Questões de Concurso Sobre conciliação e mediação em psicologia

Foram encontradas 92 questões

Q3138645 Psicologia
Relacione as estratégias de mediação de conflitos com suas respectivas descrições:

1.Escuta Ativa. 2.Empatia. 3.Busca por soluções colaborativas.

(__)Colocar-se no lugar do outro, buscando compreender seus sentimentos e perspectivas.
(__)Ouvir atentamente todas as partes envolvidas, sem interrupções ou julgamentos.
(__)Incentivar as partes a encontrarem juntas soluções que atendam aos interesses de todos.

Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas de cima para baixo.
Alternativas
Q3090853 Psicologia
Com relação à mediação e à conciliação é correto afirmar que 
Alternativas
Q3035211 Psicologia
A conciliação e a mediação são instrumentos efetivos de pacificação social, solução e prevenção de litígios, utilizados em diferentes contextos em que surgem conflitos entre as pessoas.
Simone e Marisa são vizinhas e vêm se desentendendo a respeito da utilização da área comum do condomínio em que residem.
Em um caso como esse, a vantagem da mediação é: 
Alternativas
Q3029894 Psicologia
O papel do psicólogo frente ao divórcio envolvendo filhos pequenos é multifacetado e pode variar dependendo das necessidades específicas da família.
Cabe ao profissional de psicologia:
Alternativas
Q3008050 Psicologia
Ainda de acordo com a Lei n.° 13.140/2015, que dispõe sobre mediação, julgue os itens a seguir.

I A mediação constitui uma atividade técnica como meio de solução de controvérsias entre particulares. II A mediação poderá ser exercida por terceiro parcial sem poder de decisão, escolhido pelas partes. III É permitida a admissão de mais de um mediador para atuar no mesmo procedimento. IV No procedimento de mediação, os crimes de ação pública estão abrigados pela regra de confidencialidade.

Estão certos apenas os itens
Alternativas
Q3008049 Psicologia
De acordo com a Lei n.° 13.140/2015, que dispõe sobre a mediação de controvérsias entre particulares, os princípios da mediação incluem a
Alternativas
Q2684780 Psicologia

A mediação é geralmente definida com a interferência em uma negociação ou em um conflito de uma terceira parte aceitável, tendo um poder de decisão:

Alternativas
Q2457020 Psicologia
Jussara trabalha na escuta de famílias em conflito, facilitando o diálogo entre elas, sem atuar de forma impositiva e nem sugerindo soluções para as controvérsias, de forma a que os próprios interessados apresentem suas soluções. Portanto, é correto afirmar que Jussara atua como
Alternativas
Q2452560 Psicologia
A Mediação é uma das práticas alternativas de resolução de conflitos mais conhecidas no Brasil. A grande demanda de processos no Judiciário faz com que, a cada dia mais, a justiça procure formas alternativas como a Mediação, na possibilidade de dar solução a determinadas categorias de conflitos. A Mediação visa:
Alternativas
Q2377294 Psicologia

 Uma adolescente com quatorze anos de idade necessitou atendimento médico após ser espancada pelo pai devido ao fato de ter passado a noite fora em companhia de amigos. Durante atendimento psicológico, foi constatado que a adolescente estava grávida de três meses e referiu não saber quem era o pai da criança. 


Considerando os aspectos psicológicos e legais pertinentes à situação hipotética acima apresentada, julgue o item a seguir. 


O psicólogo que atuar como mediador judicial no caso da referida adolescente deverá auxiliar a família a buscar soluções que favoreçam benefícios a todos. 


Alternativas
Q2265722 Psicologia
Analise as afirmativas abaixo a respeito de mediação.

1. Conflitos interpessoais disfuncionais são aqueles que podem ser positivos e contribuir para a melhoria do desempenho de indivíduos e/ou de equipes de trabalho, à medida que auxiliam na reflexão sobre os fatores intervenientes no clima e ambiente laboral.
2. Sob a perspectiva técnica, a mediação possui procedimento próprio, o qual é estruturado no sentido de restabelecer a comunicação e o relacionamento para que as partes, juntas, busquem soluções para os conflitos vivenciados.
3. Conflitos interpessoais e/ou organizacionais requerem diagnóstico e gerenciamento com auxílio de um mediador externo à organização apenas quando se configuram como de longa duração e prejudicam a produtividade/ desempenho dos trabalhadores.
4. A intervenção de um mediador se dá por meio de diferentes etapas, sendo que cada uma delas compreende técnicas e habilidades utilizadas com o objetivo de conduzir os mediados a desenvolver nova compreensão e criar alternativas ou visões diferenciadas sobre o problema, adotando posturas de respeito e cooperação.
5. Variáveis pessoais, incluindo o sistema de valores que cada um possui, idiossincrasias, diferenças individuais e determinados tipos de personalidade tendem a causar conflitos no ambiente de trabalho; tais variáveis se acham presentes e interferem desde os estágios iniciais de um processo de conflito.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: IF-SC Prova: FUNDATEC - 2023 - IF-SC - Assistente de Aluno |
Q2226673 Psicologia
Analise o excerto abaixo, extraído do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa:
Encontrei hoje em ruas, separadamente, dois amigos meus que se haviam zangado. Cada um me contou a narrativa de por que se haviam zangado. Cada um me disse a verdade. Cada um me contou as suas razões. Ambos tinham razão. Ambos tinham toda a razão. Não era que um via uma coisa e outro, outra, ou um via um lado das coisas e outro, um lado diferente. Não: cada um via as coisas exatamente como se haviam passado, cada um as via com um critério idêntico ao do outro. Mas cada um via uma coisa diferente, e cada um, portanto, tinha razão. Fiquei confuso desta dupla existência da verdade.

Qual a ideia central do excerto, considerando as funções de um mediador de conflitos?
Alternativas
Q2223216 Psicologia
O Centro de Referência em Mediação e Conciliação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (CRMC-DPE/RS) é pioneiro no Brasil e disponibiliza Câmaras de Mediação para solucionar litígios e conflitos em diferentes contextos. A opção pela mediação nos conflitos de família é vantajosa para os assistidos porque:
I. a autocomposição facilitada por um mediador busca métodos efetivos para restaurar o diálogo; II. a mediação permite o ajuizamento de ações com trâmite mais célere nas Varas de Família; III. a solução consensual de conflitos é importante ferramenta de pacificação do ambiente familiar.
Está correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2104186 Psicologia
A mediação é um instrumento com dinâmica própria, reconhecido como efetivo na reparação de danos e restauração de laços sociais rompidos por força de situações de conflito e outras.
Na condução do processo de mediação, compete ao mediador 
Alternativas
Q2101357 Psicologia
A partir de 2015, no Brasil, a mediação de conflitos familiares foi legitimada pela promulgação de dois marcos regulatórios: o Novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/ 2015) e a Lei da Mediação (Lei nº 13.140/ 2015). Tais legislações trazem pontos semelhantes quanto à estruturação do serviço e da prática, à inserção da técnica, ao preparo do profissional, às possibilidades de atuação, e também quanto aos princípios norteadores do método. Contudo, essa legitimação não é suficiente para eximir as fragilidades quanto a tal estratégia. A fragilidade que permanece em relação à mediação de conflitos se refere à
Alternativas
Q2101356 Psicologia
Entre as diversas aplicações da mediação no âmbito familiar, há aquela relacionada à conjugalidade, que pode ser entendida, inclusive, como uma provável estratégia de prevenção de violência. Sobre a mediação referente à conjugalidade, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FCM Órgão: IFB Prova: FCM - 2023 - IFB - Pedagogo / Área |
Q2062132 Psicologia
De acordo com Vasconcellos (2014), avalie as afirmações sobre o conflito na perspectiva da mediação e das práticas restaurativas.
I - O conflito é dissenso e decorre de expectativas, valores e interesses contrariados, embora seja contingência da condição humana, e, portanto, algo natural.
II - O conflito é um fenômeno inerente às relações humanas, sendo fruto de percepções e posições divergentes quanto a fatos e condutas que envolvem expectativas, valores ou interesses comuns.
III - O conflito é algo que deve ser encarado negativamente, pois é possível uma relação interpessoal plenamente consensual, uma vez que cada pessoa é dotada de uma originalidade única, com experiências e com circunstâncias existenciais sociais.
IV - A consciência do conflito como fenômeno inerente à condição humana é muito importante e, quando compreendemos a inevitabilidade do conflito, somos capazes de desenvolver soluções autocompositivas.
Está correto apenas o que se afirma em 
Alternativas
Q1981395 Psicologia
Os irmãos Jorge e Estela estão brigando por conta da situação da mãe senil, que não pode mais morar sozinha. Jorge se dispõe a pagar uma casa de repouso, mas Estela afirma que isso é abandono familiar e quer que ambos se revezem cuidando da idosa em suas respectivas casas.
No caso em tela, o mediador de conflitos buscará:
Alternativas
Q1931328 Psicologia
Com relação à mediação, é correto afirmar que:
Alternativas
Q1931304 Psicologia
Bia, 17 anos, tem problemas na fala por causa da paralisia cerebral. Ela cursa o Ensino Médio com bom desempenho escolar. Bia ganhou um concurso de redação e sua colega Carolina, 16 anos, publicou numa rede social que Bia era “retardada” e havia sido favorecida pelos professores. O conflito que surgiu daí foi parar em uma Vara de Infância e Juventude onde foi feita a proposta de uma abordagem de mediação envolvendo as partes. 
Com relação à situação descrita, é correto afirmar que: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: C
5: B
6: B
7: B
8: C
9: A
10: C
11: E
12: D
13: C
14: E
15: C
16: D
17: B
18: C
19: E
20: C