Questões de Concurso
Sobre políticas públicas no sus em psicologia
Foram encontradas 789 questões
(__)A universalidade do SUS assegura o acesso aos serviços de saúde apenas para grupos vulneráveis economicamente.
(__)A integralidade no SUS considera o indivíduo em sua totalidade, combinando ações de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento.
(__)A descentralização do SUS promove a centralização de serviços em grandes centros urbanos, garantindo eficiência administrativa.
(__)A equidade no SUS busca diminuir desigualdades, oferecendo tratamento diferenciado conforme as necessidades específicas de cada indivíduo.
A sequência está correta em:
I.A NOB-SUS/96 promoveu a descentralização das ações de saúde, atribuindo maior autonomia aos municípios na gestão dos serviços.
II.A norma fortaleceu a participação social, garantindo que a comunidade influencie as políticas e decisões relacionadas à saúde pública.
III.A universalidade e a integralidade no SUS, conforme a NOB-SUS/96, são aplicadas exclusivamente aos municípios de grande porte, com maior capacidade administrativa.
Está correto o que se afirma em:
I.As visitas domiciliares são realizadas exclusivamente para monitoramento clínico, sem foco em estratégias de inclusão social ou fortalecimento de vínculos.
II.No CRAS, os psicólogos utilizam as visitas domiciliares apenas para avaliar condições econômicas, sem planejar intervenções voltadas à autonomia das famílias.
III.As visitas domiciliares permitem intervenções contextualizadas que consideram o ambiente do indivíduo e fortalecem as relações de confiança entre o psicólogo, o paciente e sua família.
Está correto o que se afirma em:
I.O princípio de universalização assegura que todas as pessoas tenham acesso aos serviços de saúde, independentemente de suas características sociais ou pessoais.
II.O princípio de equidade sugere que todas as pessoas devem ser tratadas exatamente da mesma forma, sem considerar suas necessidades específicas.
III.O princípio de universalização garante acesso exclusivo aos serviços de saúde para grupos específicos da população.
Está correto o que se afirma em:
(__)A NOB elimina a responsabilidade da família, da comunidade e dos próprios indivíduos na promoção da saúde.
(__)A NOB transfere todas as responsabilidades pela saúde pública exclusivamente para o governo federal, retirando a função dos municípios.
(__)A NOB desconsidera a importância da cooperação técnica e financeira dos poderes públicos estadual e federal.
(__)A NOB visa promover e consolidar o pleno exercício da função de gestor da atenção à saúde pelos municípios e pelo Distrito Federal.
A sequência está correta em:
( ) As precárias condições e sobrecarga de trabalho desencadeiam uma diminuição na qualidade do serviço oferecido e recebido.
( ) É observada a necessidade da educação e atualizações constantes nos serviços de saúde. Além disso, a crítica e a reflexão sobre o trabalho desempenhado devem ser estimuladas nos profissionais da saúde.
( ) A gestão centralizada, verticalizada e hierarquizada associada à falta de comunicação se configura como um empecilho a ser avaliado.
( ) A demanda existente em termos de cuidados técnicos e de maquinaria necessária para os cuidados do paciente facilitam a realização do seu cuidado humanizado, pois aproximam os profissionais de seus aspectos subjetivos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. A deficiência é o resultado da interação dos atributos das pessoas, de um lado, e das barreiras ambientais e atitudinais, do outro, que podem impedir a participação plena da pessoa com deficiência na sociedade.
II. As deficiências podem ser parte ou expressão de uma condição de saúde e, portanto, indicam necessariamente ao menos a presença de uma doença ou que o indivíduo passa a ser considerado doente.
III. Para implantação e execução da rede de cuidados à pessoa com deficiência, é necessário considerar os aspectos históricos, políticos e ideológicos que influenciam sua implementação.
Quais estão corretas?
Assegurar políticas públicas para redução da oferta de drogas, por meio de atuação coordenada, cooperativa e colaborativa dos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública — Susp e de outros órgãos responsáveis pela persecução criminal nos entes federativos, incluída a realização de ações repressivas e processos criminais contra os responsáveis pela produção e pelo tráfico de substâncias proscritas, de acordo com o previsto na legislação.
De acordo com o trecho, a redução da oferta de drogas deve ser realizada por meio de:
(__)A Conferência de Saúde é realizada a cada quatro anos, reunindo representantes de vários segmentos sociais para avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a política de saúde.
(__)A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências deve ser superior à dos demais segmentos sociais, garantindo um maior poder de decisão para os usuários na formulação das políticas de saúde.
(__)Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) devem ser alocados para despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, investimentos previstos em lei orçamentária e cobertura das ações de saúde implementadas pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Considerando o exposto, assinale a alternativas CORRETA.
Fonte: Caderno de Textos HUMANIZASUS - Cartilhas da Política Nacional de Humanização. DOCUMENTO BASE PARAGESTORES E TRABALHADORES DO SUS - Ministério da Saúde, Governo do Brasil, 2004. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/humanizasus> . (pg. 55-58)
Analise os itens a seguir.
I. Técnicas de dinâmica de grupo – com situações vivenciais nas quais possam ser trabalhados comportamentos não assertivos com foco na resolutividade dos problemas.
II. Análise pelo grupo das normas e atribuições no trabalho, identificando dificuldades nos processos de comunicação, dentre outros, com construção conjunta de propostas de melhoria.
III. Desenvolvimento de relações interpessoais, trabalho em equipe, administração de conflitos e negociação, com foco na mudança de cultura e melhoria do atendimento.
IV. Discussão de causas de absenteísmo e seu impacto no desenvolvimento do trabalho com foco na conscientização e sensibilidade para com os clientes internos e externos.
Devem ser contemplados nesse Programa de Treinamento os titens
Nessa perspectiva, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) É atribuição comum a todos os profissionais das equipes de Saúde da Família realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo.
( ) O eixo estratégico da Política de Atenção Básica do Ministério da Saúde está na saúde mental, e tem como base a identificação e tratamento dos transtornos mentais, implicando, dentre outros fatores, o fim das internações hospitalares.
( ) Na Estratégia da Saúde da Família – ESF, o psicólogo deve atuar desde o acompanhamento de indivíduos e famílias, nas visitas domiciliares compartilhadas, em atendimentos individuais ou de grupo, bem como no trabalho em equipe multidisciplinar.
( ) Cabe ao psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF fazer o seu trabalho e o registro de atendimentos e acompanhamentos em prontuários específicos, de forma isolada, sem a discussão de casos nas reuniões de equipes multidisciplinares.
Assinale a sequência correta.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, criado no Brasil pela Constituição Federal de 1988. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__) A Secretaria Estadual de Saúde formula e implementa autonomamente o Plano Nacional de Saúde;
(__) A função do Ministério da Saúde é exclusiva de fiscalização e monitoramento, sem envolvimento em articulação com outras entidades;
(__) O Ministério da Saúde atua no âmbito da Comissão Intergestores Tripartite para pactuar o Plano Nacional de Saúde;
(__) Integram a estrutura do Ministério da Saúde entidades como Fiocruz, Funasa, Anvisa, ANS, Hemobrás, Inca, Into e oito hospitais federais.
A sequência está correta em: