Questões de Concurso
Sobre esquizofrenia e outros transtornos psicóticos em psicologia
Foram encontradas 354 questões
A esquizofrenia é um transtorno grave que afeta o pensamento, as emoções e o comportamento. Entre os sintomas mais característicos, destacam-se delírios e alucinações. O tratamento envolve uma abordagem combinada de psicoterapia e medicação. Sobre o diagnóstico e tratamento da esquizofrenia, analise as assertivas abaixo:
I. Os delírios são crenças falsas que persistem mesmo diante de evidências contrárias.
II. Os antipsicóticos atípicos são amplamente utilizados por causarem menos efeitos colaterais motores.
III. A psicoterapia cognitivo-comportamental (TCC) é ineficaz no manejo dos sintomas residuais.
Das assertivas, pode-se afirmar que:
Caso:
Um homem de 25 anos apresenta alucinações auditivas persistentes, relatando ouvir vozes que o criticam constantemente. Ele demonstra pensamentos desorganizados, frequentemente muda de assunto sem coerência e evita interações sociais. Durante a avaliação, é observado um afeto embotado, além de significativa negligência com sua higiene pessoal.
Com base no DSM-5, quais características são essenciais para o diagnóstico de esquizofrenia, e qual seria a abordagem inicial mais adequada para o manejo desse paciente?
(__)As causas da esquizofrenia são completamente compreendidas e atribuídas exclusivamente a fatores genéticos sem influência de fatores ambientais ou psicológicos;
(__)A esquizofrenia é caracterizada por distorções do pensamento e da percepção, inadequação e embotamento do afeto, e pode apresentar prejuízos cognitivos ao longo do tempo;
(__)A esquizofrenia é diagnosticada exclusivamente com base em sintomas patognomônicos específicos, que são únicos para este transtorno.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
A partir do exposto, quais dos domínios do espectro da esquizofrenia podem estar envolvidos nessa situação?
I. Os delírios são alterações da sensopercepção do sujeito, podendo ser auditivos, visuais, olfativos, táteis ou gustativos.
II. Os delírios são crenças fixas, não passíveis de mudança à luz de evidências conflitantes. Seu conteúdo pode incluir uma variedade de temas (persecutório, de referência, de grandeza).
III. A desorganização do pensamento costuma ser inferida a partir do discurso do indivíduo (descarrilamento ou afrouxamento das associações).
IV. Alucinações são experiências semelhantes à percepção que ocorrem sem um estímulo externo.
V. As alucinações são vívidas e claras, com toda a força e o impacto das percepções normais, não estando sob controle voluntário.
VI. O comportamento catatônico é o aumento acentuado na reatividade ao ambiente.
VII. Alucinações e delírios caracterizam os sintomas negativos na esquizofrenia.
São alternativas verdadeiras:
_______________ são crenças fixas, não passíveis de mudança à luz de evidências conflitantes. Seu conteúdo pode incluir uma variedade de temas (p. ex., persecutório, de referência, somático, religioso, de grandeza).
I.Segundo a classificação estatística internacional de doenças (CID-10), os transtornos esquizofrênicos podem incluir esquizofrenia paranoide, esquizofrenia hebefrênica, esquizofrenia catatônica, esquizofrenia indiferenciada, depressão pós-esquizofrênica, esquizofrenia simples e outras esquizofrenias.
II.O diagnóstico de esquizofrenia é clínico, realizado por um médico psiquiatra e baseado nos critérios da CID-10, que combinam história, sinais e sintomas do paciente.
III.Os aspectos mais característicos da esquizofrenia incluem alucinações e delírios, transtornos de pensamento e fala, perturbação das emoções e do afeto, déficits cognitivos e avaliação.
Assinale a alternativa correta:
(1) Acetilcolina.
(2) Serotonina.
(3) Norepinefrina.
( ) Doença de Alzheimer.
( ) Esquizofrenia.
( ) Transtornos relacionados à ansiedade (transtorno de pânico).
A psicose é caracterizada por diversos sintomas, incluindo pensamento confuso, no qual a expressão e a lógica das ideias são alteradas, resultando em frases sem conexão ou sem sentido. Delírios, como a falsa ideia de perseguição e crenças irreais, são comuns, assim como alucinações, que são percepções falsas da realidade, como ouvir vozes ou ver coisas inexistentes. O comportamento alterado, expresso por quedas no desempenho acadêmico ou profissional, varia entre atividade e letargia. Essas mudanças podem incluir isolamento social, falta de comunicação e alterações no padrão de riso ou fala sem estímulo aparente.
Os sintomas da esquizofrenia variam entre os tipos e de pessoa para pessoa, não havendo um sintoma específico para esse transtorno. Os principais incluem delírios, alucinações, pensamento desorganizado, anormalidades no movimento (como catatonismo), alterações comportamentais (surto psicótico, agressividade), sintomas negativos (perda da vontade, isolamento), falta de atenção, alterações na memória e dificuldades de aprendizado.
No que se refere ao quadro psicopatológico, que é um conjunto de sintomas e características que definem uma condição de saúde mental, julgue o próximo item:
A esquizofrenia é um quadro psicopatológico que
não apresenta variações na sua manifestação entre
diferentes culturas.