Questões de Concurso
Sobre d. w. winnicott em psicologia
Foram encontradas 116 questões
A teoria de Winnicott nos remete à compreensão dos estágios mais primitivos do desenvolvimento emocional do ser humano. Em sua prática, como um pediatra e psicanalista, constatou que boa parte dos problemas emocionais parecia encontrar sua origem nas etapas precoces do desenvolvimento.
Acerca de seus principais conceitos, assinale a alternativa CORRETA.
1. Winnicott faz uma distinção entre um verdadeiro self e um falso self. Quando a onipotência do bebê é respeitada, desenvolve-se um verdadeiro self. Entretanto, quando não se sente eficiente e amada, a criança se sente desamparada e tende a se adaptar às necessidades da mãe afim de obter o que deseja, desenvolvendo um falso self.
2. O self é considerado uma construção complexa, que se desenvolve ao longo do tempo, influenciada por fatores como experiências pessoais, interações sociais e processos genéticos. Uma das teorias mais influentes sobre o desenvolvimento do self é a Teoria da Autoatribuição preconizada por Freud, que argumenta que o self é composto por duas partes: o “eu” material, que é o corpo físico e suas propriedades, e o “eu” social, que é formado pelas relações sociais e a percepção que os outros têm de nós.
3. O Self, para Fritz Perls, enfatiza a importância da congruência entre o self real (como a pessoa percebe a si mesma) e o self ideal (como ela gostaria de ser). Nesta teoria, Fritz Perls afirma que quando há congruência entre esses dois aspectos do self, a pessoa tende a experimentar maior autoaceitação e funcionamento psicológico saudável.
4. O estudo do self na psicologia é fundamental para entender uma variedade de fenômenos psicológicos, como autoestima, identidade pessoal, motivação e tomada de decisão.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Esse objeto é denominado
Donald Winnicott sempre priorizou o interesse pelas relações entre as crianças e o ambiente que as cerca. Essa preocupação evidencia-se na relevância que ocupam, em sua teoria, as primeiras relações de dependência do bebê com a mãe. Uma de suas principais contribuições conceituais corresponde à área intermediária de experiência entre o erotismo oral e a verdadeira relação de objeto, juntamente com o uso dado a objetos que não fazem parte do corpo do bebê, embora ainda não sejam reconhecidos como pertencentes à realidade externa. Tal conceito é chamado:
Para um psicólogo que adota uma abordagem winnicotiana, o enquadramento analítico
De acordo com este autor, a "mãe boa" é a que responde à onipotência do lactante e, de certo modo, dá-lhe sentido. O self verdadeiro começa a adquirir vida através da força que a mãe, ao cumprir as expressões da onipotência infantil, dá ao ego débil da criança. A mãe que "não é boa" é incapaz de cumprir a onipotência da criança, pelo que, repentinamente, deixa de responder ao gesto desta e, em seu lugar, coloca o seu próprio gesto, cujo sentido depende da submissão ou acatamento deste por parte da criança. Esta submissão constitui a primeira fase do self falso e é própria da incapacidade materna para interpretar as necessidades da criança. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o(a) autor(a) dessa teoria.
Donald Winnicott (1896-1971) delineou a forma como o ambiente de holding de uma mãe suficientemente boa capacitará a mente do bebê a criar representações de si e do outro. No espaço intermediário entre a mãe e o bebê a criança encontra e cria o que ele chama um objeto:
Donald Winnicott, por meio da sua teoria sobre o amadurecimento, indicou que se faz necessária a identificação e intervenção sobre ansiedades relativas ao desenvolvimento psicoemocional. A teoria do autor é base fundamental para o trabalho com o sofrimento na infância, mas também se aplica a adultos, e suas ideias constituem, na atualidade, um campo bem identificado na psicanálise intitulado de Teoria Relacional. Indique o que seja incorreto sobre os desenvolvimentos do autor acerca da temática.
I. Atuando junto a crianças e adolescentes traumatizados pela guerra, Winnicott construiu a técnica do jogo do rabisco.
II. Winnicott constrói o conceito de “objeto passional”, que se refere a um objeto específico com o qual a criança se vincula por volta de 3 anos de idade, constituindo seu aparelho psíquico.
III. Para esse autor, uma mãe suficientemente boa realiza um “handling” e um “holding” satisfatório, mas deixa espaços (“falhas”), para que a criança possa se desenvolver.
Está correto o que se afirma em
"Teorias psicanalíticas contemporâneas, em especial a 'teoria da tendência antissocial' desenvolvida por Winnicott, subsidiam a concepção de que há uma relação entre ato infracional e a privação afetiva... Descartando o acaso, sem negar o componente social, a psicanálise privilegia as motivações inconscientes, enraizadas na história de vida do indivíduo, como determinante de suas condutas."
Fonte: Violência e sociedade: os (des)caminhos da adolescência - Sandra Maria Francisco de Amorim
A partir disso, assinale a alternativa CORRETA.
“A experiência de entrar em contato com as diversas partes do corpo através das mãos cuidadosas da mãe” (Coutinho, 1977:101) O desenvolvimento humano é uma área importante de estudo da psicologia. Winnicott é um grande teórico dessa área e a partir da psicanálise e dos anos de experiência como pediatra deixou uma valiosa contribuição. Acerca do conceito winnicottiano acima, assinale a alternativa CORRETA.
I - Em algumas teorias clássicas advindas da Psicologia do Desenvolvimento, a ênfase dos estudos recai no paralelismo entre o desenvolvimento biológico e o psíquico.
II - Nos estudos de Sigmund Freud, Melanie Klein, Donald Winnicott, dentre outros, a prevalência é nas contribuições da hereditariedade para compreender as influências do meio sobre o desenvolvimento.
III - Nos casos de behavioristas, tais como John Watson, ou dos cognitivistas comportamentais, como Judith Beck, a importância se dirige à influência do psiquismo sobre a formação do comportamento infantil.
IV - A psicologia do desenvolvimento em uma concepção mecanicista é encontrada em Ivan Pavlov.
V - A concepção idealista atem-se à noção de personalidade e o desenvolvimento desta é tido como algo que acontece linearmente, da criança ao adulto.
Das sentenças citadas, estão corretas: