A Psicologia teve papel importante na Reforma Psiquiátrica ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3055825 Psicologia
A Psicologia teve papel importante na Reforma Psiquiátrica brasileira e na luta antimanicomial, defendendo políticas públicas intersetoriais que valorizassem o cuidado humanizado e em liberdade.
Com relação à Reforma Psiquiátrica, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta correta: B

O movimento visava, acima de tudo, transformar a maneira como a sociedade compreende e trata a loucura, deslocando a concepção de que os indivíduos com transtornos mentais deveriam ser excluídos ou institucionalizados em manicômios. A reforma procurava criar novos espaços sociais e novas formas de convivência, ressignificando o lugar da loucura na cultura brasileira, defendendo a inclusão e a dignidade das pessoas com sofrimento mental.

A: Embora a reforma tenha envolvido mudanças nos serviços e tecnologias de cuidado, ela foi muito mais abrangente, envolvendo a mudança de concepções culturais e sociais sobre a loucura. O foco não foi apenas a reforma dos serviços, mas também a reestruturação da sociedade em relação ao cuidado e à inclusão dos indivíduos com transtornos mentais.

C: Na verdade, o número de leitos psiquiátricos foi reduzido com a reforma, que visava fechar os manicômios e promover a substituição do modelo hospitalocêntrico por alternativas comunitárias e mais humanizadas.

D: A arte e a cultura, embora usadas como recursos terapêuticos importantes, não tinham uma função exclusiva de auxiliar a clínica. Elas faziam parte de um processo mais amplo de humanização e reintegração social, ajudando a resgatar a cidadania e a dignidade dos pacientes.

E: O movimento da Reforma Psiquiátrica e a luta antimanicomial começaram de forma mais intensa nos anos 1980, com a crescente mobilização de profissionais de saúde, movimentos sociais e famílias, muito antes da década de 1990.

Fonte: Chat GPT.

Muitas pessoas marcaram a alternativa E

"E. Incorreta. O movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil surgiu nos anos 1970 e 1980, alinhado ao contexto de redemocratização do país e aos debates sobre os direitos humanos, mas não exclusivamente ligado à violência psiquiátrica."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo