Questões de Concurso
Sobre dor, estresse e luto em psicologia
Foram encontradas 329 questões
( ) Para que as pessoas considerem um evento estressante, elas devem percebê-lo como ameaçador e carecer de todos os recursos para lidar com ele de maneira efetiva.
( ) Eventos cataclísmicos são fortes estressares que ocorrem repentinamente e afetam muitas pessoas ao mesmo tempo, como os desastres. Por isso, fica difícil as pessoas oferecerem apoio social umas às outras, o que produz muito estresse a longo prazo.
( ) Os estressares pessoais incluem eventos importantes na vida, como a morte de um familiar, a perda do emprego, um fracasso pessoal relevante ou até mesmo um evento positivo como casar. Em geral, as pessoas apresentam uma reação maior e imediata ao estresse, que logo desaparece.
( ) Os estressares básicos, ou seja, as dificuldades diárias, são situações que enfrentamos repetidas vezes, como ficar preso em engarrafamentos, ou problemas crônicos de longo prazo, como viver em uma área com altos índices de violência. Mesmo que essas dificuldades não requeiram muito enfrentamento, elas produzem emoções desagradáveis e o número delas está associado a sintomas psicológicos e a problemas de saúde.
( ) Outro aspecto do estresse é a estimulação, os eventos positivos menores que nos fazem sentir bem produzem estimulação e estão associados ao aumento do estresse. Quanto maior o número de eventos que produzem estimulação, mais sintomas psicológicos estão relacionados.
A psiquiatra Elizabeth Kubler-Ross deixou uma importante contribuição sobre o processo de luto de pacientes terminais. Analise os estágios abaixo e assinale a opção que não se alinha com essa teoria.
(__) O trabalho preventivo contra o suicídio pode ser realizado isoladamente, não exigindo uma abordagem integrada com a família e outros profissionais de saúde.
(__) Estratégias psicoterapêuticas, como o uso de redes de apoio, prejudicam no manejo das crises suicidas ao envolver pessoas de confiança indicadas pelo paciente.
(__) O suicídio pode ser imprevisível mesmo quando há sinais de risco, exigindo do psicoterapeuta um olhar atento e ações rápidas para minimizar a possibilidade de ocorrência.
(__) A psicoterapia, conforme a Gestalt-terapia, foca no crescimento pessoal e na ampliação das capacidades de enfrentamento, ajudando o paciente a encontrar novos sentidos para a vida.
A sequência está correta em:
São as fases do luto de acordo com a autora as citadas abaixo, EXCETO:
De acordo com os idosos entrevistados na realização do estudo, existem diferenças entre “envelhecer” e “ficar velho” (1ª parte). Isso posto, é relevante que os profissionais da AB conheçam a percepção de idosos sobre os temas relacionados ao envelhecimento e à finitude, a fim de desenvolver estratégias adequadas para abordar a senescência no cotidiano de suas ações (2ª parte). Entretanto, embora haja necessidade de os idosos conversarem sobre esses temas, há carência de espaços para reflexões sobre morte e, principalmente, sobre envelhecimento, na AB (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
É a dimensão do sofrimento marcada pelo isolamento, criado justamente pela dificuldade de comunicação no processo de morrer. A presença solidária é fundamental. A perda do papel familiar é também muito cruel. Por exemplo, pai doente torna-se dependente dos filhos e aceita ser cuidado por eles (Pessini, 2004).
Trata-se de uma proposição vinculada à dor:
Os momentos desafiadores, como perdas, desemprego ou doenças, afetam emocionalmente o ser humano, dificultando decisões. O psicólogo, ao aconselhar, guia para clareza, ajudando a compreender e lidar eficazmente com tais desafios.
A morte impacta intensamente os profissionais da saúde mental, devido ao vínculo estreito com pacientes que compartilham aspectos íntimos de suas vidas. Apesar dos esforços de prevenção, os suicídios ainda ocorrem, afetando a saúde mental dos terapeutas. Portanto, é crucial adotar uma abordagem multidisciplinar no tratamento da ideação suicida, visando um manejo mais eficaz e suporte aos terapeutas.
Freud (1917) em seu texto “luto e melancolia” relaciona tanto o luto como a melancolia como um processo desencadeado por uma perda. Com relação a esta conceituação feita pelo teórico assinale a alternativa CORRETA.
Em relação ao luto antecipatório, assinale a afirmativa incorreta.
A definição mais tradicional de enfrentamento a situações de estresse (coping), utilizada amplamente, é a de Lazarus & Folkman, do livro Stress, appraisal and coping, de 1984, que o define como um conjunto de esforços, cognitivos e comportamentais, utilizado pelos indivíduos com o objetivo de lidar com demandas específicas, internas ou externas, que surgem em situações indutoras de estresse e são avaliadas como sobrecarregando ou excedendo seus recursos pessoais.
A partir das informações do texto, a teoria descrita pertence à qual tipo?