Questões de Concurso
Sobre processo saúde-doença em psicologia
Foram encontradas 687 questões
I) O apoio social mitiga o estresse de forma direta ajudando o indivíduo a lidar com ele de modo mais eficaz, conforme a hipótese de proteção.
II) O Alameda County Study foi o primeiro a estabelecer uma conexão forte entre apoio social e uma vida longa. Num período de nove anos, homens e mulheres com menos laços sociais apresentaram 2 a 4 vezes mais probabilidade de morrer em comparação com aqueles que não eram socialmente isolados.
III) Embora havendo apoio social, as pessoas podem não o perceber como algo benéfico, pois pode ser que naquele momento a pessoa não deseje ajuda.
IV) O apoio social pode não ajudar quando o tipo de apoio oferecido não for o efetivamente necessário naquele momento, por exemplo, a pessoa necessita de apoio social instrumental e está sendo oferecido apoio social emocional.
V) A hipótese do efeito direto é a teoria segundo a qual o apoio social produz efeitos benéficos durante momentos estressantes e não estressantes, aumentando as respostas físicas do corpo a situações difíceis.
Um psicólogo está realizando uma consulta com um paciente que tem se mostrado preocupado após uma possível exposição ao HIV. Durante a conversa, o paciente menciona que teve uma relação sexual desprotegida e está com medo de ter contraído o vírus. O psicólogo começa a orientar o paciente sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), um tratamento que pode ser feito nesse tipo de situação para reduzir o risco de infecção pelo HIV.
O tratamento consiste no uso de antirretrovirais que devem ser iniciados até setenta e duas horas após o episódio (relação sexual) que eventualmente resultou na exposição ao vírus e os medicamentos devem ser tomados por
Fonte: ALMEIDA FILHO, N. de; ROUQUAYROL, M. Z. Modelos de saúde e doença. In: ______. Introdução à epidemiologia. 4. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Guanabara.
Sobre tais modelos, é CORRETO afirmar que:
I - O motivo pelo qual um problema psicológico começa geralmente corresponde à razão pela qual o problema se mantém. Logo, é interessante saber como e por que o problema começou, sendo tal informação relevante para o tratamento no caso da TCC.
II – Consequentemente, conhecer os fatores de início fornecerá informações necessárias e suficientes para o tratamento.
(__)A Psicossomática busca integrar conhecimentos de diferentes profissionais para somar conhecimento e saberes na área da saúde;
(__)A abordagem psicossomática é multidisciplinar e visa promover a manutenção e recuperação da saúde;
(__)A Psicossomática é considerada uma especialidade médica, separada de outras disciplinas.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
A doença de Alzheimer (DA) é a patologia neurodegenerativa mais frequente associada à idade, cujas manifestações cognitivas e neuropsiquiátricas resultam em uma deficiência progressiva e uma eventual incapacitação. O transtorno depressivo pode estar presente em 50% dos pacientes com Alzheimer e essa relação tem sido um dos temas mais controversos na literatura científica há alguns anos.
Disponível em: <https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3154>. Acesso em: 28 ago. 2024.
Considerando a associação entre doença de Alzheimer, depressão e situação social do paciente, especialmente em idosos, o modelo de saúde que atende essa demanda de forma integral é o
Bariátrica e Metabólica no Brasil, há mais de 2 bilhões de pessoas que apresentam o quadro de obesidade e sobrepeso. Nesse cenário, a cirurgia bariátrica tem sido cada vez mais recomendada como alternativa viável para o tratamento da obesidade de pessoas que se enquadram em alguns pré-requisitos. Para o sucesso da cirurgia bariátrica, é necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.
Com base nessa informação, é correto afirmar que, nos casos de obesidade e procedimentos de cirurgia bariátrica, o psicólogo na equipe multidisciplinar tem o papel de
Em relação às modalidades de atenção psicológica que venham atender a essa demanda, cada vez maior, analise os valores e propósitos a seguir, importantes para uma clínica ampliada.
I. A autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários, a participação coletiva no processo de gestão e a indissociabilidade entre atenção e gestão na saúde.
II. O trabalho de psicoterapia individual ou em grupo, com uma abordagem centrada na pessoa e uma escuta qualificada e ênfase no acolhimento e no cuidado com a subjetividade desses sujeitos.
III. Uma clínica que possa se adequar a uma modalidade de serviço contemporâneo por sua “natureza”, sendo capaz de atender às inúmeras camadas da sociedade e suas demandas.
IV. Um atendimento que possa ser realizado em uma ou mais consulta sem duração predeterminada, objetivando atender a pessoa em um dado momento de sua necessidade ou em situações de urgência e / ou emergência.
São valores e propósitos importantes para uma clínica ampliada:
Os momentos desafiadores, como perdas, desemprego ou doenças, afetam emocionalmente o ser humano, dificultando decisões. O psicólogo, ao aconselhar, guia para clareza, ajudando a compreender e lidar eficazmente com tais desafios.
Na Idade Média, ocorreu um retorno ao pensamento mágico-religioso, com a ascensão da Igreja Católica, que associava saúde e doença a punições divinas por pecados. A cura envolvia penitências e exorcismos. Indivíduos discordantes sofriam perseguição. A proliferação de doenças, como a Peste Negra, marcou esse período.
Sobre essa situação, é correto apontar que: