexualidade, uma vez que Deus fez apenas o homem e a mulher. Disse, ainda, que Catarina fez um encaminhamento para que ele a procurasse em sua clínica particular, com desconto no valor de sessão, para que pudesse fazer a terapia de conversão sexual, visando à sua cura.

   Segundo as pessoas que reclamaram com a Coordenadora do CREAS, houve uma conversa com Catarina; no entanto, nada mudou. Isso culminou com uma denúncia junto ao CRP, no qual Catarina está inscrita, com o argumento de que ela estava desrespeitando o Código de Ética Profissional do Psicólogo.
O Código de Ética Profissional do Psicólogo aprovado pela Resolução CFP Nº 10/2005, estabelece, em seu art. 2º, a vedação de algumas práticas. Considerando os casos hipotéticos relatados quanto à postura de Catarina em seus atendimentos no CREAS, analise as possíveis práticas adotadas por Catarina que podem ser consideradas violações ao Código de Ética e que embasariam a denúncia feita.

I. Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
II. Prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico, cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão.
III. Desviar para serviço particular ou de outra instituição, visando benefício próprio, pessoas ou organizações atendidas por instituição com a qual mantenha qualquer tipo de vínculo profissional.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3194304 Psicologia
Determinado psicólogo, atuante em um departamento público, recebe um paciente em situação emergencial, estando ele em crise com pensamentos e ideações suicidas, acarretando risco à sua vida. Ao realizar acolhida com o paciente, relata que faz acompanhamento psicológico há um determinado tempo. Considerando a situação hipotética e, em respaldo ao art. 7º do Código de Ética do Psicólogo, ressalta-se que o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, em algumas situações. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.

I. O psicólogo pode intervir no atendimento realizado por outro profissional da psicologia, desde que seja a pedido do profissional responsável pelo serviço.
II. O psicólogo não deverá intervir no atendimento realizado por outro profissional mesmo quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
III. Ao ser informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço, o psicólogo poderá intervir no atendimento realizado por outro profissional.
IV. No caso hipotético em questão, pode-se afirmar que o profissional agiu corretamente, pois o psicólogo pode intervir no atendimento realizado por outro profissional em caso de emergência, ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3194301 Psicologia
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) resolveu fazer uma alteração no Código de Ética Profissional do Psicólogo. Colocada a matéria em discussão em uma das reuniões do Conselho, a votação favorável à alteração foi de cinco votos favoráveis, três votos contrários e um dos membros não votando por não ter comparecido à reunião. Segundo as normas legais aplicáveis, tal alteração:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Psicólogo |
Q3190662 Psicologia
As políticas públicas no campo da educação correspondem a um conjunto de ações que o governo adota para garantir os direitos previstos na Constituição Federal. Neste contexto, balizada pelo Código de Ética Profissional, a atuação do Psicólogo e da Psicóloga assume caráter político, no sentido de:
Alternativas
Q3185719 Psicologia
O psicólogo perito é um profissional designado para assessorar a Justiça no limite de suas atribuições e, portanto, deve exercer tal função com isenção em relação às partes envolvidas e comprometimento ético para emitir posicionamento de sua competência teórico-técnica, a qual subsidiará a decisão judicial (CFP nº 008/2010). Mariana tem 8 anos, no momento reside com sua genitora, após a separação dos pais que aconteceu quando a menina tinha 5 anos. Atualmente, Mariana está em acompanhamento psicológico, principalmente para conseguir assimilar questões relacionadas à ausência de acordo dos pais em relação a sua guarda. O genitor de Mariana entrou com pedido de guarda compartilhada, por insatisfação em relação ao modo como a genitora vem educando Mariana. A psicóloga que atende Mariana na clínica é também a psicóloga perita designada para elaborar o relatório judicial da criança. Considerando a resolução mencionada, no que desrespeita ao Capítulo IV (Art. 10) e o caso hipotético, ao psicólogo que atua como psicoterapeuta das partes é VEDADO em um litígio:
Alternativas
Q3183259 Psicologia
Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), são princípios fundamentais que norteiam a atuação do(a) psicólogo(a): 

I. Basear seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, dignidade, igualdade e integridade do ser humano, conforme os valores presentes na convenção de Viena.
II. Atuar visando promover a saúde e qualidade de vida, além de contribuir para a eliminação da negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. Isentar-se da análise crítica da realidade política, econômica, social e cultural, uma vez que sua atuação deve ser focada exclusivamente no indivíduo.
IV. Garantir que o exercício profissional seja realizado com dignidade, evitando situações que possam aviltar a profissão.

Quais estão corretos?
Alternativas
Q3182033 Psicologia
Em consonância com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, são princípios fundamentais do exercício da profissão:
Alternativas
Q3180451 Psicologia
O respeito ao sigilo profissional é um dever ético essencial do psicólogo, mas pode haver exceções previstas em lei ou justificadas pelos princípios do Código. Sobre o sigilo, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)O psicólogo pode quebrar o sigilo a qualquer momento, desde que o faça para proteger seu próprio trabalho.
(__)O sigilo pode ser quebrado quando há conflito entre proteger a confidencialidade e os princípios fundamentais do Código, desde que seja adotada a alternativa de menor prejuízo.
(__)Em caso de quebra de sigilo, o psicólogo deve prestar todas as informações detalhadas disponíveis, independentemente de sua relevância.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Alternativas
Q3179481 Psicologia
O Código de Ética do Psicólogo estabelece os princípios e normas que orientam a prática profissional da Psicologia, garantindo que a atuação dos psicólogos seja pautada pela responsabilidade, respeito e compromisso com o bem-estar do indivíduo e da sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA sobre o Código de Ética do Psicólogo.
Alternativas
Q3177407 Psicologia
Em consonância com o Código de Ética Profissional das(os) psicólogas(os), são práticas vedadas pelo CFP:

I. Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
II. Prestar serviços profissionais a organizações concorrentes de modo que possam resultar em prejuízo para as partes envolvidas.
III. Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3177379 Psicologia
Conforme o Código de Ética Profissional dos Psicólogos, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP, 2005), referente às responsabilidades das(os) psicólogas(os), é INCORRETO afirmar que a(o) psicóloga(o):
Alternativas
Q3174546 Psicologia
Em relação ao Código de Ética Profissional do Psicólogo, em seu artigo 8º, observa-se que “para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente [...]:
Destaque a alternativa que completa corretamente o enunciado anterior.
Alternativas
Q3174437 Psicologia
Em conformidade com o Código de Ética Profissional o Psicólogo (2005), assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos princípios éticos fundamentais da profissão.
Alternativas
Q3172571 Psicologia
Segundo Sá (2019): “Um médico, um advogado, um contador, um psicólogo, um administrador, em suma, os profissionais em quase todas as áreas devem ter consciência absoluta de que o cliente, ao procurar seus serviços, busca o bem-estar, uma proteção própria.” (p. 204). Analise as afirmativas abaixo levando em consideração a obra do autor.

I. A precipitação da opinião é um ato condenável e quando pessimista, tem o agravante de ser desleal, podendo causar lesões sérias ao usuário, quer materiais, quer psíquicas.

II. As orientações, as assistências podem produzir-se em opiniões precipitadas e negativas quanto às probabilidades de sucesso.

III. Não é prova de incompetência e de falta de ética o antecipar-se à opinião do fracasso, antes de empregarem-se todas as tentativas para o sucesso.


Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3166552 Psicologia
De acordo com os Princípios Fundamentais previstos no Código de Ética Profissional do Psicólogo, como deve o psicólogo atuar no exercício de sua profissão?
Alternativas
Q3166545 Psicologia
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, qual das alternativas descreve corretamente um dos deveres fundamentais do psicólogo?
Alternativas
Q3166388 Psicologia
No contexto de um Laudo Psicológico elaborado por uma equipe multiprofissional, conforme a Resolução CFP nº 6/2019, qual dos seguintes itens deve ser redigido de forma independente pela(o) psicóloga(o)? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: A
5: D
6: A
7: E
8: D
9: C
10: A
11: D
12: A
13: B
14: A
15: A
16: A
17: A
18: B
19: D
20: C