Questões de Concurso Sobre luta antimanicomial em psicologia

Foram encontradas 279 questões

Q3295993 Psicologia
Na abordagem da Psiquiatria Clássica e na abordagem Psicológica, está implícita a questão dos padrões de normalidade. Embora as duas teorias se diferenciem quanto à concepção de doença mental e suas causas, ambas trazem um critério do que consideram normal. Em oposição a essas abordagens tradicionais da doença mental, surgiram teorias críticas. Sobre a discussão normal x patológico, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3267345 Psicologia
A reforma psiquiátrica brasileira possibilitou a normatização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), dando origem aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) enquanto dispositivos estratégicos.
Com relação aos CAPS é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: EBSERH Prova: FGV - 2025 - EBSERH - Grupo Psicologia |
Q3254299 Psicologia
Nise da Silveira foi uma psiquiatra que revolucionou o tratamento da doença mental no Brasil com uma abordagem que valorizava a expressão das emoções, a atividade artística e o contato com animais.

O trabalho de Nise da Silveira teve como inspiração
Alternativas
Q3252919 Psicologia
Uma inovação importante no sistema de saúde brasileiro foi e tem sido o desenvolvimento, a adaptação e a rápida ampliação de uma abordagem comunitária para a prestação de cuidados de saúde primários (PINTO; GIOVANELLA, 2018). Em relação à Saúde da Família, esta se encontra ligada à Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), uma vertente do Sistema Único de Saúde (SUS), atrelada à Rede de Atenção à Saúde, que estabeleceu, entre outras ações, a Estratégia de Saúde da Família (ESF). Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) Nas décadas de 1980 e 1990, uma série de experiências de desinstitucionalização mostraram-se prejudiciais para a consolidação de estratégias de assistência a problemas de saúde mental. Uma delas foi a criação de serviços para substituir hospitais psiquiátricos.
(__) Em 1987, trabalhadores de saúde mental, assim como outros integrantes de movimentos sociais, articularam o Movimento Antimanicomial. Propuseram um programa que incluiu a extinção de todos os hospitais psiquiátricos, criando serviços substitutivos de atendimento ao paciente psiquiátrico (HIRDES, 2009).
(__) A partir de 1992, o Ministério da Saúde autorizou e financiou a construção de Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) dentro do SUS, que seguem o modelo de atenção psiquiátrica proposto na Itália, sendo adaptado no Brasil, instituídos juntamente com os Núcleos de Assistência Psicossocial (NAPS).
(__) A primeira vez que se ouviu falar dos Centros de Atenção Psicossocial − CAPS foi no ano de 1987, após a reforma psiquiátrica ocorrida na década de 70. O 1º CAPS foi inaugurado em São Paulo, para organizar a rede municipal de atenção a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes.

A sequência está correta em:
Alternativas
Q3247979 Psicologia
A reforma psiquiátrica no Brasil propõe a substituição do modelo asilar por práticas territorializadas. Qual papel o psicólogo desempenha nesse contexto, segundo as políticas públicas de saúde mental?
Alternativas
Q3221168 Psicologia

Leia as afirmativas sobre a Reforma Psiquiátrica e os serviços de saúde mental e marque V para verdadeiro e F para falso:


( ) A Reforma Psiquiátrica tem como princípio a substituição progressiva dos hospitais psiquiátricos por serviços comunitários de saúde mental.


( ) Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) oferecem atendimento multidisciplinar e são voltados para a reabilitação psicossocial dos usuários.


( ) A internação psiquiátrica deve ser a primeira escolha no tratamento de transtornos mentais graves, garantindo controle imediato dos sintomas.


( ) A atenção psicossocial enfatiza a reinserção social do usuário, respeitando sua autonomia e participação ativa no tratamento.


A sequência correta é: 

Alternativas
Q3197167 Psicologia
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que contenha os termos corretos para o preenchimento das lacunas: “O início do processo de Reforma Psiquiátrica no Brasil é contemporâneo da eclosão do “___________”, nos anos _____, em favor da mudança dos modelos de atenção e gestão nas práticas de saúde”.
Alternativas
Q3177413 Psicologia
Em relação aos aspectos centrais sobre a Reforma Psiquiátrica, como proposto por Amarante e Antunes (2018), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3201716 Psicologia
Sobre a Lei Federal n.º 10.216/2001 (Lei da Reforma Psiquiátrica), é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3174448 Psicologia
Com respeito à saúde mental no contexto brasileiro e em concordância com as contribuições de David e Bertele (2022) na obra “Saúde Mental coletiva e o cotidiano do trabalho”, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3174430 Psicologia
Considerando as contribuições de Amarante e Nunes (2018) no artigo “A Reforma Psiquiátrica no SUS e a luta por uma sociedade sem manicômio”, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os preceitos da Reforma Psiquiátrica contemplam promover transformações no imaginário social e nas práticas discursivas sobre loucura, diversidade e diferença.
( ) O processo da Reforma Psiquiátrica se reduz à formulação ou reformulação de serviços e tecnologias de cuidado, não incluindo uma gama ampla de iniciativas ou produções, tais como estratégias e dispositivos políticos, sociais e culturais.
( ) Na década de 1970 e parte de 1980, o movimento da Reforma Psiquiátrica desenvolveu o pensamento crítico à institucionalização da loucura. Os conceitos de institucionalismo, poder institucionalizante e instituição total predominavam nos discursos de então.
( ) No marco da Reforma Psiquiátrica, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) cumprem a função inédita de oferecer cuidado intensivo a usuários com quadro psiquiátrico grave sem lançar mão da hospitalização ou do frágil modelo ambulatorial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3144447 Psicologia
Conforme a Portaria nº 3.588/2017, são moradias inseridas na comunidade destinadas a cuidar dos portadores de transtornos mentais crônicos com necessidade de cuidados de longa permanência, prioritariamente egressos de internações psiquiátricas e de hospitais de custódia, que não possuam suporte financeiro, social e/ou laços familiares que permitam outra forma de reinserção. O trecho refere-se aos(às):
Alternativas
Q3144440 Psicologia
No Brasil, de acordo com Amarante e Nunes, as políticas de saúde mental e de atenção psicossocial se aproximaram do movimento da reforma sanitária e do processo de redemocratização vivenciados no país. De acordo com os autores, no artigo “A reforma psiquiátrica no SUS e a luta por uma sociedade sem manicômios” (2018), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3123121 Psicologia
A reforma psiquiátrica no Brasil trouxe no seu arcabouço uma ruptura com o modelo hospitalocêntrico para o tratamento de portadores de transtorno mental, que durante anos foram estigmatizados e excluídos do convívio social, e muitas vezes internados em hospitais psiquiátricos como incapazes.

Analise os programas a seguir, desenvolvidos a partir da reforma psiquiátrica.

I. Programa de Volta para a Casa
II. Programa de Plantão Psicológico
III. Serviços de Residência Terapêutica
IV. Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

São programas e serviços que foram desenvolvidos como estratégias no campo da saúde mental e atenção psicossocial com foco na desinstitucionalização e reinserção social, a partir da reforma psiquiátrica:
Alternativas
Q3106253 Psicologia
A Reforma Psiquiátrica no Brasil propõe uma mudança significativa na assistência aos portadores de sofrimento psíquico. Sobre o papel da família no contexto dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3104880 Psicologia
Os desafios contemporâneos relacionados à psicologia envolvem questões como os direitos humanos, as teorias de gênero, a violência contra a mulher e as diferentes formas de assédio e discriminação. A esse respeito, julgue o item subsequente. 
No âmbito dos desafios contemporâneos da psicologia, a luta antimanicomial é um dos grandes avanços, por tratar a saúde mental conforme os preceitos dos direitos humanos, garantindo-se o respeito à vida, à liberdade, à igualdade e à segurança.
Alternativas
Q3090788 Psicologia
No documento Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) , o CFP destaca “[...] que entre 2001 e 2016 ocorreram avanços institucionais na Reforma Psiquiátrica, valorização das políticas sociais e de distribuição de renda. [Que,] apesar dos desmontes que a saúde pública enfrenta, a desinstitucionalização de pessoas que apresentam sofrimento psíquico é uma tarefa que o SUS tem se empenhado, direcionando forças para implementar, por meio da Raps, juntamente com os Programas de Volta para a Casa (PVCs), Serviço Residencial Terapêutico (SRT), concretizando diretrizes voltadas para a superação do modelo de atenção hospitalocêntrico”. 

(Fonte: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (BRASIL). Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) no CAPS. Ed. rev. Brasília: Centro de Atenção Psicossocial; Conselho Federal de Psicologia; Conselhos Regionais de Psicologia; Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas, 2O22.

Escolha a alternativa CORRETA que melhor traduz a orientação do CFP para o trabalho de Psicólogas (os) no CAPS:
Alternativas
Q3089503 Psicologia
A partir da Reforma Psiquiátrica [...] inaugura-se um corajoso e potente modo de conceber a loucura e o seu cuidado, assim como se coloca em discussão a relação entre trabalhador de saúde e usuário.” (Ferreira e Silva, 2017)
Segundo o texto em destaque, É CORRETO afirmar que a relação entre trabalhador de saúde e usuário, no âmbito da saúde mental, será pautada por: 
Alternativas
Q3075535 Psicologia
A reforma psiquiátrica no Brasil visa: 
Alternativas
Q3055825 Psicologia
A Psicologia teve papel importante na Reforma Psiquiátrica brasileira e na luta antimanicomial, defendendo políticas públicas intersetoriais que valorizassem o cuidado humanizado e em liberdade.
Com relação à Reforma Psiquiátrica, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: D
5: C
6: B
7: D
8: D
9: D
10: A
11: B
12: B
13: C
14: A
15: A
16: C
17: E
18: C
19: B
20: B