Questões de Concurso
Sobre estresse laboral em psicologia
Foram encontradas 330 questões
(__)O uso de alimentos, álcool ou drogas como forma de lidar com o estresse não está relacionado à Síndrome de Burnout, mas pode causar transtornos de dependência química.
(__)A sensação de cansaço e fadiga a maior parte do tempo é um sinal físico da Síndrome de Burnout.
(__)A perda de motivação e tendência a pensamentos cínicos são sinais emocionais da Síndrome de Burnout.
(__)Negligenciar responsabilidades e isolamento social são sinais comportamentais associados à Síndrome de Burnout.
A sequência está correta em:
Esses sintomas conjugados podem ser indicativos de
Um problema recorrente entre os transtornos mentais está relacionado ao estresse ocupacional. O estresse no trabalho, muitas vezes silencioso, pode causar apenas desgastes psicológicos, resultando de reações intensas a agentes estressores. Isso diminui a energia e a motivação do indivíduo. Se não for diagnosticado e acompanhado por um profissional, esse tipo de estresse pode evoluir para doenças mais graves e de difícil tratamento. Sintomas associados incluem irritabilidade, isolamento em relação aos colegas, respostas explosivas a situações incômodas, lapsos de memória, favorecendo o desenvolvimento de outras doenças.
Estresse (stress) é um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa decorrente de estímulos estressores que existem no ambiente. No trabalho, existem duas fontes principais de estresse: causas ambientais e causas pessoais. Sobre este assunto, assinale a resposta correta.
O stress é definido como qualquer adaptação requerida à pessoa. Portanto, é um agente neutro, podendo ser considerado como positivo ou negativo. Sobre o stress ocupacional, é CORRETO afirmar que
O trabalho pode ser uma das fontes de satisfação e autorrealização do indivíduo. Por outro lado, também pode ser fonte de adoecimento quando associado a fatores de risco para a saúde, desencadeando as chamadas doenças ocupacionais. Entre os fatores estressores no âmbito psicossocial no trabalho podemos citar, EXCETO:
Analise as afirmativas abaixo sobre o Estresse no trabalho:
-
1. Pode ser considerado um sistema de reações de uma pessoa resultante de estímulos ambientais.
2. Causas pessoais podem ser uma fonte de Estresse no trabalho.
3. Autoritarismo do chefe e monotonia das tarefas podem provocá-lo.
-
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Em uma empresa de tecnologia, a psicóloga observou uma alta incidência de burnout entre os desenvolvedores de software. Para abordar esta situação, ela propôs medidas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
Assinale a alternativa CORRETA para que a solução empregada seja baseada nos pressupostos da QVT:
Sobre a compreensão de sofrimento proposta por Christophe Dejours, avalie as afirmações abaixo:
I. A organização do trabalho que limita a autonomia do trabalhador e impõe ritmos excessivos pode contribuir para o desenvolvimento de sofrimento mental e físico.
II. O sofrimento no trabalho é um fenômeno que ocorre independentemente da cultura organizacional e das relações interpessoais no ambiente de trabalho.
III. As estratégias de defesa coletivas, como a criação de laços de solidariedade e o suporte mútuo entre colegas, podem mitigar o impacto do sofrimento e prevenir a evolução para transtornos mentais mais graves.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S):
A Psicodinâmica do Trabalho enfrenta diversos desafios no ambiente organizacional, sendo um dos principais a dificuldade de promover um espaço de escuta.
Assinale a frase que exemplifica um contexto organizacional que, muitas vezes, esconde o sofrimento dos trabalhadores.
Uma psicóloga é chamada para atuar em uma empresa que recentemente passou por uma reestruturação significativa, resultando na formação de novas equipes de trabalho. Os gestores estão preocupados com a baixa produtividade e o alto nível de conflitos dentro dessas equipes.
Um plano de ação que a psicóloga poderia adotar para melhorar a produtividade e reduzir os conflitos nas equipes de trabalho, com melhores resultados, é o que se apresenta na alternativa:
( ) O bem-estar laboral e o trabalho saudável são tratados como desfechos positivos que estão conectados com a organização, com as rotinas, políticas e práticas e com o contexto laboral em que as pessoas estão inseridas. ( ) Um dos importantes mediadores identificados como protetivos ao burnout é a regulação emocional.
( ) Pessoas engajadas no trabalho negligenciam outras dimensões de sua vida e vínculos afetivos relacionados ao trabalho.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Leia o texto a seguir.
O estresse, por sua vez, é definido como o processo pelo qual um indivíduo responde psicofisiologicamente a uma situação que desafia ou ameaça seu bem-estar, ou seja, quando ocorre uma discrepância entre as exigências em determinada situação e a capacidade de lidar com essa demanda (Baum, Fleming, & Singer, 1985; Kelso, French, & Fernandez, 2005). O estresse ocupacional é determinado pela percepção que o trabalhador tem das demandas no trabalho e por sua habilidade para enfrentá-las. Diferentemente do estresse fisiológico sugerido nos estudos com animais, o estresse experimentado pelo homem é quase sempre o resultado de uma mediação cognitiva (Krohne, 2002). Assim, os estudos que tratam do construto estresse psicológico apontam que, além do meio ambiente, o estresse também é resultante da percepção do sujeito em relação a determinada situação ou mesmo à lembrança de um fato ameaçador, enfatizando os processos cognitivos de juízo de valor. Sugere-se, portanto, que algumas pessoas são capazes de processar muitos estressores simultaneamente, enquanto outros mal conseguem abordar alguns. Isto parece indicar que a forma como o sujeito avalia e lida com o estresse tem mais influência no seu bem-estar do que propriamente o fato ocorrido (Kelso et al., 2005), dando a entender que existem diferenças individuais na qualidade, intensidade e duração do estresse em um ambiente igual para pessoas diferentes (Krohne, 2002).
GRESSLER, Sandra Christina. O descanso e a teoria dos ambientes restauradores2014. xx, 277 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, doTrabalho e das Organizações) Brasília: Universidade de Brasília, 2014.Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/15845>. Acesso em: 21 mai. 2023.
Quais fatores devem ser levados em consideração para a avaliação dos eventos estressores?