Questões de Concurso
Sobre processo saúde-doença em psicologia
Foram encontradas 691 questões
Em relação às modalidades de atenção psicológica que venham atender a essa demanda, cada vez maior, analise os valores e propósitos a seguir, importantes para uma clínica ampliada.
I. A autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários, a participação coletiva no processo de gestão e a indissociabilidade entre atenção e gestão na saúde.
II. O trabalho de psicoterapia individual ou em grupo, com uma abordagem centrada na pessoa e uma escuta qualificada e ênfase no acolhimento e no cuidado com a subjetividade desses sujeitos.
III. Uma clínica que possa se adequar a uma modalidade de serviço contemporâneo por sua “natureza”, sendo capaz de atender às inúmeras camadas da sociedade e suas demandas.
IV. Um atendimento que possa ser realizado em uma ou mais consulta sem duração predeterminada, objetivando atender a pessoa em um dado momento de sua necessidade ou em situações de urgência e / ou emergência.
São valores e propósitos importantes para uma clínica ampliada:
Os momentos desafiadores, como perdas, desemprego ou doenças, afetam emocionalmente o ser humano, dificultando decisões. O psicólogo, ao aconselhar, guia para clareza, ajudando a compreender e lidar eficazmente com tais desafios.
Na Idade Média, ocorreu um retorno ao pensamento mágico-religioso, com a ascensão da Igreja Católica, que associava saúde e doença a punições divinas por pecados. A cura envolvia penitências e exorcismos. Indivíduos discordantes sofriam perseguição. A proliferação de doenças, como a Peste Negra, marcou esse período.
Sobre essa situação, é correto apontar que:
Avalie se a construção do Projeto Terapêutico Singular de João pode envolver:
I. A equipe interdisciplinar do CAPS. II. A equipe multidisciplinar do CAPSi. III. O próprio usuário. IV. A família do usuário.
Estão corretos os itens:
O país passa, no momento, por um aumento alarmante do diagnóstico de microcefalia, que pode estar associado com a ação do vírus Zika. Sobre a microcefalia é correto afirmar, EXCETO:
Em geral, uma cirurgia implica grande impacto sobre o bem-estar físico, social e emocional do paciente, com aumento dos níveis de ansiedade e stress e pelo distanciamento, mesmo que temporário, da rede de apoio social e familiar. Sobre o atendimento psicológico em clínica cirúrgica, é correto afirmar que, EXCETO:
Considere o seguinte estudo de caso sobre bioética na prática clínica:
Um paciente foi diagnosticado com uma condição médica que requer tratamento medicamentoso. Durante a consulta, ele expressou sua recusa em seguir o tratamento prescrito, alegando sua autonomia para decidir sobre sua própria saúde. O profissional de saúde, no entanto, reafirmou a importância do tratamento para a saúde do paciente e assumiu a responsabilidade de garantir o melhor cuidado possível.
Com base nos princípios bioéticos, deve ser a abordagem para o profissional de saúde lidar da melhor maneira com a recusa do paciente em seguir o tratamento prescrito?
Julgue o item a seguir.
Independentemente do lugar em que esteja atuando, o
psicólogo poderá se deparar com questões do processo
saúde-doença relacionadas ao trabalho. É importante
considerar a história de vida e de trabalho da pessoa, pois
isso ajuda a explicar como ela se relaciona com o
trabalho e com situações que podem causar sofrimento
para alguns, mas não para outros. Em um processo de
investigação diagnóstica, ao levantar aspectos da
organização do trabalho, o profissional de psicologia deve
tomar certos cuidados, já que a ênfase excessiva na
psicopatologia pode obscurecer o contexto da relação
entre o trabalhador e o trabalho.
Julgue o item a seguir.
Na atenção primária, o atendimento à queixa de depressão tem como base um conjunto de políticas que visa construir um modelo de atenção ao atendimento integral do usuário. Pensando nesse sentido, os aspectos socioculturais do adoecimento ganham impulso, e os cuidados em saúde retomam visões contextuais e institucionais, permitindo que a dimensão psicossocial possa ser reconhecida na construção dos processos de saúde e doença. Ainda nessa linha de pensamento, os processos de intervenção dos profissionais da psicologia exigem atuação em concepção ampliada, interagindo com vários campos do conhecimento no desenvolvimento do projeto terapêutico.