Questões de Concurso Comentadas sobre processo saúde-doença em psicologia

Foram encontradas 671 questões

Q3220068 Psicologia
Ao longo da História, o homem tem buscado compreender os processos e fatores determinantes do adoecimento e da morte. Conforme proposta de ordenamento feita por Almeida Filho e Rouquayrol (2006), existem cinco principais modelos conceituais de saúde, que propõem explicar o surgimento e a transmissão das doenças nas populações humanas.
Fonte: ALMEIDA FILHO, N. de; ROUQUAYROL, M. Z. Modelos de saúde e doença. In: ______. Introdução à epidemiologia. 4. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Guanabara.
Sobre tais modelos, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3174550 Psicologia
Segundo a TCC (terapia cognitivo- comportamental), analise as asserções abaixo:

I - O motivo pelo qual um problema psicológico começa geralmente corresponde à razão pela qual o problema se mantém. Logo, é interessante saber como e por que o problema começou, sendo tal informação relevante para o tratamento no caso da TCC.

II – Consequentemente, conhecer os fatores de início fornecerá informações necessárias e suficientes para o tratamento.
Alternativas
Q3270701 Psicologia
O movimento da Psicossomática no Brasil surgiu na década de 1960, durante a "Revolução dos corpos" na Psicologia e na Medicina. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)A Psicossomática busca integrar conhecimentos de diferentes profissionais para somar conhecimento e saberes na área da saúde;
(__)A abordagem psicossomática é multidisciplinar e visa promover a manutenção e recuperação da saúde;
(__)A Psicossomática é considerada uma especialidade médica, separada de outras disciplinas.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Alternativas
Q3220631 Psicologia
Leia o texto a seguir.
A doença de Alzheimer (DA) é a patologia neurodegenerativa mais frequente associada à idade, cujas manifestações cognitivas e neuropsiquiátricas resultam em uma deficiência progressiva e uma eventual incapacitação. O transtorno depressivo pode estar presente em 50% dos pacientes com Alzheimer e essa relação tem sido um dos temas mais controversos na literatura científica há alguns anos.
Disponível em: <https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3154>. Acesso em: 28 ago. 2024.
Considerando a associação entre doença de Alzheimer, depressão e situação social do paciente, especialmente em idosos, o modelo de saúde que atende essa demanda de forma integral é o
Alternativas
Q3209541 Psicologia

Bariátrica e Metabólica no Brasil, há mais de 2 bilhões de pessoas que apresentam o quadro de obesidade e sobrepeso. Nesse cenário, a cirurgia bariátrica tem sido cada vez mais recomendada como alternativa viável para o tratamento da obesidade de pessoas que se enquadram em alguns pré-requisitos. Para o sucesso da cirurgia bariátrica, é necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.


Com base nessa informação, é correto afirmar que, nos casos de obesidade e procedimentos de cirurgia bariátrica, o psicólogo na equipe multidisciplinar tem o papel de 

Alternativas
Q3137893 Psicologia
O binômio saúde-doença é um conceito fundamental na compreensão das interações entre o indivíduo e seu ambiente. Qual das seguintes afirmações melhor representa a interação entre o binômio saúde-doença e o meio ambiente?
Alternativas
Q3123120 Psicologia
“A clínica ampliada na área da saúde propõe que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar as pessoas, não só a combater as doenças, mas transformá-las, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não as impeça de viver outras coisas na sua vida”.

Em relação às modalidades de atenção psicológica que venham atender a essa demanda, cada vez maior, analise os valores e propósitos a seguir, importantes para uma clínica ampliada.

I. A autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários, a participação coletiva no processo de gestão e a indissociabilidade entre atenção e gestão na saúde.
II. O trabalho de psicoterapia individual ou em grupo, com uma abordagem centrada na pessoa e uma escuta qualificada e ênfase no acolhimento e no cuidado com a subjetividade desses sujeitos.
III. Uma clínica que possa se adequar a uma modalidade de serviço contemporâneo por sua “natureza”, sendo capaz de atender às inúmeras camadas da sociedade e suas demandas.
IV. Um atendimento que possa ser realizado em uma ou mais consulta sem duração predeterminada, objetivando atender a pessoa em um dado momento de sua necessidade ou em situações de urgência e / ou emergência.

São valores e propósitos importantes para uma clínica ampliada:
Alternativas
Q3090843 Psicologia
A terminalidade é um fato da vida. No caso das pessoas muito idosas, a idade avançada vem acompanhada de perdas progressivas nas habilidades e capacidades e também causa uma predisposição a doenças incuráveis que degeneram a saúde, o que torna essas pessoas mais vulneráveis em relação à morte. Uma atitude que deve ser tomada para garantir a dignidade da pessoa idosa nesse momento tão delicado do final da vida é 
Alternativas
Q3041891 Psicologia
Julgue o item a seguir.

Os momentos desafiadores, como perdas, desemprego ou doenças, afetam emocionalmente o ser humano, dificultando decisões. O psicólogo, ao aconselhar, guia para clareza, ajudando a compreender e lidar eficazmente com tais desafios. 
Alternativas
Q3041875 Psicologia
Julgue o item a seguir.

Na Idade Média, ocorreu um retorno ao pensamento mágico-religioso, com a ascensão da Igreja Católica, que associava saúde e doença a punições divinas por pecados. A cura envolvia penitências e exorcismos. Indivíduos discordantes sofriam perseguição. A proliferação de doenças, como a Peste Negra, marcou esse período. 
Alternativas
Q3035196 Psicologia
O aumento da prevalência de doenças crônicas vem na esteira do aumento da expectativa de vida. Diagnosticado com uma doença grave e progressiva, o Sr. Geraldo, 85 anos, professor universitário aposentado, manifestou desejo de receber cuidados paliativos.
Sobre essa situação, é correto apontar que:
Alternativas
Q3027640 Psicologia
Diz respeito aos fluxos e contrafluxos, da menor para a maior complexidade e vice-versa, de informações, pessoas e produtos entre os serviços que compõem as redes. Tal descrição define o(a) 
Alternativas
Q3027633 Psicologia
A humanização da assistência em saúde
Alternativas
Q3027625 Psicologia
Quanto à atuação do psicólogo na saúde pública, está CORRETA a afirmativa da opção
Alternativas
Q3021052 Psicologia
As abordagens qualitativas são muito utilizadas no âmbito da investigação científica acerca da prática do psicólogo no contexto da Saúde. Sobre esta abordagem é correto afirmar:
Alternativas
Q3016871 Psicologia
A psicoterapia pode ser utilizada em diferentes momentos da vida de uma pessoa com HIV/AIDS, desde o diagnóstico até a fase avançada da doença. Qual das alternativas a seguir NÃO representa um benefício potencial da psicoterapia para portadores de HIV/AIDS?
Alternativas
Q3016870 Psicologia
O HIV/AIDS, além de ser uma doença física, também impacta significativamente a saúde mental dos indivíduos. A psicoterapia, como ferramenta de apoio e cuidado, assume um papel crucial no tratamento. NÃO se configura como um objetivo principal da psicoterapia no contexto do HIV/AIDS:
Alternativas
Q3008994 Psicologia
Os efeitos da hegemonia do modelo biomédico nos processos de trabalho em saúde 
Alternativas
Q3008965 Psicologia
João teve seu primeiro surto psicótico com 17 anos. Hoje ele tem 21 anos e continua tendo acompanhamento para sua condição psiquiátrica.
Avalie se a construção do Projeto Terapêutico Singular de João pode envolver:

I. A equipe interdisciplinar do CAPS. II. A equipe multidisciplinar do CAPSi. III. O próprio usuário. IV. A família do usuário.

Estão corretos os itens:
Alternativas
Q2643116 Psicologia
Dentre os diversos modelos conceituais explicativos do processo saúde doença, cinco são considerados os principais. Um desses modelos baseia-se no modelo de História Natural da Doença (proposto por Leavell e Clark em 1976*). Esse modelo prevê que “os estímulos patológicos do meio ambiente desencadeiam uma resposta do corpo, e esta terá como desenlace a cura ou defeito ou invalidez ou morte.” Selecione a seguir qual destes modelos se enquadra na definição indicada acima (Leavell; Clarck, 1976 apud Almeida Filho; Rouquayrol, 2006). Fonte: ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M. Z. Modelos de saúde e doença. In: ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M. Z. Introdução à epidemiologia. 4. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: D
5: A
6: B
7: D
8: B
9: C
10: C
11: D
12: B
13: B
14: D
15: B
16: D
17: B
18: E
19: D
20: E