Questões de Concurso
Sobre código de ética profissional do psicólogo (resolução cfp nº 10/05) em psicologia
Foram encontradas 1.605 questões
I. Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
II. Prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico, cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão.
III. Desviar para serviço particular ou de outra instituição, visando benefício próprio, pessoas ou organizações atendidas por instituição com a qual mantenha qualquer tipo de vínculo profissional.
Está correto o que se afirma em
I. O psicólogo pode intervir no atendimento realizado por outro profissional da psicologia, desde que seja a pedido do profissional responsável pelo serviço.
II. O psicólogo não deverá intervir no atendimento realizado por outro profissional mesmo quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.
III. Ao ser informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço, o psicólogo poderá intervir no atendimento realizado por outro profissional.
IV. No caso hipotético em questão, pode-se afirmar que o profissional agiu corretamente, pois o psicólogo pode intervir no atendimento realizado por outro profissional em caso de emergência, ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional.
Está correto o que se afirma em
I. Basear seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, dignidade, igualdade e integridade do ser humano, conforme os valores presentes na convenção de Viena.
II. Atuar visando promover a saúde e qualidade de vida, além de contribuir para a eliminação da negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III. Isentar-se da análise crítica da realidade política, econômica, social e cultural, uma vez que sua atuação deve ser focada exclusivamente no indivíduo.
IV. Garantir que o exercício profissional seja realizado com dignidade, evitando situações que possam aviltar a profissão.
Quais estão corretos?
(__)O psicólogo pode quebrar o sigilo a qualquer momento, desde que o faça para proteger seu próprio trabalho.
(__)O sigilo pode ser quebrado quando há conflito entre proteger a confidencialidade e os princípios fundamentais do Código, desde que seja adotada a alternativa de menor prejuízo.
(__)Em caso de quebra de sigilo, o psicólogo deve prestar todas as informações detalhadas disponíveis, independentemente de sua relevância.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Assinale a alternativa CORRETA sobre o Código de Ética do Psicólogo.
I. Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
II. Prestar serviços profissionais a organizações concorrentes de modo que possam resultar em prejuízo para as partes envolvidas.
III. Sugerir serviços de outros psicólogos, sempre que, por motivos justificáveis, não puderem ser continuados pelo profissional que os assumiu inicialmente.
Quais estão corretas?
Destaque a alternativa que completa corretamente o enunciado anterior.
I. A precipitação da opinião é um ato condenável e quando pessimista, tem o agravante de ser desleal, podendo causar lesões sérias ao usuário, quer materiais, quer psíquicas.
II. As orientações, as assistências podem produzir-se em opiniões precipitadas e negativas quanto às probabilidades de sucesso.
III. Não é prova de incompetência e de falta de ética o antecipar-se à opinião do fracasso, antes de empregarem-se todas as tentativas para o sucesso.
Estão corretas as afirmativas: