Questões de Psicologia - História da Psicologia para Concurso
Foram encontradas 289 questões
Considerando o enunciado sobre o percurso da psicologia brasileira aplicada à educação, é correto afirmar que:
Em passos largos na história, e sem intencionar localizações, há para saúde diversas conceituações:_____________, quando saúde era destino conferido por Deus, sobretudo na Idade Média; ____________ nas fábricas, quando saúde se referia à potência de trabalho no ritmo da indústria emergente em etapas pré e pós-modelo industrial de produção; e ______________, quando um acúmulo de conhecimentos sobre as afecções passou a ser central nas práticas com os desdobramentos da microbiologia, (BOTH, 2013).
A experiência, que atualmente é alvo de críticas éticas, foi desenvolvida por
Na Idade Média, ocorreu um retorno ao pensamento mágico-religioso, com a ascensão da Igreja Católica, que associava saúde e doença a punições divinas por pecados. A cura envolvia penitências e exorcismos. Indivíduos discordantes sofriam perseguição. A proliferação de doenças, como a Peste Negra, marcou esse período.
A história da construção da Psicologia está ligada às exigências de conhecimento da humanidade, às demais áreas do conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social, bem como pela necessidade do homem de compreender a si mesmo. Portanto, recuperar a história da psicologia é umas das formas de compreender a diversidade com que ela se apresenta hoje. É correto afirmar que:
Epistemologia significa:
Marque a alternativa correta.
Criou o 1º laboratório de psicologia experimental:
Todo comportamento de um organismo vivo tende a se repetir, se nós recompensarmos o organismo assim que este emitir o comportamento. Por outro lado, o comportamento tenderá a não acontecer, se o organismo for castigado após sua ocorrência. Assim, o organismo irá associar essas situações com outras semelhantes. Formulada por Edward Thorndike, essa lei que foi de grande utilidade para a Psicologia Comportamentalista é denominada:
"A história da construção da Psicologia está ligada, em cada momento histórico, às exigências de conhecimento da humanidade, às demais áreas do conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo". (Bock, Furtado & Teixeira, 2002, p.31)
BOCK, A.M.B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M.L.T. Psico/agias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 13.ed. reform e ampl. São Paulo, Saraiva, 2002. |
Para compreender a diversidade com que a Psicologia se apresenta hoje, é indispensável recuperar sua história. Assim, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa que, corretamente, preenche as lacunas a seguir.
Um dos grandes marcos da história da Psicologia como ciência e pesquisa foi em _________ com o estabelecimento do primeiro laboratório psicológico do mundo criado por _____________.
Conforme Farr, os nexos entre a Psicologia Social e a Psicoterapia foram sobretudo desenvolvidos no seguinte país:
Para Farr, as duas guerras mundiais ocorridas no século XX impulsionaram, respectivamente, os seguintes desenvolvimentos na Psicologia:
Wundt tomou a interioridade cartesiana como objeto e, tornando- a um conceito independente do campo filosófico, com ela fundamentou o nascimento da Psicologia como disciplina autônoma. Tal interioridade foi redefinida por Wundt por meio do conceito de:
É incorreto afirmar sobre a Psicologia tendo em vista sua base:
Em 1944, Plínio Olinto traça um abrangente panorama da experimentação no volume:
Leia com atenção:
(1) Guedes Cabral defende no Rio de Janeiro a tese “Funções do Cérebro”;
(2) Medeiros e Albuquerque organizam um laboratório de Psicologia Pedagógica no Pedagogium;
(3) Manual Bonfim pública “Noções de Psicologia”.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a ordem cronológica dos acontecimentos, mencionados acima: